Cursos com alta Taxas de reembolso na conta, são prejudicados nas vendas?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Cursos com alta Taxas de reembolso na conta, são prejudicados nas vendas?

Olá Udemygos, tudo bem?

 

Eu li neste post Novo sistema de reembolso e atualizações da política que um dos critérios considerados para reembolsar um aluno, é a Taxas de reembolso na conta. 

 

Daí fiquei com a seguinte dúvida na minha mente.

 

Se um curso tem muitos reembolsos, e estes reembolsos são suspeitos, a taxa de reembolso será impactada, podendo inclusive ser altíssima. A pergunta é? Se isso acontecer, ou seja, meu curso XYZ recebe alta taxa de reembolso, será prejudicado pelo marketing de vendas na plataforma? Se isto estiver sendo computador, será muita injustiça no caso de muitos reembolsos em um mesmo curso, para um mesmo aluno com comportamento suspeito, como tem ocorrendo a meses nos meus cursos.

 

Eu só levantei esta bandeira aqui para demonstrar a gravidade que estes reembolsos múltiplos podem trazer para nós instrutores. E é claro que um reembolso impacta em nossa recente, imagine 30 em um mês sendo a maioria suspeitos.

 

Alguém sabe se existe na plataforma alguma informação relacionada com este tema?

 

Abraços,

 

Marco Maddo

6 RESPOSTAS 6
DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Também gostaria de um posicionamento. Você pode ajudar @RafaelN 

Eu só acho que se o aluno pede o reembolso, assim como ele tem direito de receber a grana de volta, o curso deveria ter o direito de ter a avaliação do aluno removida e desconsiderada na média geral do curso. E isso parece que não acontece. atualmente. Acho injusto só um dos lados sair em vantagem. 

 

A Udemy bem que poderia ter uma lista interna dos alunos que pedem pelo reembolso e quando este vier é pedir, a Udemy poderia verificar a lista e analisar quantos reembolsos esse aluno já pediu em relação a plataforma. Mas ao que parece, é que nenhum reembolso é negado, porque a Udemy segue o código do consumidor. Porém, ela segue o código por 30 dias e não 7 dias. Após 7 dias acho que haveria total possibilidade de negar reembolsos, mas se depender dos instrutores provarem que o pedido do reembolso foi um abuso, então vai ser difícil. 

@Marcio com certeza, a Udemy tem todos os meios para monitorar e filtrar estes casos. Nós somos o lado mais fraco da corda, é mais uma questão de interesse em fazer do que ter recursos para tal. 

 

Para nós, lado mais fraco da corda, é bem complicado ficar tentando rastrear estes abusos.

Recebi, via LinkedIn, um convite para me tornar um instrutor em uma nova plataforma de cursos. Dando uma pesquisada na plataforma, encontrei na FAQ o item reembolsos. A politica é bem parecida com a da Udemy, mas me parece mais clara em alguns aspectos:

Nossa política de 30 dias:


Embora nossa política de reembolso de 30 dias permita que os alunos aprendam sem riscos, também devemos proteger nossos instrutores contra fraudes e fornecer a eles um cronograma de pagamento razoável. Os pagamentos são enviados aos instrutores após 30 dias, portanto não processaremos solicitações de reembolso recebidas após o período de 30 dias da data de compra do curso.


Razões adicionais para reembolsos negados
Nós reservamos o direito, a nosso exclusivo critério, de limitar ou negar solicitações de reembolso nos casos em que acreditamos que haja abuso de reembolso conforme abaixo:
- Uma parte significativa do curso foi consumida por um aluno antes do pedido de reembolso. Nossa plataforma é preparada para verificar o conteúdo visto pelo aluno e se isso passar de 20% do total do curso, o reembolso será negado;
- Diversos reembolsos foram solicitados por um aluno para o mesmo curso;
- Reembolsos excessivos foram solicitados pelo mesmo aluno;
Essas restrições de reembolso serão aplicadas na medida permitida pela lei.

 

Destaco a porcentagem consumida do curso (20%), que se ultrapassada não haverá reembolso. Acho que na politica atual da Udemy não há uma porcentagem explicita. 

Além disso, se diversos reembolsos forem solicitados por uma aluno no mesmo curso, o reembolso será negado. Esse talvez seja o nosso grande problema na atualidade aqui na Udemy. Tem acontecido descaradamente, alunos que compram e são reembolsados diversas vezes no mesmo curso. As vezes dentro de um mesmo mesmo.

E por fim, alunos que fazem pedidos excessivos de reembolsos serão negados. 

 

Acredito que seja exatamente isso que a Udemy deveria aplicar em sua politica de reembolsos. 

 

Outra coisa, seria interessante o instrutor de alguma forma saber se um aluno pediu o reembolso e este foi negado.

CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @MarcoMaddo,

 

Obrigado por levantar esse tema e trazer sua dúvida.

 

A taxa de reembolso mencionada aqui diz respeito a taxa de reembolso do/da estudante. Ou seja, cursos comprados por cursos reembolsados. Essa porcentagem é levada em consideração na hora do sistema permitir ou não reembolsos. 

 

Caso tenha mais dúvidas sobre isso ou perceba qualquer caso suspeito relacionado a reembolsos, recomendamos entrar em contato com nossa equipe de Policy pelo e-mail policy@udemy.com para que isso seja esclarecido ou investigado. 

 

Boas vendas! 

 

Carlos N - International Community Team

@CarlosN eu compreendo que, "diz respeito a taxa de reembolso do/da estudante..." mas a minha dúvida é se para os cursos com alta taxa de reembolso, onde a origem é a alta taxa de reembolso dos alunos, o curso será prejudicado de alguma forma nos algoritmos da Udemy.

 

Mas irei enviar um email para Policy perguntando conforme sua orientação. 

Minha postagem aqui também tem como objetivo levantar o tema entre os membros da comunidade.

 

Obrigado,

 

Marco Maddo

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas