Aulas para Download

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Aulas para Download

Bom dia pessoas! 

 

Recentemente recebi uma mensagem de um aluno solicitando que eu colocasse as aulas para download para que ele pudesse assistir o curso mesmo sem internet. Fui à plataforma e coloquei algumas, mas não o curso todo. Eu acreditava que o download só seria possível no celular para minimizar (impedir é impossível) a chance de pirataria, porém fazendo testes como aluno, ví que quando está marcado para download você pode baixar o MP4 da aula no computador sem problemas.

 

Penso que a Udemy poderia utilizar o player de vídeo próprio para PC com DRM para possibilitar assistir offline com alguma camada de segunrança e direitos. 

 

Como vocês lidam com essa situação: vocês colocam todo o curso para download ou não?

 

 

5 RESPOSTAS 5
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

E aí Ricardo, excelente discussão, apenas gostaria de esclarecer um aspecto: todos os cursos quando publicados ficam automaticamente disponíveis para download em dispositivos móveis. A opção manual para habilitar aulas para download afeta somente os downloads pelo computador, sendo totalmente opcional por parte do instrutor ofertar essa funcionalidade. 

De qualquer forma, agradecemos a sua sugestão 🙂 


Rafael - International Community Team
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

 

Olá @ricardoteix. Pelo menos por enquanto essa briga contra a pirataria é causa perdida.

 

Eu mesmo em 2005, quando meus cursos eram vendidos no Mercado Livre, em CDs enviados pelo Correios, processei umas quinze pessoas.

 

O resultado foi um ano de idas e vindas ao fórum local, o que me tomou muito tempo, e como eram réus de vários estados, quase nenhum veio a Salvador responder processo.

 

Surpreendentemente, apesar de comprovar a ação pirata, nem todo juiz deu a mim o ganho da causa e as poucas que ganhei o réu sequer tinha conta bancária ou bens para arresto.

 

Ou seja, foram mais de cinquenta idas ao fórum perdendo tempo e dinheiro sem que a pirataria saísse do Mercado Livre. Nem um processo contra o próprio Mercado Livre vingou.

 

Com o tempo o próprio Mercado Livre baniu as videoaulas da plataforma e eu passei a ofecer o curso com livro impresso e mais o DVD. Distribuindo parte do conteúdo em um e outro. Quem tivesse apenas a videoaula não teria todo o treinamento.

 

Mas aconteceu um fenômeno interessante. Até hoje, graças as videoaulas pirateadas de 2005, muitas disponíveis no Youtube sem que eu me preocupe em tirá-las, tenho recebido clientes que conheceram meu trabalho e querem comprar os cursos mais atuais. Em Angola por exemplo, sou muito conhecido porque até em supermercado vendiam meus cursos lá. 🙂

 

Se me permite uma sugestão, não facilite a pirataria, denuncie sempre que encontrar links para download, mas não gaste muita energia com isso, porque se o curso for bom o suficiente para que queiram piratear, considere como um marketing inusitado que vai divulgar seu trabalho para outros mercados.

 

Abs.

 

Orbigado @Prof_Thompson pelas valiosas palavras. É triste saber que nosso judiciario trata o direito autoral dessa forma.

 

Sei que existem varios softwares que permitem baixar todo o curso sem cknsentimento, mesmo assim nunca encontrei meu curso sendo comercializado fora. 

 

Em relação a opção da Udemy de permitir, você coloca todo o curso para download?

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

 

Depende do curso.

Como eu disse sou pirateado desde 2005 e por um bom tempo nos resultados das buscas pelas palavras download e curso hacker só levavam para o meu curso. É até difícil encontrar quem estuda sobre segurança da informação a algum tempo que não tenha baixado ou assistido a algum curso meu.

Estes cursos ultrapassados eu não me preocupo mais e quando vejo - é raro - os cursos novos em algum link, entro em contato com o serviço (4Shared, Mega, etc.) e peço para tirar. Geralmente funciona.

Poderia usar uma tecnologia parecida com a do Spotify: Os usuários baixariam as aulas em um formato específico que só o player/app da Udemy conseguiria abrir. Assim o aluno poderia assistir as aulas offline, sem causar preocupação no instrutor com relação a pirataria.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas