Como é o informe de rendimentos para declaração imposto de renda na UDEMY?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Como é o informe de rendimentos para declaração imposto de renda na UDEMY?

Ir para a Solução

Ola!

Eu usei Paypal no inicio e depois migrei para Payonner. Como conseguimos o informe de rendimentos ganhos na UDEMY e como declarar?

Obrigado

3 SOLUÇÕES ACEITES
band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Bom dia @Anonymous,

 

 

Eu ainda estou criando meu curso pela Udemy, mas já preencho o carnê a mais de um ano como freelancer.

 

O carnê Leão deve ser preenchido por todo profissional autônomo. Normalmente ele é preenchido apenas por aqueles com renda declarável. Lembro que o preenchimento do carnê-leão não livra você da declaração anual de imposto de renda.

 

No programa do carnê-leão você deve inserir suas receitas e as deduções. Estas são muito importantes pois irão reduzir o número de imposto que você deve pagar. Alguns exemplos de deduções são:

  1. Dependentes;
  2. INSS
  3. Anúncios
  4. Água, luz, telefone e aluguel (1/5 caso trabalhe homeoffice)
  5. Despesas com prestadores de serviços
  6. Entre outros

O que recomendo é que você baixe o programa no site da Receita Federal (link) e ler bastante a documentação. Leia bastante a parte sobre deduções pois você pode reduzir bastante o seu imposto a pagar (vai por mim!).

 

Outra questão. Se você achar que está pagando uma quantia razoável de imposto (ex.: 300,00), contrate um estagiário, um design, um editor de vídeos e inclua esta despesa em sua dedução. Ou invista em anúncios, entendeu?

 

Se você ainda achar que está pagando muito imposto, avalie a criação de uma empresa no Simples Nacional, mas faça as contas. Você tera despesas mensais com contador e a mensalidade do banco, abertura da empresa, etc. Se ainda assim, dependendo do CNAE seu imposto for menor do que com o Carnê Leão, abra a empresa. Senão, avalie como você pode trabalhar melhor com as deduções.

 

Atualmente eu paguei cerca de 10% de imposto sobre os meus rendimentos em 2018, mas daria pra ter reduzido mais caso eu tivesse utilizado melhor as deduções.

 

Alguns links úteis:

 

https://blog.agilize.com.br/contabilidade/carne-leao-11-questoes-fundamentais/

https://blogdasophia.blogosfera.uol.com.br/2015/05/27/o-que-e-o-carne-leao-posso-pagar-o-valor-que-quiser-de-imposto/

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/281164/deducao-de-despesas-carne-leao-como-declarar-luzagua/

https://impostoderenda2019.net.br/carne-leao-2019/

 

 

Ver solução na publicação original

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

@Anonymous,

 

Uma vez que você transfere o valor em dólar via Payoneer para sua conta bancária, você recebe uma mensagem com:

 

  • O valor em dólar;
  • A cotação utilizada pelo Payoneer;
  • O valor resultante em reais

Bem, estes dados devem ser inseridos a cada mês no carnê leão, pois, se não me falha a memória, ele estipula que você utilize uma contação com um prazo anterior (acho que são 7 dias), mas como o Payoneer utiliza uma contação própria (como o PayPal, não o dólar comercial), você precisa discriminar estes valores como, por exemplo:

 

US$ 200.00 recebidos via Payoneer no dia 12 de fevereiro na contação 1USD = 3.60 BRL utilizada pela ferramenta no valor resultante de R$ 720,00.

Caso você receba via Payoneer como pessoa Jurídica, você deve emitir uma nota fiscal conforme orientado pelo seu contador ou utilizando o guia (link ). Sempre converse com um contador antes.

Ver solução na publicação original

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Excelente! Muito obrigado.
Faz todo sentido. O PayPal é um serviço. Ele inclusive emite nota Fiscal.
Não sei se o mesmo se aplica ao Payoneer. Eu pago imposto mensalmente conforme recebimento de ganhos via Payoneer. Caso alguém tenha alguma luz, tb tenho esta dúvida.

Ver solução na publicação original

17 RESPOSTAS 17

Ir para a Solução

Oi, Marcos. Como vai?

Em sua área de instrutor, clicando em 'Desempenho", você poderá ter acesso aos seus ganhos mensais. Infelizmente, não podemos orientá-lo sobre como declarar, pois isso é considerado aconselhamento legal. Neste caso, eu recomendo que você entre em contato com um consultor fiscal local para ver quais são as melhores opções para você.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Olá, tenho a mesma dúvida, e apesar da Udemy não poder nos orientar, conforme a NicoleC disse a pouco, acredito que outros instrutores que já passaram por isso podem dar algumas dicas.

 

Se por exemplo geram mensalmente um carnê-leão, ou na declaração anual informa os rendimentos anuais de alguma forma.

 

O assunto é sério e toda ajuda é bem-vinda.

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Bom dia @Anonymous,

 

 

Eu ainda estou criando meu curso pela Udemy, mas já preencho o carnê a mais de um ano como freelancer.

 

O carnê Leão deve ser preenchido por todo profissional autônomo. Normalmente ele é preenchido apenas por aqueles com renda declarável. Lembro que o preenchimento do carnê-leão não livra você da declaração anual de imposto de renda.

 

No programa do carnê-leão você deve inserir suas receitas e as deduções. Estas são muito importantes pois irão reduzir o número de imposto que você deve pagar. Alguns exemplos de deduções são:

  1. Dependentes;
  2. INSS
  3. Anúncios
  4. Água, luz, telefone e aluguel (1/5 caso trabalhe homeoffice)
  5. Despesas com prestadores de serviços
  6. Entre outros

O que recomendo é que você baixe o programa no site da Receita Federal (link) e ler bastante a documentação. Leia bastante a parte sobre deduções pois você pode reduzir bastante o seu imposto a pagar (vai por mim!).

 

Outra questão. Se você achar que está pagando uma quantia razoável de imposto (ex.: 300,00), contrate um estagiário, um design, um editor de vídeos e inclua esta despesa em sua dedução. Ou invista em anúncios, entendeu?

 

Se você ainda achar que está pagando muito imposto, avalie a criação de uma empresa no Simples Nacional, mas faça as contas. Você tera despesas mensais com contador e a mensalidade do banco, abertura da empresa, etc. Se ainda assim, dependendo do CNAE seu imposto for menor do que com o Carnê Leão, abra a empresa. Senão, avalie como você pode trabalhar melhor com as deduções.

 

Atualmente eu paguei cerca de 10% de imposto sobre os meus rendimentos em 2018, mas daria pra ter reduzido mais caso eu tivesse utilizado melhor as deduções.

 

Alguns links úteis:

 

https://blog.agilize.com.br/contabilidade/carne-leao-11-questoes-fundamentais/

https://blogdasophia.blogosfera.uol.com.br/2015/05/27/o-que-e-o-carne-leao-posso-pagar-o-valor-que-quiser-de-imposto/

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/281164/deducao-de-despesas-carne-leao-como-declarar-luzagua/

https://impostoderenda2019.net.br/carne-leao-2019/

 

 

Ir para a Solução

Muito Obrigado pelas as informações completas band_aid

Uma dúvida apenas:

No site dá receita está escrito PESSOAS FÍSICAS, MAS PAYONEER É PESSOAL JURÍDICA

LOGO NÃO SERIA ELEGÍVEL O CARNÊ LEÃO???

 

Site da Receita

"Além desses perfis, deve preencher o carnê leão quem recebe rendimentos vindos do exterior por pessoas físicas."

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

@ProfessorMarcos me mande o link da página onde vou este texto. Irei verificar. Boa questão.

Ir para a Solução

Dei uma olhada e parece que é desta forma:

Recebendo como pessoa física

Se os pagamentos são recebidos como pessoa física, é necessário fazer o carnê-leão mensal com o valor recebido e mencioná-lo na sua declaração de IR que recebeu do exterior.

 

Ou seja pelo que entendi se você optar receber da Udemy como pessoa física é mesmo como você escreveu... Via Carnê leão

Agora se for como pessoa Jurídica é outra forma.

 

 

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Isso mesmo @ProfessorMarcos,

 

Não me lembro de cabeça, mas é: Rendimentos do Exterior > Outros redimentos.

 

Caso você opte por jurídica, como a Udemy não possui CNPJ (eu acho que não), você apenas faz a nota com o serviço correspondente ao seu CNAE sem um destinatário. Daí eu recomendo que procure um contador, mas muitos não sabem desta possibilidade.

 

Eis abaixo um artigo que oferece uma luz sobre este assunto (Emissão de notas fiscais para empresas estrangeiras):

https://contsimples.com.br/blog/tradutor-voce-sabe-como-emitir-nota-fiscal-para-o-exterior

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Pessoal, mas por exemplo:

 

A Udemy faz o pagamento em dólares para a Payoneer/PayPal, esta então converte esse valor para reais e através de um intermediário no Brasil faz a transferência para a nossa conta bancária.

 

No final das contas, fica 'registrado' que fez uma transferência de valores para nossa conta esse intermediário. Se não me engano, no meu caso é o Banco Paulista via Payoneer.

 

No final das contas, isso não faz diferença na hora da declaração?

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

@Anonymous,

 

Uma vez que você transfere o valor em dólar via Payoneer para sua conta bancária, você recebe uma mensagem com:

 

  • O valor em dólar;
  • A cotação utilizada pelo Payoneer;
  • O valor resultante em reais

Bem, estes dados devem ser inseridos a cada mês no carnê leão, pois, se não me falha a memória, ele estipula que você utilize uma contação com um prazo anterior (acho que são 7 dias), mas como o Payoneer utiliza uma contação própria (como o PayPal, não o dólar comercial), você precisa discriminar estes valores como, por exemplo:

 

US$ 200.00 recebidos via Payoneer no dia 12 de fevereiro na contação 1USD = 3.60 BRL utilizada pela ferramenta no valor resultante de R$ 720,00.

Caso você receba via Payoneer como pessoa Jurídica, você deve emitir uma nota fiscal conforme orientado pelo seu contador ou utilizando o guia (link ). Sempre converse com um contador antes.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Olá @ProfessorMarcos,

 

Eu recebo via Payoneer como pessoa física. Então acredito que depende de como você criou a conta lá.

 

Ir para a Solução

Obrigado,

Acredito que é isso mesmo...

 

Ir para a Solução

@band_aid @ProfessorMarcos @Anonymous 

 

Quando vocês recebem via Paypal e fazem a transferência para a conta corrente no Brasil, vocês recebem por email uma NF da Paypal referente a serviços prestados pela Paypal. 

 

Neste caso, como trata-se de um serviço que compramos da Paypal, não precisamos informar a RFB os ganhos. Mas isso não é uma regra! Cabe a cada um de vocês acharam qual o melhor caminho para informar os ganhos advindos de prestação de serviços internacioal.

 

Abraços,

 

Fernando Dantas

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Fernando, você deve informar o que sobra após o pagamento ao PayPal, ou seja, o valor líquido. Mas isso caso este rendimento seja um rendimento tributável.

 

Procure um contador para esclarecimentos mais específicos sobre o seu caso 

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

eu lembro de ter visto em algum lugar, alguém comentando que poderia deduzir valores pagos com ADS, por acaso você sabe algo sobre isso? caso sim, qual o código que colocamos como dedução do carne-leao?

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Olá, @VianaPatricio 
Recomendo que você baixe o programa do carnê leão 2019 e dê uma lida nas deduções aplicáveis.

 

No carnê leão 2018, ele diz:

 

Despesas com propaganda

As despesas com propaganda relacionada com a atividade profissional do autônomo são dedutíveis quando escrituradas no livro caixa e devidamente comprovadas.

 

Recomendo a leitura do link abaixo:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/281164/deducao-de-despesas-carne-leao-como-declarar-luzag...

 

No Carnê Leão, vá em Alterar Plano de Contas. Lá você verá o código 4018 - Despesas com propaganda.

 

Mais uma vez recomendo a leitura do conteúdo de ajuda do próprio Carnê Leão, de um fórum de contadores como o Contábeis.com.br (informações sempre com data mais próxima) e de contar com a ajuda de um contador.

Espero ter ajudado.

 

 

Ir para a Solução

Band_aid, boa noite.

 

Pesquisei com alguns contadores e realmenta não há necessidade de declarar os rendimentos recebidos via Paypal. 

 

Caso você o faça, poderá cair na malha fria, pois não foi informado pela Paypal como pagamento de rendimentos, apenas como serviços prestados.

 

No caso de CNPJ, isto é muito mais tranquilo.

 

Abraços,

 

Fernando Dantas

band_aid
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Excelente! Muito obrigado.
Faz todo sentido. O PayPal é um serviço. Ele inclusive emite nota Fiscal.
Não sei se o mesmo se aplica ao Payoneer. Eu pago imposto mensalmente conforme recebimento de ganhos via Payoneer. Caso alguém tenha alguma luz, tb tenho esta dúvida.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas