Classificação 1 estrela - indignação pessoal.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Classificação 1 estrela - indignação pessoal.

Ir para a Solução

Prezados, essa mesagem é um indignação com o sistema de classificação dos cursos, assunto recorrente e já postado aqui por outros instrutores. 

 

Estou desenvolvendo um trabalho muito sério, dedicando horas e horas presciosas da minha vida para produzir conteúdos de qualidade para meus alunos. Acompanho dioturmente as perguntas, as inscrições, as classificações, e qualquer outro evento no contexto do curso.

 

Fico imensamente desmotivado em continuar produzindo mais conteúdos, e até repensar se devo ou não lançar cursos nessa plataforma, quando vejo que alunos são motivados a classificar o curso, sem terem tempo de avancarem pelo menos um pouco mais com carga horária, ou que tenha interagido com o inscrutor enviando alguma pergunta, ou concluído alguma atividade, etc.

 

Isso é um algoritmo, automático, que no meu ponto de vista, como profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, tem falhas, e muitas falhas.

 

Estou indignado, fico desmotivado por não podermos fazer nada em relação ao processo de classificação dos cursos.

Obrigado,

 

Marco Aurélio Dias de Oliveira
Campo Grande(MS)
Brasil.

2 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Pessoal, todos os instrutores sabem que a política de avaliação é um vexame! Bom pro aluno safado que fica satisfeito em ter ferrado a gente e péssimo para nós. Um aluno deu 2 estrelas porque não sabia como diminuir a velocidade do vídeo. Denunciei e ficou por isso mesmo (típico da Udemy).

 

Estou cheio de uma estrela sem um comentário sequer. Por mim, uma estrela sem comentário deveria ser automaticamente deletado. Mas a Udemy insiste em dizer que o aluno tem o direito de avaliar como quiser (típico da Udemy), mesmo que seja claramente, apenas, para ferrar o curso.

 

Por isso, desde que iniciei há 3 anos, só agradeço aos que dão 5 estrelas. Não vou dar prazer a um safado que dá cotação baixa e é acobertado e idolatrado pela Udemy.

 

Espero ter contribuido com esta discussão aqui e, prezados colegas, desculpem o desabafo.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Na realidade a Udemy exige que o instrutor destrua a didática evolutiva do curso de forma que o aluno se sinta engajado logo no princípio. As avaliações dos meus cursos melhoraram muito quando refiz a ordem das lições iniciais. Para mim, o curso ficou com a qualidade bem sacrificada.

Ver solução na publicação original

73 RESPOSTAS 73

Ir para a Solução

Olá pessoal, desde final de 2016 estou na Udemy e no início eu fiquei encantado com a plataforma, as ferramentas para produzir conteúdo, etc. 

Com o tempo, passei a compreender o público que é um público que não pagaria por exemplo 1000 reais por um dos meus treinamentos, mas que paga entre 20 e 30 reais.

Uma pessoa que investe 1000 reais em um curso, antes de tudo dá valor ao seu capital e não sairá desclassificando o curso, com 1 estrela e comentários sem fundamentos.

Agora a triste constatação é que, no meu ponto de vista, ao comprar um curso que vale 1000 reais e pagar entre 20 e 30 reais, dá a impressão de que o público neste caso, não leva em consideração o contexto como um todo do curso, tais como: Qualidade das aulas, suporte do instrutor, atualização de conteúdo, e não dedica tempo para LER os comentários de outros alunos.

Eu já tive casos de aluno postar uma pergunta na parte da manhã, e desclassificar o curso na parte da tarde porque não recebeu atenção do instrutor. 

O sistema de classificação poderia sim se melhorado e muito.

No YouTube por exemplo, eu tenho a opção de reter todos os comentários para analise. E eu seleciono o que vai ou não a área de comentários dos meus vídeos. Raramente um comentário é negativo ou desrespeitoso.

No lugar das estrela, tenho os Likes de Dislikes.

Olha só um dos meus vídeos:

Screenshot from 2022-03-04 23-45-02.png



Mais de 27 mil visualizações, ZERO Dislikes.


Screenshot from 2022-03-04 23-47-29.png

 

Mais de 189 mil visualizações, ZERO Dislikes.

 

Instagram e Facebook também foram ao longo do tempo, revendo seus processos para LIKES e Dislikes.

Fazendo aqui mais uma correlação, com o comportamento de quem paga 20 ou 30 reais por um curso, temos o público que gosta de notícias das páginas policiais em detrimento das páginas do LADO B da notícia, que é de fato o que a comunidade está fazendo de bom. Trazendo para nosso contexto, as páginas policiais são as 1 estrelinhas e os comentários sem fundamentos sobre nosso trabalho, o LADO B são os comentários dos alunos que estão satisfeitos com nossos conteúdos, que no meu caso, é a grande maioria esmagadora.

Hoje, eu não perco mais tempo respondendo comentários postados nas classificações dos meus cursos, porque toma tempo, é muito estressante e não dá retorno algum.

Este texto é o meu ponto de vista, cada um tem o seu. Mas achei bacana colocar aqui e compartilhar com os colegas, principalmente os novatos.


