Informe de rendimentos para declaração do imposto de renda

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Informe de rendimentos para declaração do imposto de renda

Ir para a Solução

Boa noite!

Por favor, onde eu encontro o informe dos rendimentos pagos pela Udemy em 2021 para fazer a declaração do imposto de renda? Quem deve fornecer é a Udemy ou a Paypal?

Obrigada,

Cristina

 

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Oi!

Pelo que sei a Udemy não emite informe de rendimentos, já que a operação é internacional, ou seja, o pagamento é feito no exterior e vc recebe pelo Paypal. Assim, ela não tem a obrigação de emitir tal documento.

 

Vc deve ser o responsável por gerenciar os recebimentos por meio do carnê leão, se está recebendo como pessoa física. No carnê leão vc informa que recebeu valores do exterior e ele vai calcular o imposto referente ao mês que vc fez o lançamento. Deveria estar realizando esses lançamentos mensalmente pelo que sei.

 

Caso receba como pessoa jurídica, não tem necessidade de declarar na declaração anual, já que o valor será declarado pelo contador nas declarações da empresa. 

Ver solução na publicação original

11 RESPOSTAS 11

Ir para a Solução

Oi!

Pelo que sei a Udemy não emite informe de rendimentos, já que a operação é internacional, ou seja, o pagamento é feito no exterior e vc recebe pelo Paypal. Assim, ela não tem a obrigação de emitir tal documento.

 

Vc deve ser o responsável por gerenciar os recebimentos por meio do carnê leão, se está recebendo como pessoa física. No carnê leão vc informa que recebeu valores do exterior e ele vai calcular o imposto referente ao mês que vc fez o lançamento. Deveria estar realizando esses lançamentos mensalmente pelo que sei.

 

Caso receba como pessoa jurídica, não tem necessidade de declarar na declaração anual, já que o valor será declarado pelo contador nas declarações da empresa. 

Ir para a Solução

Olá Marcio,

Obrigada pela resposta, na verdade eu nunca declarei esses valores da Udemy, acho que estou irregular. Eu recebo como pessoa física, mas não sei o que é esse carnê leão, nem onde cosigo obtê-lo. Será que tenho que procurar um contador? Mas os valores são tão baixos que não compensa nenhum tipo de sacrifício.

 

Ir para a Solução

Eu postei dois links no comentário anterior. Lá tem um tutorial mostrando como acessar o carnê leão. O rendimento de PF vindo do exterior precisa ser declarado, mesmo que, não atinja o valor para recolhimento de imposto. Mas precisa declarar porque é um receita tributável.

Se tiver algum contado com contador, seria bom falar com ele para ver exatamente como funciona. 

GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu sempre tenho vendas de alunos dos Estados Unidos, e quando tem essas vendas, eu tenho imposto sobre elas (30%). Mas ouvi dizer que não é permitido ter bitributação (ser tributado nos EUA e aqui). Você sabe se isso é verdade?

Ir para a Solução

Olá Guilherme,

Eu sinceramente não sei te responder, pois estou com as mesmas dúvidas. Pelo que a nossa colega respondeu acima, só é tributado a partir de 1.903,00, mas tem outra resposta dizendo que renda do exterior precisa tributar. Seria melhor você conversar com um contador.

 

Ir para a Solução

 

Olá pessoal, mesmo que esta discussão seja antiga, vou esclarecer a pergunta do nosso colega.

Se você reside no Brasil, é importante saber que estamos sujeitos à bitributação, já que o Brasil não possui um acordo tributário com os Estados Unidos.

Para verificar quais países possuem acordos, você pode conferir este link:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/acordos-internacionais/acordo...

Quando atingimos o valor mínimo no carne-leão (Pessoa Física) ou para todas as vendas feitas de empresas (Pessoa Jurídica), pagamos impostos nacionais. No entanto, devido à falta de um tratado entre o Brasil e os EUA, a Udemy também retém impostos sobre as vendas dos nossos cursos vendidos nos EUA, o que resulta na bitributação.

Ir para a Solução

O Carnê Leão é um programa da receita federal usado para declaração de rendimentos obtidos por pessoas físicas. No caso, vc deveria sim declarar seus rendimentos na Udemy pelo carnê leão para não correr o risco de cair na malha fina da receita federal em algum momento. 

Os rendimentos da Udemy chegam a vc pelo Paypal, o qual é obrigado a prestar contas a receita federal, ou seja, a Paypal declara que pagou uma determinada quantia a vc todos os meses que vc recebe o pagamento da Udemy. Por isso, é importante declarar, para não parecer que vc está tentando sonegar.

 

Os rendimentos que vc teve em 2021 devem ser declarados por meio desse link - https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/11 - Vc precisa criar uma conta ou logar com uma conta do gov.br para ter acesso. Dai vai procurar lá pelo Carnê Leão e lançar mensalmente os seus recebimentos em reais. Dependendo o valor recebido, vc terá que emitir a guia de pagamento do IR e realizar o pagamento. 

 

Ir para a Solução

Olá pessoal, só para colaborar. 

Por uns 2 anos trabalhei apenas como pessoa física e fiz as declarações de imposto de renda, o que gerou impostos a pagar. E devido os valores, a faixa de imposto era alta.

 

Logo, mudei para PJ e hoje pago infinitamente menos imposto devido o simples nacional.

Eu mudei meu perfil na Udemy para PJ e criei uma conta PJ no Paypal também.

 

Abraços,

Maddo

Ir para a Solução

Olá Maddo,

Obrigada pela colaboração. Será que eu também terei que mudar para PJ? Meus valores a receber são insignificantes, em média R$ 100,00, às vezes menos, não sei se vale a pena fazer isso. De qualquer forma, estou preocupada porque nunca declarei nada em quase dois anos.

Abraços,

Cristina

 

Ir para a Solução

Olá Cristina,

Só tem de declarar quem atingiu a renda mínima mensal. Até 1.903,00 não é tributado. Veja os detalhes em Orientações Gerais Carnê-Leão — Português (Brasil) (www.gov.br)

 

Ir para a Solução

Olá Rode, tudo bem?

Muito obrigada pela informação, no meu caso não terei que declarar ainda.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas