Fala instrutores
Também acontece com vocês?
Eu sei que não acontece com todos (pelo menos não na mesma proporção), mas mesmo publicando mais cursos na Udemy, sua receita não aumenta como esperado?
Já vi várias e várias vezes esse comentário aqui nas discussões da comunidade. Então pensei que valeria a pena discutir sobre isso.
Pois bem, pensando a respeito, cheguei em algumas possÃveis causas para esse "fenômeno" (os "?" significam que estou perguntando se você concorda ou não com essa causa).
Saturação do Mercado? A Udemy é uma plataforma incrÃvel, com muitos cursos sobre os mais variados assuntos. Mas, você já pensou que, com tantas opções disponÃveis, seu curso pode estar competindo por atenção em um mercado cada vez mais saturado? Isso pode significar uma fatia menor do "bolo" para cada instrutor. Com saturação não quero dizer esgotamento, mas com um mercado mais concorrido, onde cada sacada pode espremer uma % a mais de conversão.
Atualização de Conteúdo? Os cursos que você oferece ainda são relevantes? Com o avanço rápido da tecnologia e das práticas de mercado, cursos que foram populares há um ou dois anos podem já não ser tão atraentes. Já percebi isso em alguns cursos meus. Quando lancei o curso sobre uma determinada ferramenta, ela era a mais top do momento... mas não é mais hoje.
Estratégias de Marketing? Como estão suas estratégias de promoção? Não promoções fora da Udemy, mas dentro da própria plataforma, principalmente com os anuncios educacionais e promocionais. (Eu sei que anúncio educacional não é para promover, mas quando você o usa acaba promovendo e aumentando o engajamento dos cursos sim)
Feedback dos Alunos? O feedback dos alunos é uma mina de ouro, mas que eu acabei abandonando. No inÃcio eu cuidava muito mais das avaliações, respondia a cada uma delas, positivas ou negativas. Mas por conta das várias avaliações sem noção, acabei "cansando" e deixei de lado. Mas lembro que já usei muitas avaliações para atualizar e corrigir aulas.
Nicho de Mercado? Você está oferecendo cursos em um nicho muito disputado ou muito amplo? Às vezes, focar em um nicho mais especÃfico pode ajudar a atrair um público mais direcionado e engajado. Quando comecei, tinha um curso em uma categoria com apenas outros 3 cursos, mas hoje são 436 concorrentes.
O interesse em ser um Instrutor Udemy? Quem está a mais tempo por aqui vai entender o que eu quero dizer com isso. Eu tinha um baita orgulho de ser instrutor da Udemy. Literalmente vestia a camisa (cheguei a ganhar duas camisetas). Mas com o desenrolar das "novidades" que a Udemy implantava, esse brilho foi diminuindo. Acho que isso foi o que mais impactou.
Mas diz aÃ, você já pensou sobre esses aspectos?
Percebe outras causas que podem estar influenciando a estagnação da receita na Udemy (ou melhor, na receita dos instrutores)?