Aluno finalizou um curso, solicitou certificado, pode pedir reembolso?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Anonymous
Não aplicável

Aluno finalizou um curso, solicitou certificado, pode pedir reembolso?

Olá pessoal,

 

Não sei se os outros instrutores aqui saberiam me dizer, ou se os moderadores da Udemy também saberiam.

 

Já li as regras de reembolso da Udemy mas lá não deixa claro este ponto.

 

A dúvida é: 

 

Um aluno se inscreve em um curso hoje, finaliza no outro dia e gera o certificado da Udemy.

 

Ele ainda teria direito ao reembolso durante os 30 dias de garantia da Udemy?

 

Note que para que ele gere o certificado ele tem que completar o curso. O aluno porém não precisa assistir as aulas podendo apenas marcar um 'check' nas aulas que quiser completar, para que no final possa solicitar o certificado da Udemy.

 

Eu tenho um exemplo aqui, de muitos outros, onde um aluno se inscreveu no dia 16/09 em um curso de 64 horas, e o "completou" no dia 17/09, gerando seu certificado da Udemy de 64 horas.

certificado_udemy.png

Então, este aluno, apesar de ter "completado" o curso, ainda pode solicitar reembolso?

 

Na minha opinião, não deveria ter direito nem a reembolso parcial, pois o próprio aluno marcou o curso como completo e ainda gerou o certificado de conclusão, então o curso está concluído pelo aluno.

 

Além tem alguma informação sobre isto?

 

Abraço!

5 RESPOSTAS 5
MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @Anonymous,

 

Nossos processos de reembolsos visam proteger os alunos e também os instrutores. No artigo Política de reembolso da Udemy falamos sobre esse processo com mais detalhes!

 

A porcentagem de aulas tomadas também podem influenciar na emissão do reembolso, para mais informações, envie um email para instructorsupport@udemy.com


Max Sandy - Udemy International Community Team
Anonymous
Não aplicável

Olá @MaxSandy ,

 

Obrigado pelo feedback.

 

Conforme minha mensagem eu já tinha lido o artigo sobre a política de reembolso e postei minha mensagem aqui justamente porque o artigo não é claro o suficiente.

 

Por exemplo no que chega mais próximo ao meu questionamento está que o reembolso poderá ser negado caso (com negrito e itálico meu):

 

  • Se uma parte considerável do curso foi consumida ou baixada pelo aluno antes da solicitação de reembolso ser efetuada.

Ou seja fala de consumo, mas não fala do aluno ter marcado o curso como completo e gerado certificado. 

 

Então a dúvida que fica é: O aluno marcando o curso como completo para gerar certificado é considerado curso consumido?

 

Sobre solicitar informações para o suporte de instrutores já sabemos que é perda de tempo pois não resolvem nada.

 

Abraço!

Anonymous
Não aplicável

Concordo, o suporte apenas indica para ler artigos e politicas que não são esclarecedoras e muitas vezes deixam brechas para interpretações diferentes.

 

Além de deixar brechas para alunos mal intencionados, que todo instrutor da udemy já teve o desprazer de ter.

Anonymous
Não aplicável

Oi @MaxSandy,

 

Quando um aluno pede reembolso ele deixa de ter acesso ao curso e como instrutor não vejo o quanto ele consumiu do conteúdo do curso no painel do curso, onde tem a lista de alunos matriculados.

 

A pergunta é onde o instrutor pode ver o percentual de vídeo aulas/conteúdo do curso que o aluno consumiu/assistiu para poder contestar um reembolso. pois todos os instrutores, com certeza gostariam de saber para analisar para conferir se os valores do reembolso solicitado esta correto ?

 

E espero que a resposta não seja, envie um e-mail para o enderço xxxx@udemy.com, por que o suporte da udemy deixa muito a desejar.

Essa foi nova pra mim. Vergonhoso. Udemy dá uma moral para os instrutores por favor! Dessa forma ficamos realmente sendo feitos de palhaços. Podem não sentir porque no infinito mundo de alunos da Udemy apenas uma ínfima parcela são meus alunos. Se estatisticamente para vocês não faz diferença para nós faz! 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas