Aluno-problema - uma ideia que pode dar certo

Eu utilizo tudo que é da nova tecnologia. Uber, Booking, 99, Quinto Andar, Ifood... e acredito que tudo dever ser aprimorado pelo ser humano, inclusive, colocando uma inteligência artificial.

Eu sou fã do Booking; além de fazer boas avaliações e escrever bastante (eles classificam como Mago das Palavras), eu também sugiro muitas coisas e sou muito cuidadoso (pra não dizer coerente) com o que escrevo/avalio.
Por outro lado, não se pode esperar isso de todas as pessoas. Entretanto, eu considero preocupante algumas questões que envolvem as avaliações.
Eu quero dizer que, a exemplo do Booking, quando uma pessoa avalia recorrenteente mal, o sistema coloca este hóspede como hóspede-problema e suas avaliações não são publicadas se não passarem por uma curadoria.

Até porque, imagina se uma pessoa acorda e se torna o psicopata das avaliações? Quem segura ele?

Logo, precisaria dar um ALERTA DE ALUNO-PROBLEMA, como numa instituição de ensino, os professores se reunem e alertam sobre determinado aluno. Acho justo!

Aproveito para publicar uma das incoerências das avaliações de um dos meus cursos, este GRATUITO.

Segue abaixo um email que encaminhei para o aluno que me deu uma avaliação baixa.

Olá xxxxxxxxxxxxx, tudo bem?

Vi que concluiu o curso, não é?

Vi também que, dentro dos atributos do curso você avaliou todos os itens como positivo, isto é , que você recebeu informações importantes, as explicações dos conceitos foram claras, a apresentação do instrutor foi cativante, que existem oportunidades suficientes para aplicar o que você está aprendendo, e que o curso está atendendo a suas expectativas e, por fim, apresentado por um instrutor que entende do assunto, mas a sua avaliação não condiz com isso?

Na Udemy, somos muito cobrados pela qualidade do que oferecemos e buscamos sempre satisfazer os alunos, mesmo oferecendo cursos gratuitos.

Portanto, gostaria muito que reconsiderasse a avaliação das estrelas colocada no curso (é simples, basta entrar novamente no curso a avaliação fica no topo direito, é rápido, menos de um minuto) considerando as atribuições que você mesmo inseriu acima.

De antemão, agradeço pela oportunidade do contato.

Obrigado.

Prof. Jacques Miranda, MBA, Me

Comentários

• Do jeito que está não há nenhum desincentivo pro aluno dar 1 estrela pra todos os cursos só por pirraça.

• HugoPeres
    HugoPeres Posts: 61 storyteller rank

Acredito que a funcionalidade "Denunciar" no comentário do aluno já possui essa finalidade. Agora se a Udemy está se atentando a essa estatística aí e outra coisa.

Digo isso, porque vejo aluno avaliando o curso com o objetivo único de difamar o instrutor. As vezes o curso está com 99% de acertos, mas por causa de 1% de falha já se torna candidato a avaliação de 1 estrela e com um textão de crítica focado só naquele 1%.

Como não se bastasse a Udemy vai lá e exibe a crítica do aluno na página do curso.

Na minha opinião, avaliações de 2 estrelas deveria ser analisada bem para ver se relmente são viáveis, principalmente quando as mesma provém de um aluno, digamos, "problemático".