Um desabafo

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Um desabafo

Recentemente notei que um cupom promocional que criei para um dos cursos, no valor de R$ 59.99 foi resgatado por R$ 27.90. Já entrei em contato com o suporte e também achei uma discussão aqui neste fórum sobre o assunto: https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Cupons/m-p/21677

Só queria deixar consignada aqui a minha decepção com essa política, que não funcionava assim antes. Aliás, eu tento ficar a par dessas mudanças na plataforma, mas essa realmente me escapou por completo. "I didn't see it coming", como dizem na gringa!

Antes o instrutor podia estipular o valor de um cupom promocional de forma independente. Agora, de nada adianta criar cupons promocionais e estipular o valor que queremos, pois é o "valor mais baixo da plataforma" que determina o valor do nosso (suado) trabalho. 

A resposta do suporte é sempre a mais cômoda: basta desativar a participação nas promoções da plataforma. Ok, daí eu desativo a participação e os meus cursos param de vender...

Sinceramente, isso aqui é somente para desabafar, porque infelizmente eu sei que não vão mudar nada por conta de uma reclamação.

Antigamente (e eu comecei aqui em 2016) nós instrutores éramos um pouco mais valorizados. Agora, porém... ou aceitamos os termos, que vivem mudando com sucessivos e mais sucessivos testes, ou não vendemos. 

Somos nós quem geramos valor para a plataforma. E isso era algo que eu ouvia muito lá no início. Gostaria que voltassem a pensar assim.

5 RESPOSTAS 5

Pois é @marceloxv , todas as mudanças que a Udemy faz é para melhorar a experiência dos instrutores. Essa dos valores e quantidades de cupons que podemos emitir por mês foi uma delas. Bem, pelo menos é nisso que a Udemy se baseia quando altera as regras. Porém, nunca vi uma mudança que realmente agregou algo de positivo para nós instrutores. 

Estamos enfrentando um período bastante complicado aqui na Udemy, o otimismo em relação a plataforma está cada vez pior em relação a todas a mudanças que vem ocorrendo. Parece que a plataforma está nos vendo como um peso morto e nos quer fora daqui. Impressiona a quantidade de rasteiras que a Udemy está nos dando.

E 2022 vem ai, como novas mudanças e bastante significativas. Que com certeza, serão boas para apenas uma ponta da corda. 

Bem isso. Me sinto como o meu esforço de fazer o meu próprio marketing tivesse sido esnobado.

Tipo, eu estipulei que o preço "promocional" do meu curso seria de 59 reais. Pelos meus canais, um aluno aceitou o preço que eu defini. Convenci-o de que era um valor justo para o curso (apesar de eu achar que vale 10 vezes mais do que isso). Daí ele clicou no link e o algoritmo da Udemy disse assim pra ele: "Imagine! O professor te cobrou 59 reais pelo curso? Que absurdo! Vamos fazer o seguinte... pague só metade desse valor... esse professor aí não sabe quanto vale o trabalho dele..."

Se duvidar, o aluno até acha mesmo que 59 reais era muito. 

No final das contas, do que valeu meu esforço para atrair o aluno à Udemy, se ela faz questão de não levar isso em conta? Até porque tem isso também. Às vezes o aluno nem conhecia a Udemy e fomos nós quem a apresentamos pra ele. 

Va-lha Deus! Hoje mesmo vou começar a fazer algo que muitos me disseram pra fazer e até agora eu estava empurrando com a barriga: investir no meu próprio marketing e aos poucos sair daqui. Pelas postagens no fórum, vejo que ainda há de piorarem as coisas por aqui. 

Pra ser bem sincero, felizmente eu ainda consigo "viver de Udemy" depois de 5 anos, graças apenas aos cursos em inglês que eu tenho, porque os cursos em português estão cada vez mais desvalorizados. Mas, não aceito esse desrespeito que atinge a mim e a muitos colegas aqui, enquanto a empresa vai muito bem, obrigado... 

Acredito que a empresa nos veja como peso mesmo, fez as alterações e aos poucos vamos desaparecendo e parando de reclamar e os instrutores mais novos chegam com as novas regras sem comparativos com o passado.

 

É bem claro que as respostas dadas aos questionamentos são respostas prontas e genéricas! 

Sem duvida. É o que parece. Quem não tem um passado para comparar, não vai achar que o presente é ruim. 

Giuliana C
Community Moderator
Community Moderator

Olá @marceloxv!


Lamentamos ouvir sua frustração com isso e pela demora em te dar um retorno por aqui. Teremos o maior prazer em lhe fornecer mais contexto.
Quando o aluno clica no link de cupom ativo de um instrutor, o preço mostrado será o preço escolhido para o cupom e, se ele fizer o checkout, esse será o valor a ser pago.
No entanto, se o aluno for para uma página diferente onde outra oferta é exibida, como a página inicial, o carrinho de compras ou um curso recomendado diferente, ajustaremos o preço para o melhor preço disponível. Isso ajuda a aumentar a conclusão do checkout e “concluir a venda”. Isso evita que os alunos fiquem com raiva e desistam da compra ao ver um preço mais baixo, mas indisponível. Essa prática é comum em plataformas de e-commerce.
Independentemente do valor pago, se o aluno concluir a compra em até 24 horas após a chegada por meio do link do cupom, você receberá crédito por conduzir a venda.


Giuliana - Udemy International Community Team
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas