Olá Galera, tudo bem? Você tiveram uma queda ou aumento nas vendas este mês? Não costumava ser mas este foi meu pior mês este ano.
Queda!!!
Desde Fevereiro vem caindo bastante. Inclusive o programa UB caiu bastante.
Por aqui também tem sido o pior mês do ano. Na verdade nem só do deste ano. Desde outubro de 2023 que eu não tinha um mês tão fraco.
Que coisa em galera, Faço das palavras do @ricardoteix as minhas, não só deste ano mas de anos anteriores. Eu estava pensando assim, hoje o cara com 33,00 reais pega a assinatura e pode assitir varios cursos em um único mês com um único pagamento. Ou seja ele poderia comprar 4, 5 cursos mas ele só pega a assinatura. Acho que isso é um dos fatores. Do UB também caiu bastante também @Marcio
No meu caso não, abril foi bateu record da minha conta, porem eu lancei um curso novo que vendeu bem, tanto português quanto em ingles e teve uma conversão alta nos e-mails profissionais.
@SansaoSeara , poxa que bom amigo, Parabéns 👏 Vem cá, você lança os cursos em ingles em um conta separada? Você grava as duas verões ou usa a IA para converter o curso em inglês?
Oi @AnimeArte e colegas. Pois então, abril pra mim, foi melhor que fevereiro e março (não muito, mas levemente melhor). O que eu estou estranhando é justamente esse início de maio, não sei se foi em função do feriado, mas as vendas estão muito baixas. Estou aqui pensando em possibilidades de reverter esse jogo, quero fazer da Udemy minha principal fonte de renda, mas tá complicado viu? Ideias?
@AnimeArte Vlw lanço em vários idiomas, eu tenho uma conta para lançar curso em outros idiomas e uma em só em português, mas isso não é uma necessidade no inicio eu grava versões, pois não tinha IA, ai era só ingles e com muito esforço, mas agora uso IA. Mas eu direciono toda receita para minha conta principal e acabo administrando tudo em uma conta só, o motivo de eu criar outra foi para não deixar cursos em outros idiomas visíveis nessa e também para caso tivesse uma montanha de avaliações negativas não prejudicar minha média aqui. Acho que é isso!
Ah entendi @SansaoSeara . Vou testar isso e lançar cursos na gringa também para ver se ajuda. Valew pela ideia mano :)
Dever ser pelo feriado mesmo @SamiaGehlen654. Olha hoje em dia faço trafego pago em alguns de meus cursos e tem me ajudado demais e inclusive teve meses que superei minhas vendas na udemy. Gastei uma grana em muitos cursos de marketing digital e nada funcionava até que um funcionou. Mas não levo os anuncios para a udemy eu tenho meu site próprio onde tenho as páginas de vendas. Acho que seguir nesse caminho do trafego pago é boa boa viu, virou meu jogo.
@AnimeArte vc faz trafego pago com curso em outra plataforma, e você faz trafego pago onde no, instagram, no google…
@SansaoSeara Então na verdade como meus cursos estão no udemy bussines eu não posso usar outras plataformas a não ser que seja própria e foi isso que fiz, tenho minha própria plataforma e levo afego para lá.
Hoje eu só faço anuncioss no facebook e instagram pois é bem mais barato e vende bem.Já usei o google mas dei uma pausa, lá teste bastante e só vale apena se o curso for pelo menos uns 200 reais e mesmo assim o custo lá e bem alto e as vezes o custo cobre as vendas.Preciso estudar mais o google kkkkkComigo ainda não deu certo
Não uso outra plataforma @SansaoSeara Pois com o udemy bussiness não posso a não ser que seja inha própria plataforma que no caso é isso, eu tenho minha plataforma própria só com meus cursos.
Hoje faço anuncios pelo facebook e instagram.O goole já testei mas o custo é alto as vezes não lucra, preciso estudar mais google.
Olá @AnimeArte e colegas, tudo bem? Concordo com o @ricardoteix , a queda tem acontecido há alguns meses…tentando entender o motivo eu verifiquei através de uma ferramenta que mostra o Tráfego Orgânico e Pago da Udemy no Brasil. E desde meados de 2024 o Tráfego oriundo da Mídia PAGA da Udemy no Brasil caiu MUITO…teve um período que aparentemente eles investiram pesado no Brasil que foi entre meio do ano de 2023 e meio do ano de 2024…eu tive os maiores picos de vendas nesse período…depois foi "ladeira a baixo"! De lá pra cá os investimentos em Tráfego Pago no Brasil por parte da Udemy parecem que reduziram drásticamente e isso tem impactado NEGATIVAMENTE nos nossos resultados! E confirmando o que a @SamiaGehlen654 disse…esse início de Maio está HORRÍVEL! Será que temos algum canal direto da Udemy para reclamar sobre essa queda nas vendas? Se souberem de algum, acho que vale todos juntos pedirmos um parecer para eles, pois dessa forma os Instrutores ficarão DESANIMADOS para criar novos cursos!
Queda geral há pelo menos dois anos. Viver de Udemy, nem sonhando!
@SansaoSeara Na verdade o udemy bussines não permite ter cursos em outras plataformas a não ser que for nossa própria plataforma e por isso criei a minha plataforma própria, lá só tem meus cursos a venda.
@SansaoSeara Então faço anuncios no facebook e instagram. Já testei anuncios do google e o custo é bem maior, o curso precisa ser pelo menos uns 200 reais para poder lucrar. E vem cá qual IA você usa para deixar em outro idioma os seus cursos?
@HelderSilva Boa tarde! Essa sua teoria só confirma o que aconteceu na minha conta. Meados de 2023 até início de 2024, foram ótimos meses. Se você conseguiu identificar que os anúncios diminuíram, isso só confirma algo que eu tenho na minha memória: antes eu via muitos anúncios da Udemy nos meus perfis de redes sociais, muitos desses anúncios, inclusive com cursos meus. Mas já faz cerca de 1 ano que não vejo mais nada aparecendo pra mim, ou seja, eles podem ter sim diminuído muito o tráfego. Sobre um canal de contato, acredito que os mediadores aqui da comunidade vejam estes posts e podem levar isso ao CEO's da Udemy. De qualquer forma, irei marcar aqui para que garanta que leiam e que se puderem nos dar uma posição seria muito gentil. @Leonor C. @Andressa D. Podem nos posicionar a respeito? Abraços!
Exatamente @SamiaGehlen654 , eu também era impactado diversas vezes pelos anúncios dos meus cursos neste período. Até outras pessoas que conheço as vezes me mandavam prints dizendo que os anúncios apareceram para elas também!
@Leonor C. e @Andressa D. reforçando o pedido da @SamiaGehlen654 …ficaremos muito gratos se puderem nos ajudar para que possamos retornar aos patamares de Tráfego e Vendas que tínhamos em 2023 e 2024. Acredito que isso será ótimo para a Udemy e para os Instrutores! Abraços!
Acabo de ler o texto abaixo no fórum em língua inglesa em resposta a uma pergunta sobre a diminuição do tráfego na plataforma. Responde parte do problema, mas não fala sobre possíveis problemas no tráfego pago (tradução adaptada):
— — — — — — — —
Olá @Hami e @KalZurn, parte da queda no tráfego é resultado da atualização do algoritmo de busca do Google lançada em meados de março. Observamos que os "AI Overviews" (resumos gerados por IA) apareceram em 37% a mais de buscas (comparado mês a mês) - representando 16% das pesquisas por palavras-chave da Udemy - e, embora tenhamos aumentado nossa presença nesses resumos de IA, isso não foi suficiente para compensar totalmente o declínio no tráfego para as páginas de cursos.
Estamos atuando com urgência em várias frentes para resolver isso internamente:
Como os dados do mercado mostram, os "zero-clicks" (buscas sem cliques) são a nova norma: ~60% das pesquisas no Google terminam sem visita a sites (https://searchengineland.com/google-search-zero-click-study-2024-443869).
Antes, podíamos direcionar o tráfego de busca para as páginas de cursos, sabendo que teríamos conversões. Agora, precisamos encontrar novos canais para compensar essa perda.
Artigo relevante: Este caso do Hubspot (modelo diferente, mas impactado de forma semelhante) ilustra bem a tendência do setor, que estamos monitorando ativamente:https://searchengineland.com/hubspot-seo-organic-traffic-drop-451096.
Olá @marceloxv , tudo bem? Obrigado pelo compartilhamento da informação. Pode ser que neste fórum em inglês eles estejam se referindo ao tráfego orgânico de outro país…esse gráfico abaixo que comentei mostra que o tráfego pago no Brasil (linha laranja) nos últimos 2 anos teve picos entre meados de 2023 e 2024, mas o tráfego orgânico, pelo menos neste gráfico, mostra que no Brasil não teve tanta queda (linha azul) como eles falaram no fórum em inglês! E a linha laranja (tráfego pago) depois de 2024 tem reduzido mais e mais, ficando atualmente, em patamares menores do que em 2023 no Brasil.
Fonte: Gráfico do Site SEMRush
Abraço!
Olá pessoal, Muito obrigada por me incluírem nesta discussão. Agradeço também ao @marceloxv por encaminhar o comentário da Genefa Murphy, nossa Diretora de Marketing (Chief Marketing Officer). No momento, estou em contato com nossa equipe interna de marketing para saber mais sobre o tráfego pago no Brasil. Entendo que alguns instrutores expressaram preocupações sobre uma recente queda nas vendas, e também já compartilhei esse feedback internamente. Fiquem tranquilos que, assim que eu tiver novidades, volto aqui pra compartilhar com vocês.
Olá a todos, Quero agradecer novamente por compartilharem seus comentários e perguntas sobre os esforços de publicidade da Udemy, especialmente no mercado brasileiro. Queremos assegurar a vocês que o Brasil continua sendo um país prioritário para a Udemy, e estamos comprometidos em realizar investimentos significativos em marketing na região.
Aqui estão algumas informações adicionais que podem ser úteis:
Investimento em publicidade paga: Nos últimos 12 meses, nosso investimento em publicidade no Brasil aumentou em comparação com o ano anterior. Um fator importante para esse crescimento foi a adoção de uma abordagem de publicidade de funil completo, que começamos a implementar em dezembro de 2024. Essa estratégia foi desenvolvida para alcançar um público mais amplo, aumentar o reconhecimento da marca e promover a consideração de longo prazo pela Udemy. Como parte dessa mudança, diversificamos nosso investimento em anúncios — reduzindo a dependência de anúncios pagos com foco em resposta direta na busca e expandindo para canais com maior alcance, como YouTube e Facebook. Estamos constantemente aprendendo e ajustando nossa estratégia para garantir os melhores resultados possíveis.
Tendências de tráfego: Os dados internos que monitoramos mostram uma tendência diferente dos dados do SEMrush compartilhados por @HelderSilva. Especificamente, estamos observando um crescimento ano após ano no tráfego proveniente de canais pagos no Brasil, em linha com nosso aumento de investimento em publicidade. Dito isso, assim como muitos no setor, estamos enfrentando alguns desafios na Busca — em grande parte devido a mudanças recentes no algoritmo do Google — que impactaram nosso tráfego orgânico. (Como Genefa Murphy mencionou na publicação referida, essa é uma tendência global que afeta muitas plataformas.)
Como equipe de Marketing, valorizamos profundamente o feedback dos instrutores e estamos buscando ativamente formas de melhorar o desempenho. Nosso objetivo é garantir que tanto os instrutores quanto a Udemy continuem prosperando no Brasil.
Mais uma vez, obrigada por fazerem parte dessa conversa importante @AnimeArte, @ricardoteix, @SansaoSeara, @SamiaGehlen654, @HelderSilva, @LucianoAlves, @marceloxv e @Marcio.