Por que fui descontado em 30% de IR das vendas feitas nos EUA se já pago meu IR aqui no Brasil?

Hoje apareceu, pela primeira vez, a porcentagem e o montante do desconto de IR que será debitado do meu próximo recebimento da Udemy.

Preenchi o tal formulário e o mesmo foi aprovado.

Então pergunto ao moderador deste fórum e aos colegas que possam me esclarecer: por que estou sendo descontado se já pago imposto sobre meus rendimentos da Udemy?

Muito grato a todos,

Luciano Alves

Comentários

• Você deve ser descontado de cursos comprados lá apenas.

Teoricamente, não se pagaria ISSQN/PIS e Confins no Brasil, por ser serviços prestados a uma empresa estrangeira. Digo teoricamente porque é uma discussão sem fim. Na minha cidade a prefeitura está me acionando administrativamente para pagar ISSQN retroativo. Ou eu pago ou apelo judicialmente.

• Olá @LucianoAlves

Declare no carnê-leão e na declaração de ajuste anual que houve essa retenção e o Brasil não te cobrará o IR local. O problema é que o diferencial de alíquota ficará por sua conta, ou seja, como a alíquota máxima no Brasil é 27,5%, os 2,5% a mais que os EUA te cobraram ficam pro Tio Sam, não há como recuperar isso!

O que o @FernandoAmaral
    disse está parcialmente correto, se você estiver recebendo como PJ.

• Oi @FernandoAmaral
    ,

Você confundiu um pouco as coisas. o @LucianoAlves
    falou de Imposto de Renda e você está falando de impostos sobre vendas.

Toda exportação brasileira é incentivada em relação aos impostos sobre vendas, então, você não deveria pagar absolutamente nada de ISS (municipal) PIS/COFINS (federal). Se a prefeitura estiver te cobrando você realmente deve ir às vias administrativa/judicial.

O Imposto de Renda é devido mesmo sobre as exportações, mas ocorre o que mencionei na resposta para o Luciano, mesmo não havendo acordo entre Brasil e EUA, por reciprocidade não há bi-tributação, então o imposto pago lá, pode ser compensado com o imposto a pagar aqui!

• @NannyFaria
    Ok, Nanny, muito obrigado pela dica. Vou pesquisar.

• Tá bem... Se precisar de mais detalhes me avisa. Meu marido é contador e pode te ajudar nisso.

• Otima sugestão Nanny. Muito obrigado.

• Olá Pessoal essa tributação ocorrerá sobre 30% das vendas feitas para alunos nos Estados Unidos, não é 30% sobre o total, mas somente sobre os alunos residentes nos EUA.

Sobre Imposto de Renda, nossa contabilidade fez uma pesquisa alguns anos atrás, e nosso trabalho não é tratado como comércio exterior(com isenção de impostos), por que o destinatário final (alunos) estão em sua maioria no Brasil, na verdade o assunto não é tão simples, por isso a necessidade de procurar um contador, mas só para exemplificar um caso.

Supondo que você tenha dois cursos um em inglês e sua maioria de alunos é de fora do país, e outro em português, onde a vasta maioria é aluno no Brasil, você poderia emitir duas notas fiscais nesse caso, uma como serviço prestado para o exterior(com a isenção de alguns impostos), e outra comum, lembrando que a Nota Fiscal deve ser emitida sobre o valor faturado e não o recebido, e não é necessário CNPJ da Udemy uma vez que ela baseada fora do País, basta informar que é serviço prestado para o exterior.

Em resumo, você pode emitir a nota do valor que faturou para gerar o imposto e então pagá-lo, se o seu curso for para a grande maioria fora do país, aí tem a isenção de alguns imposto. ;)

• @Hcode
    Obrigado pela resposta. O problema é o mesmo de sempre: falta de esclarecimentos e de um melhor tratamento da Udemy com os seus supostos parceiros instrutores.

O pop-up que menciona 30% não esclarece do quê é. Da forma que está escrito sugere 30% do total, muito embora a própria quantia líquida não seja relativa a 30% do total mas a apenas 12%.

De qualquer forma, é um desconto que não estava previsto no primeiro acordo divulgado pela Udemy há quase três anos atrás. De lá para cá, muitas surpresas desagradáveis surgiram.

• GuilhermeMP
    GuilhermeMP Posts: 390 mentor rank

Poderia me esclarecer melhor sobre isso? Sei que o tópico é antigo, mas preciso de ajuda nisso