Até que ponto o sistema de avaliação é interessante para o instrutor?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Até que ponto o sistema de avaliação é interessante para o instrutor?

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.

 

Nesses 8 meses que estou na plataforma da Udemy, venho acompanhando vários tópicos que são abordados na plataforma, e um dos quais até eu já destaquei aqui e participei bastante, é sobre as estrelinhas da avaliação dos alunos em nossos cursos e os comentários sem fundamento, o que por sua vez, deveria, na teoria, evidenciar claramente a satisfação ou insatisfação dos alunos quanto aos cursos adquiridos, com fundamento, mas na prática, não é o que ocorre.

 

Nesses 8 meses já vi alunos com feedbacks de 1 a 5 estrelas, e comentários desde incríveis e muito gratificantes até aqueles que dá vontade de chorar de tristeza. Sei que faz parte do jogo, pessoas são pessoas, e cada um pensa e age de uma determinada maneira. 

 

Só que ultimamente, estou recebendo uns feedbacks que me deixam confuso, até que ponto vale a pena o sistema de avaliação? E até que ponto isso é interessante para nós instrutores? 

 

Tenho um exemplo clássico que já aconteceu comigo e está acontecendo frequentemente: O aluno não lê a proposta do curso, não lê a estrutura do mesmo no que tange aos tópicos que são abordados, não assiste as prévias gratuítas, entra de para-quedas no curso achando que por R$ 20,99 vai comprar o curso de pós-graduação da FGV ou de Harvard, assiste 1% do curso, avalia com 1 estrela, comenta que o curso foi ruim ou em certas situações nem comenta, só avalia com 1 estrela mesmo, e pede reembolso, "simples assim". Isso é pior nos cursos novos publicados, onde a primeira avaliação é desse tipo clássico, simplesmente afetando a possibilidade de novas vendas. 

 

Daí você solicita exclusão da avaliação ruim, e sem fundamentos, e você recebe negação da Equipe, porque não houve nenhuma violação, etc... E a avaliação está lá, e elas vão chegando, principalmente, em cursos novos, onde também há aquela expectativa do crescimento. 

 

Gostaria de saber de vocês, o que vocês pensam sobre isso, se estão passando pela mesma situação. Em todos os meus cursos estou pedindo para o aluno, desde o primeiro vídeo, ler atentamente a estrutura do curso, para ele ter a ciência se de fato é o que ele procura, para tentar minimizar esse tipo de situação. Se vocês possuem outros métodos, compartilhem comigo, fazendo favor, será muito bom poder ler a experiência de vocês. Sei que não estou sozinho, e agradeço a todos pelo feedback. 

 

Contem comigo!

 

 

Um forte abraço,

Ademir

11 RESPOSTAS 11

Avaliação de aluno se resume a " GOSTO PESSOAL " sem base técnica , muito menos didática ou pedagógica, ..... em minha opnião "NA minoria DAS VEZES "é um leigo falando bobagens, dando palpite no que não tem competência técnica para assim o faze-lo, ............................... O que vale para minha pessoa é a avaliação feita pela Profissional Gabriela da UDEMY, QUE ME APROVOU, na avaliação inicial como Professor para UDEMY, com base em fundamentos Técnicos. Avaliação de aluno não passe em muitos casos de um LEIGO que quer ensinar Padre a Rezar Missa, Tenho mais de 5000 aulas no Youtube, + de 100 Mil seguidores, 23 anos de trabalho como Professor, o mais antigo gerador de conteúdo Online, ninguém ensina online a mais tempo que Eu, ........ não posso me abater com Zé Ruela, metido a consultor pedagógico.

Concordo plenamente @Professor Marcelo Moraes perfil Vip . Essas avaliações não possuem nenhum fundamento, ainda mais quando o aluno compra e no mesmo dia pede reembolso e avalia com 1 estrela. Sem justo critério. 

Anonymous
Não aplicável

Olá @AdemirJr ,

 

Infelizmente eu não acredito que temos possibilidade de mudar isso.

 

Apesar da Udemy estar sendo erguida por dois pilares (Instrutores e Alunos)
ela pune sempre os instrutores.

 

Não existe preocupação alguma (pelo menos é o que vemos) de valorização de quem produz o conteúdo aqui dentro e isso não irá mudar tão cedo.

 

Abraço!

