Olá a todos.
Semanas atrás um aluno terminou um dos meus cursos e dias depois me enviou uma mensagem perguntando porque eu não liberava a avaliação dele no curso. Disse a ele que isso não era minha responsabilidade e sim da plataforma. Também alertei ele que as vezes demorava alguns dias para as avaliações serem atualizadas nas páginas do curso.
Bem, hoje ele me enviou outra mensagem. Insatisfeito porque a avaliação não aparecia ele escreveu para o suporte da Udemy e hoje responderam a ele com a seguinte mensagem:
Udemy Trust & Safety (Trust & Safety)
Feb 12, 2021, 15:43 PST
Olá,
Agradecemos o seu contato. Parece que seu feedback foi retido em nosso filtro de spam.
O filtro foi projetado para garantir que as classificações e os comentários de cada curso representem as opiniões honestas de alunos genuinamente engajados.
Se ele detectar que uma avaliação é e alguma forma artificial (ou seja, de um bot, um script ou origem tendenciosa), isso impedirá que a avaliação apareça.
Eu consegui discutir seu caso com a equipe que trabalha neste algoritmo e eles me deram o aval para reverter o filtro manualmente. Ele deve estar visível nas próximas horas.
Obrigado novamente por seu contato! Estamos trabalhando duro para garantir que o filtro verifique avaliações que não são confiáveis, e feedback como o seu nos ajuda a melhorar.
Atenciosamente,
Equipe de confiança e segurança da Udemy
Impressionante essa atitude. Quando um aluno que assiste um ou duas aulas, pede o reembolso e mete o pau no curso, o comentário não é bloqueado ou removido. Eu tive um caso em que o aluno malhou meu curso cobrando coisas que não foram prometidas e mostrei isso a ele com a descrição do curso e com o vídeo de introdução. Pedi a Udemy que removesse o comentário e se negaram, dizendo que o comentário do aluno feria qualquer diretriz, mesmo sendo um comentário totalmente sem fundamento.
Esse aluno em questão, que escreveu para o suporte da Udemy, foi um dos mais participativos e interessados alunos que tive em meus cursos, me agradeceu por mensagem privada, porque tinha conseguido passar em um entrevista graças ao que aprendeu no curso. Daí o cara tem o comentário bloqueado porque foi positivo ao instrutor? É muita sacanagem.
Então fica a mensagem, se seus alunos reclamarem que as avaliações não aparecem, já sabem o que pode ser.
:smileyfrustrated:
================== Atualizando a situação ===================
O aluno pediu que eu intercedesse por ele junto a Udemy para que sua avaliação fosse liberada na página do curso. Eu então enviei um e-mail para Udemy, com um txt contendo as mensagens que o aluno me enviou reclamando da postura que tomaram sobre a avaliação. Entre essas mensagens estava a última, em que o aluno me perguntou se ir ao site Reclame Aqui ajudaria de alguma forma. Ontem, 22/02, recebi a confirmação que a avaliação foi liberada.