Boa noite!
Por favor, onde eu encontro o informe dos rendimentos pagos pela Udemy em 2021 para fazer a declaração do imposto de renda? Quem deve fornecer é a Udemy ou a Paypal?
Obrigada,
Cristina
Oi!
Pelo que sei a Udemy não emite informe de rendimentos, já que a operação é internacional, ou seja, o pagamento é feito no exterior e vc recebe pelo Paypal. Assim, ela não tem a obrigação de emitir tal documento.
Vc deve ser o responsável por gerenciar os recebimentos por meio do carnê leão, se está recebendo como pessoa física. No carnê leão vc informa que recebeu valores do exterior e ele vai calcular o imposto referente ao mês que vc fez o lançamento. Deveria estar realizando esses lançamentos mensalmente pelo que sei.
Caso receba como pessoa jurídica, não tem necessidade de declarar na declaração anual, já que o valor será declarado pelo contador nas declarações da empresa.
Olá Marcio,
Obrigada pela resposta, na verdade eu nunca declarei esses valores da Udemy, acho que estou irregular. Eu recebo como pessoa física, mas não sei o que é esse carnê leão, nem onde cosigo obtê-lo. Será que tenho que procurar um contador? Mas os valores são tão baixos que não compensa nenhum tipo de sacrifício.
O Carnê Leão é um programa da receita federal usado para declaração de rendimentos obtidos por pessoas físicas. No caso, vc deveria sim declarar seus rendimentos na Udemy pelo carnê leão para não correr o risco de cair na malha fina da receita federal em algum momento.
Os rendimentos da Udemy chegam a vc pelo Paypal, o qual é obrigado a prestar contas a receita federal, ou seja, a Paypal declara que pagou uma determinada quantia a vc todos os meses que vc recebe o pagamento da Udemy. Por isso, é importante declarar, para não parecer que vc está tentando sonegar.
Os rendimentos que vc teve em 2021 devem ser declarados por meio desse link - https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/11 - Vc precisa criar uma conta ou logar com uma conta do gov.br para ter acesso. Dai vai procurar lá pelo Carnê Leão e lançar mensalmente os seus recebimentos em reais. Dependendo o valor recebido, vc terá que emitir a guia de pagamento do IR e realizar o pagamento.
Olá pessoal, só para colaborar. Por uns 2 anos trabalhei apenas como pessoa física e fiz as declarações de imposto de renda, o que gerou impostos a pagar. E devido os valores, a faixa de imposto era alta.
Logo, mudei para PJ e hoje pago infinitamente menos imposto devido o simples nacional.Eu mudei meu perfil na Udemy para PJ e criei uma conta PJ no Paypal também.
Abraços,Maddo
Olá Maddo,
Obrigada pela colaboração. Será que eu também terei que mudar para PJ? Meus valores a receber são insignificantes, em média R$ 100,00, às vezes menos, não sei se vale a pena fazer isso. De qualquer forma, estou preocupada porque nunca declarei nada em quase dois anos.
Abraços,
Olá Cristina,
Só tem de declarar quem atingiu a renda mínima mensal. Até 1.903,00 não é tributado. Veja os detalhes em Orientações Gerais Carnê-Leão — Português (Brasil) (www.gov.br)
Olá Rode, tudo bem?
Muito obrigada pela informação, no meu caso não terei que declarar ainda.
Eu sempre tenho vendas de alunos dos Estados Unidos, e quando tem essas vendas, eu tenho imposto sobre elas (30%). Mas ouvi dizer que não é permitido ter bitributação (ser tributado nos EUA e aqui). Você sabe se isso é verdade?
Eu postei dois links no comentário anterior. Lá tem um tutorial mostrando como acessar o carnê leão. O rendimento de PF vindo do exterior precisa ser declarado, mesmo que, não atinja o valor para recolhimento de imposto. Mas precisa declarar porque é um receita tributável.
Se tiver algum contado com contador, seria bom falar com ele para ver exatamente como funciona.
Olá Guilherme,
Eu sinceramente não sei te responder, pois estou com as mesmas dúvidas. Pelo que a nossa colega respondeu acima, só é tributado a partir de 1.903,00, mas tem outra resposta dizendo que renda do exterior precisa tributar. Seria melhor você conversar com um contador.
Olá pessoal, mesmo que esta discussão seja antiga, vou esclarecer a pergunta do nosso colega.
Se você reside no Brasil, é importante saber que estamos sujeitos à bitributação, já que o Brasil não possui um acordo tributário com os Estados Unidos.
Para verificar quais países possuem acordos, você pode conferir este link:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/acordos-internacionais/acordos-para-evitar-a-dupla-tributacao/acordos-para-evitar-a-dupla-tributacao
Quando atingimos o valor mínimo no carne-leão (Pessoa Física) ou para todas as vendas feitas de empresas (Pessoa Jurídica), pagamos impostos nacionais. No entanto, devido à falta de um tratado entre o Brasil e os EUA, a Udemy também retém impostos sobre as vendas dos nossos cursos vendidos nos EUA, o que resulta na bitributação.