Fala, instrutores
Há algum tempo tenho visto uma discussão crescente sobre prós e contras, vantagens e desvantagens sobre os cursos longos/completos e dos cursos curtos/rápidos.
Inclusive, em outro tópico - https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Cen%C3%A1rio-da-Vendas-de-Cursos-no-EUA/td-p/117505 - o @IsaacMartinsPRO
comentou o assunto em relação ao mercado americano.
Aqui no Brasil eu já vi de tudo um pouco. Cursos extremamente longos (mais de 20h) vendendo tanto quanto cursos rápidos (basicamente workshops ou masterclasses de até 1:30h).
Também tenho percebido uma avalanche de cursos de baixo ticket (entre R$10 e R$50) sendo oferecidos como uma estratégia de atração em funis de tripwire no mercado digital.
Procurei na ajuda da udemy sobre tamanho dos cursos, mas as únicas informações sobre isso são:
- Os cursos gratuitos podem ter até 2 horas de vídeo
- Os cursos devem ter, no mínimo, cinco aulas e trinta minutos de conteúdo de vídeo
Acredito que o tamanho do curso depende de muitas variáveis (muitas mesmo). Tais como: tema, nicho, problema e solução proposta, estilo de ensino do instrutor, nível de detalhamento, estratégia de negócio, disponibilidade para criação... enfim, muita coisa a considerar.
Também acredito que um mesmo curso pode ter diferentes versões (focada e abrangente).
Então gostaria de trazer essa discussão para nossos negócios na Udemy.
- Pessoalmente, você prefere consumir cursos mais longos e abrangentes ou mais focados e rápidos?
- O que você considera como um curso rápido? E um curso longo?
- Se você tem cursos longos e curtos publicados, já percebeu alguma correlação entre tamanho do curso e sua performance nas vendas?
- Você tem alguma estratégia relacionada a o tamanho dos seus cursos?
- Você de alguma forma relaciona qualidade com quantidade de informações ou tamanho ou duração do curso?
Particularmente, eu não percebi uma diferença significativa com relação às vendas e performance entre meus cursos longos e curtos. Talvez seja por conta das áreas em que ensino. Por esse mesmo motivo, tenho pensado em criar primeiramente, versões mais focadas e analisar o feedback dos alunos para decidir se vale a pena ou não publicar um curso completo.
Por hora, penso em focar em cursos mais objetivos, focados em resolver um problema específico.
Mas e você? O que pensa a respeito?