PARTICIPE!!! COMO SERIA UMA UDEMY GAMIFICADA?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

PARTICIPE!!! COMO SERIA UMA UDEMY GAMIFICADA?

BAGDES.png

COMO SERIA UMA UDEMY GAMIFICADA?

 

Bem, essa ideia de Gamificação eu até já lancei para a Udemy há um tempo atrás. Certamente eles têm uma boa equipe que já deve pensar nisso. Mas fica aqui registrada minha ideia.
Parte do que hoje vemos como Badges que são os Selos que ganhamos aqui como instrutores (como o selo de ingresso no primeiro dia) faz parte de um sistema de gamificação.

Mas penso que seria interessante estender esse sistema de Badges(selos) para toda a plataforma. Não apenas para o nível de interação do instrutor na comunidade. Penso que poderíamos ter selos para os alunos e para os instrutores a nível da plataforma de ensino da Udemy.

Como seria?

 

Vou dar alguns exemplos de selos possíveis de serem criados.

O instrutor alcançou a marca de 1.000 alunos receberia um selo (1k)
Alcançou 10mil alunos, selo (10k)
Esses selos como emblemas (icons) estilizados que apareceriam no perfil do instrutor.
Outros exemplos:

Instrutor teve mais de 100mil minutos de vídeo consumidos pelos alunos um selo 100k de vídeo aulas vistas.

Instrutor respondeu mais de mil perguntas, (selo 1k perguntas respondidas)

Instrutor recebeu mais de mil avaliações 5 estrelas, recebe (selo 1k 5 estrelas)

Instrutor há X anos na Udemy.
Instrutor TOP 100 - está entre os 100 instrutores mais bem avaliados.

Instrutor já teve 5 cursos mais bem avaliados

Instrutor já foi autor de curso best seller na categoria

Instrutor tem 10+ cursos na plataforma

E por aí vai, isso são apenas alguns exemplos rápidos... poderiam ser pensados nomes para esses selos, com ícones bem bacanas para representar. Basta parar pra pensar e criar vários badges que certamente irão gerar um engajamento bacana.

O mesmo poderia ser feito na perspectiva do aluno, para gerar o engajamento do aluno.
O aluno que adquiriu mais de um curso de um mesmo instrutor receberia um selo (2+ Cursos de um mesmo instutor)
Aluno assistiu 1 curso completo do início ao fim (Selo primeiro curso completo assistido)

Aluno adquiriu mais de 10 cursos na plataforma (Selo 10 cursos)

Aluno há mais de 1 ano na Udemy.
Aluno adquiriu mais de 1 curso no mesmo mês.
Aluno respondeu a dúvida de outro aluno na plataforma (Selo aluno Proativo) (nesse caso o instutor poderia também dar estrelas para os alunos que ajudam no fórum do curso.

 

Enfim, existem muitas possibilidades de gamificar a Udemy e gerar engajamento, aqui trouxe um rápido rascunho que imaginei enquanto escrevia essa postagem.

Se pararmos para pensar poderemos criar vários selos e várias perspectivas de engajamento por gamificação. Já foi um grande passo implementar isso aqui na comunidade, mas que tal ter isso na plataforma como um todo?

 

Deixa aqui a sua ideia de gamificação para Udemy. Que selo você acha que poderia existir (para aluno e instrutor) ? E de como poderia melhorar o engajamento dos alunos e instrutores? DEIXA A SUA IDEIA TAMBÉM!

Abraços!! Viana Patricio.

 

4 RESPOSTAS 4

Achei sensacional a ideia e já havia comentado numa postagem anterior que eu gostei muito da gamificação da nova plataforma, e como você disse... as possibilidades são infinitas. Eu assino embaixo nessa questão.

 

Inclusive poderia ter alguns tipos de benefícios ou bônus quando o instrutor ou aluno recebessem uma quantidade "x" de badgets. Por exemplo, quando o instrutor chegasse a determinado nível, ele ganharia a próxima e única venda com faturamento de 100% (pra Udemy são poucos dólares a menos e UMA venda, mas pro instrutor isso gera engajamento). No caso do aluno, a mesma coisa, depois de tantos cursos completos e assistidos até o final, ele ganharia o crédito para comprar um curso free. Sei lá, coisas do tipo.

 

Isso aumenta a fidelidade e o engajamento é gigantesco!

Abraços!


"Propósito - Essa deve ser a palavra que move nossa vida"

Olha a ideia inicial já foi boa, e com a sua ideia também de prêmio ficou melhor ainda. 

Realmente é algo a se pensar, principalmente com esta mudança (saindo do facebook), vai conseguir prender as pessoas cada vez mais aqui na comunidade


"Ser programador é uma viagem, onde a próxima parada é a resolução de um problema."
Anonymous
Não aplicável

Gostei muito da ideia também! 

Acho que tanto para instrutores quanto para alunos poderíamos ter também selos reverentes ao engajamento nos cursos e na comunidade... ia ser muito legal mesmo! 

Achei incrível a sua ideia. Acho que vai contribuir também como estímulo para todos (tanto para os instrutores, quanto para os alunos), e isso também vai contribuir para que os alunos busquem mais conhecimento, logo, adquiram mais cursos, aumentando a rede de contatos, rede de interação e colaboração. São ações que geram consequências bem positivas. Super curti a sua ideia! 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas