Olá, instrutores,
Nosso Campeão de Comunidade Scott Duffy, que já ensinou mais de 1.000.000 de alunos na Udemy, compartilha dicas práticas de como usar IA para aprimorar a criação de cursos. Confira!
A Udemy oferece algumas ferramentas que usam IA para ajudar instrutores, mas a maior parte desse trabalho tem sido focada em auxiliar os alunos no aprendizado, como os recursos de Role Play e o Assistente de IA dentro dos cursos.
No entanto, acredito que a IA seja uma ferramenta tão poderosa que podemos usá-la para nos ajudar em todas as etapas do design, criação, manutenção e promoção dos cursos.
Como você tem usado a IA no seu ensino? Conte nos comentários abaixo.
Algumas observações antes de começar:
- Eu pago pelas versões Pro de muitas dessas ferramentas: ChatGPT, Google Gemini, Claude e outras. Minha experiência é com as versões pagas, não com as gratuitas. Sim, você provavelmente pode usar as versões grátis também. Não é obrigatório pagar, mas, neste momento, as ferramentas pagas produzem resultados melhores.
- A forma como você escreve o prompt impacta diretamente a qualidade dos resultados. Sempre se esforce para escrever o melhor prompt possível.
- Estou propositalmente não falando sobre usar IA para “avatares”, para escrever roteiros completos ou para text-to-speech. Não acredito que esse seja o caminho de sucesso neste momento. Os alunos preferem humanos.
- Nunca, jamais publique conteúdo gerado por IA sem ler antes. Você vai se surpreender com a frequência com que a IA erra. Sempre, sempre, sempre leia e edite tudo o que a IA produzir.
1. “Nano Banana”, criação de imagens e de slides
Eu não uso IA para criar as imagens de capa (thumbnails) dos meus cursos. Sinceramente, ainda não vi uma imagem de curso criada por IA que fosse realmente boa.
Mas eu uso IA para criar imagens e infográficos dentro dos cursos — e, para mim, isso é um divisor de águas.
Hoje mesmo, eu estava refazendo o vídeo promocional de um dos meus cursos. Tenho uma assinatura do Google AI Pro, e as ferramentas de IA estão integradas diretamente ao Google Slides. O ícone do “Nano Banana” fica sempre visível na tela. Ele cria uma imagem de banco exatamente como eu descrevo. Transforma um texto simples e sem graça em uma imagem (relativamente) mais interessante com texto. Peço para criar um infográfico para demonstrar um conceito, e ele cria. Não gostei de como eu estava centralizado em uma imagem, pedi para me mover para a esquerda da tela e, em 5 segundos, eu estava lá.
Praticamente todas as imagens desse vídeo promocional foram criadas com IA. Apenas as capturas de tela da página do curso não foram.
Eu poderia ter feito isso manualmente em cerca de 15 a 20 minutos. Fiz em 10 segundos, com um único clique.
Ele também cria slides. Você descreve o que quer, e ele gera um slide sobre o assunto. Você pode aceitar, editar ou rejeitar — mas, na maioria das vezes, o resultado é bem bom.
Os tempos de procurar fotos em bancos de imagens acabaram. Os tempos de editar imagens no Photoshop para conseguir exatamente o que você quer também acabaram. Agora, todos nós podemos tornar nossos cursos mais interessantes com imagens personalizadas.
2. Mais Role Plays e Labs
Você já viu os novos recursos de Role Play ou Labs da Udemy, mas não consegue pensar em como usá-los no seu curso?
Simplesmente peça para a IA gerar 10 ou até 20 ideias, fornecendo todas as informações sobre o seu curso e sobre o que seus alunos esperam aprender. Depois, escolha uma ou duas.
Em seguida, peça à IA para criar todo o cenário, objetivos e personagens do role play. Ou o cenário e os passos das tarefas para os labs.
3. Uma página de vendas de curso melhor
O título do seu curso é o melhor possível? Ele chama atenção e atrai potenciais alunos?
Talvez já seja ótimo. Mas vale a pena passar os textos por uma IA para ver se eles podem ser melhorados.
Existe um subtítulo melhor? Os objetivos e pré-requisitos estão corretos? E a descrição? Como tudo isso pode ser aprimorado?
Vale a pena perguntar e ver o que a IA sugere. Talvez não fique bom, e você simplesmente rejeite. Mas talvez o que ela crie agrade você ainda mais. E, se agrada você, pode agradar ainda mais os alunos.
4. Acompanhar mudanças no seu tema
Muitos instrutores tem o luxo de criar seus cursos e nunca mais precisar mexer no conteúdo. Invejo vocês. Trabalhar em uma área que não muda todo ano deve ser muito relaxante — ou dar bastante tempo livre para hobbies. Talvez você até seja um excelente jogador de golfe.
Mas, como instrutor de tecnologia, eu lido com mudanças o tempo todo. Meu desempenho no golfe nunca será bom.
É como Sísifo empurrando a pedra montanha acima. Justo quando acho que meu curso está atualizado, algo muda e exige a edição de um vídeo.
Mas Sísifo não tinha IA. Se você ensina tecnologia ou outra área em constante mudança, uma opção é usar IA para analisar o conteúdo do seu curso (por exemplo, as transcrições) e destacar o que pode estar desatualizado. Você não precisa fazer isso diariamente nem semanalmente. Se for estratégico, uma vez por mês já é suficiente para a IA revisar todas as transcrições e compará-las com as últimas notícias ou documentações sobre o tema.
Tenho mais de 1.000 vídeos ativos nos meus cursos. Acompanhar tudo isso apenas com o cérebro humano seria impossível.
Se isso parece muito trabalho ou algo fácil de esquecer, existem os chamados AI Agents, e você pode até fazer um curso na Udemy para configurar tudo isso de forma automática.
5. Quizzes e testes práticos
A Udemy já está avançando nessa direção com as avaliações. Mas por que deixar toda a diversão só com ela?
Se você acha que poderia incluir algumas perguntas de quiz ao final de uma seção, por que não pedir para a IA criá-las?
Basta fornecer as transcrições das aulas daquela seção e pedir que ela gere perguntas para testar a memorização dos alunos — ou qualquer outro objetivo que você tenha.
6. Sugestões para melhorar roteiros
Digamos que você já tenha feito uma primeira versão do roteiro da aula que vai ensinar. Ou, se você ensina sem roteiro, como eu, já gravou a primeira versão da aula. Mas o resultado não agradou totalmente.
Você pode enviar esse roteiro para uma IA e pedir feedback e sugestões. Como está o tom? Houve algum erro no que você disse? Faltou mencionar algo essencial para o aluno antes de executar determinada ação? Isso depende do tema, claro, mas a IA pode atuar como uma revisora de roteiro. Ela aponta pequenos erros ou formas de melhorar — e geralmente faz isso de maneira gentil.
Recentemente, pedi ao Google Gemini Pro 3 feedback sobre um vídeo de um dos meus cursos. O prompt foi bem específico sobre o tipo de retorno que eu queria. Ele me disse, por exemplo, quando deixei um slide tempo demais na tela, quando um infográfico estava denso e difícil de acompanhar, e até quando algo que eu falava não batia com o que aparecia no slide. E isso é só parte do que pedi para ele analisar.
A IA pode nos tornar professores melhores.
Muita gente pode discordar disso, e algumas pessoas têm objeções profundas ao uso de IA. E tudo bem. Recentemente, escrevi um post sobre como a IA definitivamente está nos deixando intelectualmente mais preguiçosos — então nem tudo são flores.
Mas estamos no negócio de criar conteúdo educacional útil para as pessoas. Se a IA pode reduzir minutos na criação de imagens (multiplique isso por 20 imagens em um dia), ajudar a criar conteúdos mais eficazes, melhorar a clareza das páginas de venda, avisar quando um curso precisa de atualização ou apontar formas de melhorar nossa didática… dizer não a isso parece ruim para o aluno e ruim para nós.
Conte nos comentários como você tem usado a IA para ajudar no seu trabalho como instrutor online.
Aviso importante sobre IA: Este artigo foi escrito inteiramente por mim, um ser humano. Depois, eu o colei no Google Gemini e pedi feedback específico sobre o que poderia ser melhorado. Ele sugeriu mudanças de tom em três pontos — e eu as fiz.
PS: Você pode acessar o post original em inglês aqui.