Olá, comunidade,
Hoje estamos animados em compartilhar um post do nosso instrutor e Campeão de Comunidade Kyle Pew, que já educou mais de 2 milhões de alunos na Udemy. Ao longo de quase uma década ensinando online, Kyle experimentou inúmeras ferramentas, configurações e técnicas para tornar seus cursos mais polidos e envolventes.
Mas, em seu post mais recente, ele reflete sobre o único elemento que, de forma consistente, fez a maior diferença em seu ensino — algo que nenhuma atualização de equipamento ou ferramenta de IA jamais poderá substituir.
Suas reflexões são um poderoso lembrete do que realmente importa ao criar uma experiência de aprendizagem eficaz: a conexão entre instrutor e aluno.
Confira abaixo o que Kyle tem a compartilhar:
Publiquei meu primeiro curso na Udemy em 2015 e, desde então, mudei praticamente tudo no meu processo. Atualizei câmeras, microfones e iluminação. Experimentei diferentes configurações de gravação, alternei entre ferramentas de software (atualmente uso o OBS), testei vídeos com e sem aparecer falando para a câmera, criei aberturas elaboradas e legendas gráficas, e até debati se sou mais eficaz sentado ou em pé. Todos esses ajustes tiveram como objetivo criar um curso melhor — algo mais polido e mais agradável para os alunos.
Mas, depois de dez anos de iteração, aprendi que nenhuma dessas melhorias importa tanto quanto uma coisa — algo totalmente sob meu controle e que a IA nunca será capaz de substituir.
Eu.
Bem, não exatamente eu como pessoa, mas a experiência, a expertise e a paixão que desenvolvi ao longo de anos ensinando tanto presencialmente quanto online. Percebi que nenhuma câmera, microfone ou técnica de edição impacta a experiência do aluno tanto quanto focar no ser humano do outro lado da tela — suas frustrações, suas perguntas, sua necessidade de clareza. Quando ensino pensando no aluno, antecipo seus obstáculos e o conduzo por temas complexos passo a passo, o curso melhora muito mais do que qualquer equipamento jamais poderia proporcionar.
Para mim, o foco no aluno é fundamental. Desde o momento em que começo a criar um curso — a partir do esboço — o aluno está presente durante todo o processo. Ele molda o contexto, a estrutura e o fluxo do conteúdo do curso. Mesmo depois que o esboço está pronto e a câmera começa a gravar, muitas vezes descubro lacunas ou oportunidades de melhorar o ritmo porque estou constantemente pensando na perspectiva do aluno. Um curso deve parecer natural para o instrutor, mas às vezes meu próprio entendimento do tema atrapalha. Preciso dar um passo atrás e perguntar: esse conceito se sustenta sozinho? Ele se desenvolve naturalmente a partir da aula anterior? Ou precisa de uma aula adicional para trazer clareza? O aluno está sempre no centro dos meus pensamentos.
Também me pego antecipando as perguntas que um aluno pode fazer e buscando formas de respondê-las dentro da própria aula. Essa atenção às necessidades do aluno — seus pontos de confusão, seus momentos de “aha”, sua necessidade de contexto do mundo real — é o que, no fim das contas, conduz o fluxo do curso e cria uma experiência de aprendizagem verdadeiramente eficaz.
Eu poderia continuar divagando, mas encerro com o seguinte: criar e manter um curso online envolve muitas partes em movimento, e novas distrações surgem todos os dias — IA, preocupações com receita, atualizações de equipamentos, opiniões de outras pessoas. Mas, no final das contas, tudo se resume ao aluno e à conexão que nós, como instrutores, temos a oportunidade de construir. Uma coisa que realmente sinto falta do ensino presencial é ver a expressão no rosto do aluno — aqueles sinais que me dizem quando desacelerar, mudar de abordagem ou pausar para fazer perguntas. Os cursos online não nos dão esse luxo, então precisamos pensar de forma ainda mais intencional sobre a experiência do aluno.
É muito mais fácil falar do que fazer, mas, à medida que deixo de lado o que está fora do meu controle, consigo focar totalmente no aluno e entregar mais do que o esperado. E não é só o aluno que se beneficia — eu também me beneficio.