Nobre AdemirJr, eu creio que em breve a UDEMY vai ser comprada por uma grande Corporação, como Google, Microsoft e Afins , .... a administração da Udemy tem pensamento e formato de STARTAP. NA época que participava da comunidade do Facebook, tinha uma funcionária da UDEMY, que diante dos probelmas relatados pelos Geradores de Conteúdo, ..... agia sempre como : SOMOS A UDEMY , SOMOS PERFEITOS " nunca mais a vi, graças a Deus, pois sai da comunidade,  eu canso de falar quando em reuniões no Google, encontro de criadores, Youtube Space ......... Vocês tem que comprar a UDEMY. Unir Youtube com UDEMY.

@Anonymous  Pois é, você tem razão. Quando o aluno compra o curso e no mesmo dia pede reembolso e avalia com 1 estrela, sendo que assistiu em torno de 1, 2%, eu sempre tento pedir recurso para a equipe da Udemy, mas não consigo obter êxito, no que tange a pelo menos, obter a exclusão da avaliação e do comentário negativo, sem base alguma. Exemplo: Comentários do tipo "Curso ruim, superficial" visto que o aluno não assistiu nada, e está "avaliando pelo todo".

 

Espero que a Udemy tome medidas quanto a isso, para nos ajudar. 

 

Forte abraço!

Anonymous
Não aplicável

Exatamente @AdemirJr ,

 

Eu já reportei avaliações negativas para a Udemy com alunos reclamando coisas do tipo:

- Não conseguia assistir os vídeos, player travando;
- Não conseguia ouvir o áudio, problema no player;

- Não conseguia gerar o certificado;
- Estava avaliando negativamente porque não tinha assistido nada do curso e era obrigado a avaliar;

- Não gostou do novo layout da Udemy;

- etc

 

Claro, tinha avaliações também que não se tratava da plataforma Udemy. Tinha aluno que não gostou da minha voz, que não gostou do meu papel de parede, que não gostou do tamanho da fonte usada ou da qualidade do áudio ou não gostou mesmo do curso em sí. 

Mas uma coisa é o aluno avaliar pelo que você entrega e outra é avaliar por problemas que são alheios ao conteúdo.

 

Em todo caso, nunca recebi nenhum retorno da Udemy, nem pra dizer que meu pedido tinha sido acatado ou só pra dizer o que eu já sei de que
não está nem ai para o instrutor.

 

Abraço!

@AdemirJr em meu ponto de vista o sistema de avaliação é sim muito importante para o instrutor. É através dele e do feedback dos alunos que identifico pontos de melhoria em meus cursos. 

Obviamente vez por outra recebo avaliações negativas de gente que não tem a menor base para criticar, mas isso faz parte do jogo. Meu foco tem que ser direcionado para o aluno que tem interesse, que faz perguntas e que coloca de certa forma esperança de atingir algo mais em sua vida através do conteúdo do meu curso. 

No mais, todo o resto deve ser ignorado. 

 

 

Anonymous
Não aplicável

Todo dia um novo exemplo...

Udemy e as punições aos instrutoresUdemy e as punições aos instrutores

Abraço!

Nunca Ví avaliar um Curso antes de terminar, .... deve existir algum interresse psicológico nisso, baixar a estima do gerador de conteúdo, se for isso comigo não funciona: 23 anos de trabalho como Professor , atuei com nota 9,7 na maior  rede de ensino profissionalizante do Brasil, 12 anos de trabalho online, + de 100 Mil seguidores do Youtube, mais de 5000 aulas no Youtube, reconhecimento do Google, ......... e da própria UDEMY, POIS FUI APROVADO EM SUA AVALIAÇÃO, com elogios,....... o resto é leigo querendo ensinar Padre a rezar missa.

Acho que o grande problema do sistema de avaliação são os próprios alunos que não sabem avaliar. Já recebi avaliações com a mensagem "Excelente Curso" e apenas 3 estrelas. 

 

Já recebi avaliação dizendo que o curso não ensinava A ou B sendo que na descrição do curso nunca foi dito que ensinaria A ou B.

 

Normalmente as piores notas estão relacionadas a alunos que não leem as informações do curso e se matriculam sem estarem preparados para tal curso. 

 

Hoje mesmo recebi uma avaliação baixa em que o aluno alertava aos outros que o curso exigia tal conhecimento e quem não soubesse tera dificuldades como ele teve. Mas lá nos requisitos do curso diz exatamente isso. Porque não leu? Ou se leu, achou que se garantia enganando a si mesmo e depois passou perrengue e avalia mal o curso.

 

A maioria dos brasileiros, não sabe interpletar texto, lê e não entende, SÃO ANALFABETOS FUNCIONAIS,  VOCÊ EXPLICA 10 X é o animal racional, não raciocina, e ainda se acha competente para ensinar o Professor.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas