Classificação 1 estrela - indignação pessoal.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Classificação 1 estrela - indignação pessoal.

Ir para a Solução

Prezados, essa mesagem é um indignação com o sistema de classificação dos cursos, assunto recorrente e já postado aqui por outros instrutores. 

 

Estou desenvolvendo um trabalho muito sério, dedicando horas e horas presciosas da minha vida para produzir conteúdos de qualidade para meus alunos. Acompanho dioturmente as perguntas, as inscrições, as classificações, e qualquer outro evento no contexto do curso.

 

Fico imensamente desmotivado em continuar produzindo mais conteúdos, e até repensar se devo ou não lançar cursos nessa plataforma, quando vejo que alunos são motivados a classificar o curso, sem terem tempo de avancarem pelo menos um pouco mais com carga horária, ou que tenha interagido com o inscrutor enviando alguma pergunta, ou concluído alguma atividade, etc.

 

Isso é um algoritmo, automático, que no meu ponto de vista, como profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, tem falhas, e muitas falhas.

 

Estou indignado, fico desmotivado por não podermos fazer nada em relação ao processo de classificação dos cursos.

Obrigado,

 

Marco Aurélio Dias de Oliveira
Campo Grande(MS)
Brasil.

2 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Pessoal, todos os instrutores sabem que a política de avaliação é um vexame! Bom pro aluno safado que fica satisfeito em ter ferrado a gente e péssimo para nós. Um aluno deu 2 estrelas porque não sabia como diminuir a velocidade do vídeo. Denunciei e ficou por isso mesmo (típico da Udemy).

 

Estou cheio de uma estrela sem um comentário sequer. Por mim, uma estrela sem comentário deveria ser automaticamente deletado. Mas a Udemy insiste em dizer que o aluno tem o direito de avaliar como quiser (típico da Udemy), mesmo que seja claramente, apenas, para ferrar o curso.

 

Por isso, desde que iniciei há 3 anos, só agradeço aos que dão 5 estrelas. Não vou dar prazer a um safado que dá cotação baixa e é acobertado e idolatrado pela Udemy.

 

Espero ter contribuido com esta discussão aqui e, prezados colegas, desculpem o desabafo.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Na realidade a Udemy exige que o instrutor destrua a didática evolutiva do curso de forma que o aluno se sinta engajado logo no princípio. As avaliações dos meus cursos melhoraram muito quando refiz a ordem das lições iniciais. Para mim, o curso ficou com a qualidade bem sacrificada.

Ver solução na publicação original

73 RESPOSTAS 73

Ir para a Solução

Marco não desista, tem pessoas e pessoas, garanto que em outras oportunidades, você teve 5 estrelas. Infelizmente esse tipo de pessoa que atribui apenas uma estrela, com um tempo de video assistido, só tem ela a perder. Seu desempenho e cursos tem boa reputação pelo que vi, agora realmente da uma tristeza, quando recebemos essa avaliação. Em meus cursos recentes, tbm tive algumas avaliaçoes de alunos com 2% assistido. No entanto, tento me apegar aos outros que elogiaram, sendo assim, estou seguindo a caminhada.

Ir para a Solução

Muito obrigado Angelo, procuro manter o foco sim no lado positivo. Acredito que temos que responde as mensagens postadas nas classificações, e acabamos perdendo tempo e energia com esse tipo de aluno. Desde 2017 estou firme na plataforma poduzindo conteúdos. Essa forma que o algoritmo atual da Udemy trata essas classificações, no meu ponto de vista, é muito injusta. Mas, vamos que vamos. Apenas registrei minha indginação porque estou a meses trabalhando para atualizar os cursos e ver esses casos é como morer na praia. Forte abraço, Maddo

Ir para a Solução

Sim, sobre o algoritimo também concordo. No entanto, a UDEMY tem reiterado a politica de que ao classificar dessa forma com apenas 1 estrela e com tempo curto o "peso" é menor, mas temos que esperar pra ver né.  E como voce mesmo mencionou pela tua experiencia o algoritomo precisa ser melhorado.

Ir para a Solução

Já reclamamos várias vezes sobre esse sistema de avaliação, inclusive essa primeira avaliação que é muito precipitada. Normalmente os cursos ainda estão na fase inicial, mais teorica e de apresentação e vem aquele pedido de avaliação e o aluno solta uma nota baixa. 

Mas é assim, no inicio você se importa, com o passar do tempo vai continuar vendo isso não dando tanta importancia. 

Ir para a Solução

Sim Marcio, é um tema recorrente! Se tivesse uma opção na plataforma para customizar o que queremos visualizar ou não, eu desativaria o menu avaliações. É estressante ver o nosso trabalho recebendo classificações no momento errado, de alunos recem chegados. É difícil não se importar, derrepende você nota que de 4.8, vai para 4.7, 4.6, etc e vai investigar e encontra 20 classificações 5 estrelas e algumas menos que 3 e uma ou outra 1 estrela. O impacto é desastroso no nosso emocional e na motivação. Eu nem me darei o trabalho de responder mais essas classificações. Vai rodar no piloto automático até que algo mude.

Ir para a Solução

Eu não respondo aos comentários, sejam positivos ou negativos. Cheguei a conclusão que é um espaço realmente criado para os alunos e não para os instrutores. Só respondo quando vejo que o aluno tenta denegrir de alguma forma o curso inventando algo inveridico o cobrando alguma coisa no curso que não foi prometida na descrição. 

Ir para a Solução

Boa noite Sr. Marco,

Sim, entendo sua situação perfeitamente.

Isto acredito que aconteceu/acontecerá com todos os professores desta plataforma.

Também acredito que talvez seja injusto um comentário falso ou que não corresponde ao que a maioria informa. Acho que seria mais justo dar a média, porém, protegendo o professor. Até porque, um concorrente pode comprar o seu curso, avaliar de forma negativa e pedir o reembolso. Acho que a classificação e o comentário de quem pediu reembolso, não poderia valer. Deveria estar lá apenas o comentário de quem é realmente o seu aluno e quer acrescentar algo de positivo.

Enfim, espero também que melhorem isto. A Udemy é fantástica e sei que devem estar pensando em algo para proteger os instrutores.

Muito obrigado por compartilhar conosco!

Abraço! Que papai do céu abençõe você e suas vendas!

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

@MarcoMaddo isso é extremamente desagradável e desmotivante mesmo. Antes eu respondia às avaliações todos os dias e acabei deixando para "de vez em quando", justamente porque eu quero poder continuar fazendo meu trabalho em paz 🙂 

Pela minha experiência eu posso te dizer sem medo que o algoritmo da Udemy e esse sistema de avaliações precoce não é o maior problema.... o grande problema mesmo são as pessoas que estão do outro lado da tela:

- a grande maioria não entendeu a proposta do curso e se inscreveu segundo sua própria imaginação

- a esmagadora maioria não está nem aí para quem está desse lado da tela e nem presta atenção no que está fazendo: não estão realmente interessadas em avaliar, colocam qualquer coisa e não querem nem saber o que foi

- não são capazes de ler o que está escrito na tela e clicar em “avaliar mais tarde”. Na maioria dos meus cursos eu explico esse procedimento MOSTRANDO como fazer e tem gente que deixa uma avaliação ruim reclamando que foi muito cedo

Depois disso ainda existem dois tipos de avaliação negativa:

- os que realmente não estão gostando do curso (por que se engaram ou mais uma vez, não leram a proposta do curso)

- os que fazem de propósito para prejudicar o nosso trabalho (vejo isso com frequência nos meus cursos: avaliação ruim de alguém que está lançado ou já tem cursos na mesma área)

Eu sei muito bem o quanto isso dói, mas precisamos aprender a separar “o joio do trigo” e deixar o joio secar e se acabar no eu próprio veneno 😉

Faz o teu melhor, aprende com as críticas que realmente podem contribuir para a tua evolução como profissional e segue em frente se ensinar online é o que tu queres fazer.

Anedota: quando eu atuava como afiliada Udemy, tinha acesso a alguns dados de cursos para as divulgações... em uma delas eu pude ver que um dos cursos mais vendidos pela Udemy no mundo inteiro tinha uma média geral de 3,7. Essa imagem nunca mais saiu da minha cabeça e me ajudou a relativizar um pouco isso da avaliação.

Fica firme aí!

Abraço,

Leila

Ir para a Solução

' os que fazem de propósito para prejudicar o nosso trabalho (vejo isso com frequência nos meus cursos: avaliação ruim de alguém que está lançado ou já tem cursos na mesma área)'

 

Muito recorrente.


Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Existem casos claros, e já documentados ..... de concorrentes que compram o Curso para avaliar de forma a prejudicar o gerador de conteúdo..... concorrente.

Ir para a Solução

Amigo estava pensando isso hoje. 

 

Na pandemia eu lancei um curso na Udemy feito com dedicação. Comecei a receber várias notas 5, de repente do nada aparece um 2, 2.5... Sem comentários, sem justificativa. 

 

Comecei a pensar se tem instrutor de curso igual capaz de fazer isso de propósito porque acha que a concorrência é ruim.

 

Eu não duvido.

 

Eu tenho mais de 50 cursos comprados na Udemy, sempre coloco uma nota justa, às vezes mais alta do que o curso realmente merece, porque sei o trabalho que dá fazer um curso.

 

Mas começo a achar que nem todos são assim. 

Ir para a Solução

Bom dia. Sinto o mesmo a respeito. Eu não tenho uma equipe de som, iluminacao, edição e tudo mais, faço tudo sozinho. Tenho 20 anos de experiência na área educacional muiscal. O trabalho que dá de elaborar um curso online, a pessoa não tem ideia.

Ir para a Solução

Uma coisa que eu não concordo é liberar avaliação para curso gratuito. Eu tenho cursos gratuitos e um deles eu postei para contribui de alguma forma com a sociedade, seja de crescimento pessoal para quem assiste. É o caso do Curso de Recolocação no mercado de trabalho. Não achei justo uma aluna dar 1 estrela. Já estou aprendendo a lidar com avaliação incoerente, mas não gostei. 

Ir para a Solução

Tem meio que se desligar das avaliações. Se você tiver 1.000 alunos e 999 te derem 5 estrelas, pode apostar que 1 vai de 3 estrelas ou menos. Isso acontece porque muitos não avaliam o curso, mas aquilo que eles querem como resposta. 

Se você ensinar a operação de adição 1+1, o aluno estiver procurando pela operação 1+9, vai avaliar se curso como ruim porque não tem exatamente o que ele quer. 

As avaliações que deveriam servir para que os instrutores aprimorem seus cursos, acabam sendo inuteis nesse sentido. 

Ir para a Solução

@Marcio  escreveu:

Tem meio que se desligar das avaliações. Se você tiver 1.000 alunos e 999 te derem 5 estrelas, pode apostar que 1 vai de 3 estrelas ou menos. Isso acontece porque muitos não avaliam o curso, mas aquilo que eles querem como resposta. 

Se você ensinar a operação de adição 1+1, o aluno estiver procurando pela operação 1+9, vai avaliar se curso como ruim porque não tem exatamente o que ele quer. 

As avaliações que deveriam servir para que os instrutores aprimorem seus cursos, acabam sendo inuteis nesse sentido. 


Olá @Marcio porém as avaliações interferem nas nossas vendas, eu imagino. Ou não?

Ir para a Solução

Sim, mas nesse caso sua média de avaliações tem que estar muito baixa para influenciar, se isso acontecer, então é porque a maioria dos alunos não gostaram do curso e não um ou outro. Se isso acontecer, então tem que se preocupar, porque o seu curso pode mesmo não ser o esperado pela maioria dos alunos que o assistiram. 

Um comentário ruim entre 10 bons comentários não vai influenciar negativamente suas vendas.

 

Luizomf
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Cara, eu sei exatamente sua dor.

 

Tenho um curso de 85 horas (acho que mais que isso). Levei mais ou menos 3 anos montando (junto com meu trabalho e tals, por isso demorou tanto). Mas, mesmo assim, virei noites e noites montando aulas e exercícios.

 

Hoje eu respondo alunos praticamente 24/7.

 

Talvez esse curso não deveria estar na Udemy? Talvez! Talvez eu poderia ter dividido esse curso em 3 cursos distintos? Talvez! O problema é que já está ativo e não tenho como (nem quero) voltar atrás, a vida segue é pra frente. Mas, quando noto que o aluno está dando classificação baixa por ter feito apenas uma ou duas aulas, me da vontade de pedir o cancelamento desse curso, ou apagar todas as aulas... Sei lá, tirar daqui. É muito irritante mesmo.

 

Por outro lado, como muitos aqui já descreveram, a maioria esmagadora dos alunos na verdade eleva o moral do instrutor. Pode reparar que são apenas alguns alunos que classificam de forma ruim.

 

Eu costumo pensar que a maioria dos seres humanos são bons, honestos e tem empatia pelo próximo. Uma minoria, só consegue satisfação tentando subir no ego de outro alguém. E, sinceramente, tenho um pouco de dó dessas pessoas.

 

Falando sobre o sistema de avaliações, eu acho que a Udemy poderia mudar isso, ou, na pior das hipóteses, pedir novamente uma avaliação de forma que relembre o aluno de avaliar novamente por volta dos 50% do curso mais ou menos, ou até menos que isso.

 

Enfim, já vi muitas reclamações sobre isso aqui, então acho que não vai acontecer. Só te respondi para reafirmar que também não gosto desse sistema de avaliações.

Ir para a Solução

Olá @Luizomf obrigado por compartlhar sua opnião e sua experiência. Me coloco também na mesma situação que a sua. Inclusive, investi em um estudio para melhorar a qualidade de som e imagem, além de passar horas e horas planejando e gravando as aulas para o curso.

 

Essa dedicação, não aparece para os alunos. Mas concordo que a maioria dos alunos estão gostando do curso, com relatos de alta qualidade. O que realmente me aborrece com esse sistema de classificação, que para mim, é falho e manterei esse conceito por muito tempo ainda, é ver o trabalho morrer na praia.

 

Esse ano, não irei mais responder nenhum mensagem de classificação recebida, independente de ser para 1 ou 5 estrelas. Isso toma tempo, e tempo para mim, é tempo de vida que se perdido não voltará nunca mais.

 

Gastar tempo respondendo bem, educadamente as classificações recebidas, e depois ter que adular literalmente alunos que nem estão estudando corretamente, devido uma classificação baixa, é pura perca de tempo.

 

Forte abraço,

Maddo

GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

 

 

"

 Isso toma tempo, e tempo para mim, é tempo de vida que se perdido não voltará nunca mais.

 

Gastar tempo respondendo bem, educadamente as classificações recebidas, e depois ter que adular literalmente alunos que nem estão estudando corretamente, devido uma classificação baixa, é pura perca de tempo."

 

Concordo 100%

Ir para a Solução

Esse sistema de avaliação da Udemy é 100% irreal e furado.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas