Actividade dos alunos

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Actividade dos alunos

Olá colegas Instrutores

 

  O meu curso gratuito já vai com 350 alunos inscritos. No entanto, analisando a actividade deles, dei conta que a grande maioria deles tem 0% de progressão e nunca acederam ao curso.

  Isto parece estranho. Se não vêem o curso, porque será que se inscrevem?  Isso acontece com vocês? Haverá alguma razão, que me escapa,  para este tipo de comportamento? 

Agradeço desde já os vossos comentários.

 

Jorge

11 RESPOSTAS 11

Olá @JorgeMatos 

 

Meu curso é pago e acontece a mesma coisa com alguns alunos!! O que faço é enviar uma mensagem para cada um perguntando se estão enfrentando algum problema no acesso. A maioria me respondeu que estavam sem tempo para assistir às aulas...

Olá Nanny

 

Se isso acontece pagando, imagina de graça. Realmente isso demonstra a pouca importancia que as pessoas dão a um curso quando ele custa pouco ou nada. Obrigado por sua resposta.

Olá Jorge Matos.

Você já ouviu aquela expressão popular "De graça até injeção na testa"? Pois é, cursos gratuitos são assim. A galera se inscreve pelo simples fato de não perder a oportunidade. As vezes, o conteúdo do curso nem interessa a elas, mas está de graça então vai para a sacola. 

Oi Marcio

 

Não conhecia essa expressão...LOL...mas eu nem de graça quero injeções na testa. 

Continuo sem perceber para que serve meter um curso no saco e ficar lá quieto. Mas obrigado por sua participação.

 

Acredito que se inscrevam pensando "não posso perder essa oportunidade" mas no momento o curso não seja prioridade. 

Luizomf
Pesquisador
Pesquisador

Os instrutores podem (ou podiam) migrar seus cursos de gratuito para pago (pelo menos podiam, não tenho certeza se algo mudou). Meu primeiro curso foi assim, criei gratuitamente, depois adicionei mais um monte de módulos e migrei para pago.

 

Não sei se isso é algo normal, mas talvez alunos mais experientes daqui podem saber disso, então se inscrevem para talvez não perder a oportunidade.

 

Enfim, é uma opinião minha, nenhum fato concreto. Mas eu percebo isso que você descreveu tanto em cursos pagos quanto gratuitos.

Olá Luiz

 

Obrigado pela sua opiniao.

Anonymous
Não aplicável

Oi @JorgeMatos 

Esse comportamento é MUITO comum no ensino a distância e é agravado por alguns pontos:

1 – é um curso livre, ou seja, ninguém precisa fazer para ganhar uma nota ou um certificado (é ridículo, mas uma grande parte da população ainda só estuda para passar na prova e pegar um certificado)

2 – o curso tem acesso vitalício: as pessoas sabem que podem fazer quando quiserem, se inscrevem e acabam esquecendo. Note-se aqui a grande utilidade dos anúncios educacionais. Ainda hoje recebi um anúncio de um curso que eu já tinha esquecido completamente e lembrei de começá-lo!

3 – muitas pessoas se inscrevem em cursos gratuitos em todos os lugares e se esquecem até onde foi! Mesmo nos meus cursos pagos, tenho alunos que se inscrevem mais de uma vez porque esqueceram completamente o login e outros que se inscrevem e nunca mais conseguem achar o curso e nem a plataforma

4 – um excelente engajamento em cursos EaD não ultrapassa os 30% de participação (dados das ABEAD)

5 – o curso é gratuito

Ser um curso gratuito não é o motivo principal para a falta de engajamento, fica tranquilo. E não, a culpa não é tua nem do conteúdo do curso.

A gente sempre precisa pensar em melhorar o que já está bom, mas não pode assumir a culpa do mundo 😉

Oi Leila

   Achei graça ao seu ponto 3. 

  No conjunto a sua resposta é uma boa reflexão sobre esta realidade.

  Como este é o meu primeiro curso, eu fiquei admirado com este comportamento social.

Eu até estou a gostar da aderência (600 alunos em duas semanas) mas esperava mais participação e empenho, apesar de não terem direito ao Certificado.

   Mas, para mim, os certificados não interessam. O mais importante é aquilo que podemos aprender e como podemos usar esses ensinamentos para melhorar a nossa vida.

  Mais uma vez obrigado pela sua resposta. Cuide-se com o COVID aí na Alemanha.

Anonymous
Não aplicável

Obrigado pela resposta tão completa, esclarecedora e estimulante LeilaAO. Para quem pretende iniciar suas publicações foi encorajador ler seu comentário. Obrigado mesmo!

Os cursos gratuitos são verdadeiros câncer, o pessoal se cadastra pq é de graça, não faz e os que fazem dão nota baixa pq queriam mais conteúdo.

Acredito que a Udemy deveria ter a opção de curso à nos máximo 4,90 e tirar esses cursos gratuitos. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas