Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Nesses 8 meses que estou na plataforma da Udemy, venho acompanhando vários tópicos que são abordados na plataforma, e um dos quais até eu já destaquei aqui e participei bastante, é sobre as estrelinhas da avaliação dos alunos em nossos cursos e os comentários sem fundamento, o que por sua vez, deveria, na teoria, evidenciar claramente a satisfação ou insatisfação dos alunos quanto aos cursos adquiridos, com fundamento, mas na prática, não é o que ocorre.
Nesses 8 meses já vi alunos com feedbacks de 1 a 5 estrelas, e comentários desde incríveis e muito gratificantes até aqueles que dá vontade de chorar de tristeza. Sei que faz parte do jogo, pessoas são pessoas, e cada um pensa e age de uma determinada maneira.
Só que ultimamente, estou recebendo uns feedbacks que me deixam confuso, até que ponto vale a pena o sistema de avaliação? E até que ponto isso é interessante para nós instrutores?
Tenho um exemplo clássico que já aconteceu comigo e está acontecendo frequentemente: O aluno não lê a proposta do curso, não lê a estrutura do mesmo no que tange aos tópicos que são abordados, não assiste as prévias gratuítas, entra de para-quedas no curso achando que por R$ 20,99 vai comprar o curso de pós-graduação da FGV ou de Harvard, assiste 1% do curso, avalia com 1 estrela, comenta que o curso foi ruim ou em certas situações nem comenta, só avalia com 1 estrela mesmo, e pede reembolso, "simples assim". Isso é pior nos cursos novos publicados, onde a primeira avaliação é desse tipo clássico, simplesmente afetando a possibilidade de novas vendas.
Daí você solicita exclusão da avaliação ruim, e sem fundamentos, e você recebe negação da Equipe, porque não houve nenhuma violação, etc... E a avaliação está lá, e elas vão chegando, principalmente, em cursos novos, onde também há aquela expectativa do crescimento.
Gostaria de saber de vocês, o que vocês pensam sobre isso, se estão passando pela mesma situação. Em todos os meus cursos estou pedindo para o aluno, desde o primeiro vídeo, ler atentamente a estrutura do curso, para ele ter a ciência se de fato é o que ele procura, para tentar minimizar esse tipo de situação. Se vocês possuem outros métodos, compartilhem comigo, fazendo favor, será muito bom poder ler a experiência de vocês. Sei que não estou sozinho, e agradeço a todos pelo feedback.
Contem comigo!
Um forte abraço,
Ademir