Sucesso a todos, Professor Marco Maddo

Ir para a Solução

Bom dia professor Marco.

Concordo plenamente com o seu ponto de vista. 

 

Eu publiquei meu primeiro curso na metade de 2021 e tinha planos de lançar mais 3 cursos neste primeiro semestre. 

 

Mas... com o tempo comecei a perceber algumas coisas muito erradas na plataforma, comecei a acompanhar o fórum e ver que a reclamação dos professores vem de longa data. 

A plataforma só fornece respostas padronizadas e não resolve os problemas informados.

 

A distribuição de 25% do valor chega a ser ofensiva. A Udemy faz o marketing dos cursos, sim, bem como as lojas de App do Google e da Apple, e eles ficam com 30% do valor, não com 75%.

E a Apple já vem enfrentando processos de empresas que consideram 30% abusivo.

 

Fazer um curso de qualidade, publicar, cobrar valores irrisórios, esperar meses até começar a ter um retorno financeiro, pagar 75% para a Udemy... tudo isso exige uma enorme vontade e fidelidade do professor de continuar na plataforma.

 

Mas nada desanima mais do que acompanhar o sistema de estrelas da Udemy.

 

Parece que uma estrela baixa tem mais força na média do curso do que vários 5 estrelas. É incrível como a nota sobe devagar ao longo de várias e várias notas 5, mas despenca com uma nota 3.

 

E na maioria esmagadora das vezes a nota baixa não vem acompanhada de uma explicação. Não é possível que a Udemy não exija ao menos um motivo razoável para notas abaixo de 4. 

 

Um aluno com 5% do curso realizado escreve "Está bom até aqui, vou deixar uma nota 2,5 e no final eu vejo". E lá se foi a média.

 

Realmente as pessoas não valorizam o enorme trabalho realizado ao comprarem cursos por menos de R$ 30. Menos que um almoço.

Sinto que a Udemy não valoriza o professor ao não permitir a nota apenas ao final do curso e não exigir um comentário mínimo do aluno. 

 

Hoje o prazer de ensinar está dispoutando com o estresse de acompanhar os retornos do curso.

 

Felizmente, a maioria esmagadora dos retornos são ótimos. Mas somos humanos, nos apegamos às coisas que não são boas com mais força do que às coisas boas. 

 

E isso não vai mudar. 

 

Estou revendo meus conceitos, revendo se vou publicar meus próximos cursos na Udemy ou se vou deixar pra lá, ou, usar outra plataforma. 

 

Se eu estou frustrado, imagino como estão os professores de longa data na plataforma, quando a Udemy parecia ser um local muito melhor do que aparenta ser hoje. 

 

Desculpem o textão. 

Ir para a Solução

Olá Marco, tudo bem? Houve algum progresso na questão de classificação de cursos da Udemy? Cara, eu estou muito desanimado porque me tornei instrutor recentemente e em aproximadamente 6% do curso já aparece o pedido de avaliação. Tipo, as aulas introdutórias nem foram concluídas ainda e a pessoa vai lá e já dá nota baixa. Demorei 9 meses para produzir meu primeiro curso. Estou pensando seriamente em excluir ele da plataforma, porque está ficando inviável. Um aluno de Portugal me deu uma estrela mês passado, não deixou comentário e não respondeu meu questionamento sobre o porquê daquela nota ruim. provavelmente vou largar essa plataforma e ir para outra.

Ir para a Solução

Pior de tudo é que a Udemy defende essa avalição nas primeiras aulas do curso. Já criticamos bastante esse pratica por aqui, mas a Udemy não muda isso infelizmente. 

 

 

Ir para a Solução

Eu estou gravando mais um curso para a Udemy. Se por acaso a minha nota continuar caindo, esse será meu último curso. O meu primeiro curso é único (não possui concorrência). Existem alguns cursos com leve semelhança, mas não existe curso que seja como o meu. Esse outro curso que estou fazendo será o primeiro da plataforma, pois na pesquisa não aparece nada, ou seja, não tem nenhum curso ainda. Se flopar, vou parar de trabalhar com a Udemy.  A nota de 1 estrela que recebi mês passado fez meu curso ir de 4.9 para 4.6 instantâneamente. O mais engraçado é que a pessoa que comprou, fez 100% do curso e não pediu reembolso (talvez para mexer no algoritmo). Provavelmente deixou o curso rodando até dar 100%. A minha suspeita principal é de que seja algum fake querendo minar meu trabalho, porém depois dessa queda brusca de nota, tenho recebido várias avaliações 3 estrelas que provavelmente são avaliações induzidas pela nota ruim de 4.6 que tenho. Somente as avaliações 5 estrelas possuem comentários. Nenhuma avaliação abaixo disso tem comentário sobre o motivo da nota baixa. Isso não faz sentido nenhum.

Ir para a Solução

📢Show, textão nada... Textões como o seu para não dizer os nossos, são melhores que textinhos copia e cola padronizados, textões escritos por nós, refletem a pura realidade que tem que ser escrita e falada ao máximo por nós, os Instrutores.

Ir para a Solução

@MarcoMaddo @AlexGodoy Quando será que a Udemy vai cair na real e admitir que o sistema de avaliações de estrelinhas é completamente furado? As grandes empresas já abandonaram isso há muito tempo!

 

Ir para a Solução

Ao que parece não há essa intenção. O pior é que nenhuma sugestão dada pela comunidade é aceita e implementada. Mas quando a plataforma resolve fazer alterações ela faz sem nem mesmo consultar os instrutores.

Ou seja, essa mudança só vai rolar quando a plataforma encontrar algo que pode ser bom para ela e ruim para os instrutores. Porque todas as mudanças são assim. São sempre benéficas para a Udemy e prejudiciais aos instrutores. 

Estou aqui desde 2018 e não teve nenhuma mudança que os instrutores puderam dizer "Agora sim, acertou em cheio. Valeu Udemy!!!".

Ir para a Solução

Sim! Concordo com você teve um aluno que assistiu 1 aula e me avaliou mal e disse que o curso era ruim. Então, mandei uma mensagem perguntando em que ele gostaria que o curso melhorasse. Faz mais de 4 meses e ele não me respondeu e fiquei com uma avaliação baixa de uma aluno que assistiu há um vídeo de 5 minutos de apresentação do curso.

 

Isso me quebrou no ranking. Deveria ter um sistema onde o aluno só pode avaliar o curso depois de x horas de aulas assistidas.

Ir para a Solução

O problema é que a Udemy pensa diferente. Ela acha que o aluno nas primeiras aulas já deve ter o sentimento se o curso é bom ou não. Ela pensa que o feedback rápido vai captar mais alunos. Pela Udemy, os instrutores tem que fazer as primeiras aulas as mais cativantes, divertidas e interessantes para que o aluno se motive com o curso. O que é bem complicado, porque o inicio de todo treinamento normalmente é a parte mais chata de ser assistida já que é a apresentação do instrutor, dos curso, das ferramentas, ... 

Ir para a Solução

@ThiagoLuizB449, com vai?

 

Olha, isso é super comum acontecer. O que temos que fazer é abstrair e focar no curso, esse sistema de classificação é muito injusto com nós instrutores.

Ruim com ele, pior sem ele, vai saber. O que sei é que várias outras plataformas estão indo por outro caminho.

 

Sucesso,

 

Maddo

Ir para a Solução

O porém é que o peso da avaliação por quem assistiu uma aula ou o curso inteiro é o mesmo e por conta dessas avaliações o seu curso deixa de ser indicado pela plataforma, pois ele é visto como um curso ruim.

 

O que abre margem para sabotadores.

Ir para a Solução

Na realidade a Udemy exige que o instrutor destrua a didática evolutiva do curso de forma que o aluno se sinta engajado logo no princípio. As avaliações dos meus cursos melhoraram muito quando refiz a ordem das lições iniciais. Para mim, o curso ficou com a qualidade bem sacrificada.

Ir para a Solução

Abaixo as estrelinhas! Isso está bem defasado.

Ir para a Solução

Abaixo as estrelinhas! Só prejudicam o instrutor! Este sistema de classificação é furado e as grandes plataformas não usam mais.  

Ir para a Solução

Na minha opinião isso acontece porque muitos instrutores aceitam vender seus cursos a preço de saldo de 27.90... 

Será bem mais raro e difícil alguém que investe um valor justo num curso com qualidade apenas ter interesse de entrar para dar 1 estrela.

É apenas a minha opinião, quando o instrutor não se valoriza ele não é valorizado.

Ir para a Solução

Não é nem a questão de aceitar é a concorrência. Quando está em um nicho onde tem centenas de instrutores com cursos concorrendo com o seu é bem difícil não se adequar ao preço de mercado. Se o seu nicho tem apenas vc, então é mais fácil colocar um preço e ponto final. 

Eu fiz vários testes de estratégias de preços aqui na Udemy e sempre o que vende são os cursos promocionais. E já cheguei a colocar curso com preço cheio de 89,90 a 34,90 e desabilitar os descontos. As vendas se tornaram mínimas. Acredito que por conta da cultura de descontos que foi criada pela Udemy. 

Ir para a Solução

O que na minha opinião deve ser feito é utilizar a Udemy como plataforma mas publicitar os seus serviços noutros locais e não esperar pelos clientes.

No meu caso eu sou bem ativo nas redes sociais, YouTube etc, os clientes que chegam aqui vêm pelos meus links e com intenção de comprar o meu curso, uma vez que já conhecem a minha didática e imagem.

Nesse caso eu não preciso de utilizar qualquer promoção para me fazer notar nem recebo apenas 37%, mas sim 97% uma vez que os meus alunos chegam pela minha mão.

 

É necessário criar uma estratégia de mercado. Fazer-se conhecer pelos alunos fora daqui.

Ir para a Solução

Nesse caso sim, se vc tem esse alcance pode usa-lo para compartilhar seus links  e não depender do orgânico e promoções da Udemy. 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas