Fala aí, Instrutores!
Recentemente fiz um treinamento ao vivo. Na verdade já estava planejando esse treinamento há muito tempo para gravar e publicar.
Vários meses de pesquisa e planejamento. E nada. Nunca conseguia me organizar para gravar as aulas.
Então resolvi marcar um dia e horário. Enviei alguns emails e fiz uma campanha simples de anúncios no Facebook. Vendi quase 50 ingressos antes mesmo de ter o treinamento.
Peguei o mapa mental que havia criado para o treinamento, refinei e fiz os ajustes. E no dia e horário marcados, entrei ao vivo com alguns participantes e... o curso que passei meses "planejando" (leia enrolando), saiu do papel e vivou realidade.
Gravei o curso pelo Google Meet. Foram 4 horas de treinamento. Editei o material e criei as aulas. Inseri os arquivos e criei atividades. Agora tenho um curso novo publicado.
Já havia feito outros treinamentos ao vivo como este antes, mas nunca pensei em gravá-los para criar cursos depois.
Parece uma coisa simples, mas é uma pequena virada de chave que agiliza muito o processo.
Quando temos todo o tempo do mundo para criar os cursos, acabamos levando todo o tempo do mundo. Por isso eles não saem. Quando você marca um evento "público" e gera uma "pressão", parece que o negócio finalmente sai.
O ponto que mais me marcou nisso tudo foi: não faço a mínima ideia de porque demorei tanto para gravar o curso, acho que estava pesquisando e esperando "ter o melhor material" antes de gravar. Mas a realidade é que quando comecei a aula ao vivo, o treinamento fluiu. Eu já conhecia o suficiente para resolver o problema do treinamento e ajudar os alunos.
Já estou marcando um novo treinamento ao vivo que também vou gravar, editar e publicar como um curso. Posso dar mais detalhes ou responder as dúvidas que surgirem aqui.
Sei que esse modelo pode não servir para todos, mas e para você? Acha que faz sentido no seu caso?
Você também tem muitas ideias de cursos?
Como consegue (se consegue) se organizar para gravar?
Gostaria de falar mais sobre como criar cursos de treinamentos ao vivo. O que acha da ideia?