Como devo me sentir em relação às avaliações negativas?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Como devo me sentir em relação às avaliações negativas?

Olá, pessoal,

 

Vamos falar sobre um tema delicado: avaliações negativas.

 

Quando você trabalha muito em alguma coisa, pode ser desanimador receber uma resposta crítica, mesmo que seja de poucos alunos. Às vezes, eles falam sobre o que não funcionou para eles; às vezes você só recebe a própria classificação.

 

Quando você se vê lidando com uma classificação baixa ou uma avaliação negativa, veja algumas ações que você pode tentar:

 

  1. Analisar: o que você pode aprender com uma avaliação negativa? Se o aluno deixou um feedback, considere usá-lo para fazer melhorias no seu curso. Caso contrário, veja se há alguma dica no perfil do aluno. Se ele for um novato no seu tema, talvez ele precise de uma orientação mais detalhada. Se ele estiver inscrito em cursos mais avançados, talvez seu curso tenha sido menos desafiador do que ele gostaria.
  2. Enfatize: pode ser difícil criticar seu próprio trabalho, mas tente ler a página inicial do seu curso ou assistir a algumas partes do curso do ponto de vista do seu aluno. Você define bem as expectativas e os pré-requisitos? A introdução é eficiente e o "miolo" do tema é introduzido rapidamente?
  3. Contextualize: é fácil focar no lado negativo, mas não esqueça dos pontos positivos! Tente reler as avaliações dos alunos que responderam bem ao seu curso para tentar colocar os feedbacks negativos em perspectiva.

 

Como seus colegas instrutores dirão, receber avaliações mistas é quase um ritual de passagem para qualquer negócio online. No final do dia, a melhor resposta a avaliações negativas é continuar melhorando seu curso, apresentá-lo aos alunos certos e atender seu público-alvo.

 

O que você faz quando recebe uma avaliação negativa? Ou o que você aprendeu com os críticos que o ajudou a se tornar um instrutor melhor?


Rafael - International Community Team
1 RESPOSTA 1

Rafael,

Sou novato. Tenho 4 meses de Udemy. Posso dizer que aqui aprendi mais do que os últimos 3 anos lidando com Design Instrucional no ambiente acadêmico em qual leciono. Entretanto, existem algumas situações que fogem da própria habilidade do professor, que é a de determinar qual  comportamento do aluno.

Leciono no ensino superior. Tenho salas de aula de 120 alunos. Todos pensam diferente (graças a Deus!), mas conseguimos de alguma forma manter uma média, porque controlamos aquilo que é mandado para a coordenação quando existe um feedback, seja ele positivo ou negativo. 

O que eu quero dizer que, existem avaliações EXTREMAMENTE INCOERENTES, SEM O MENOR SENTIDO. 

Não estou dizendo (e isso é sério!) que eu não suporto uma crítica, ao contrário! Digo do exemplo de um curso que sempre tem avaliações que variam de 3,5 a 5 e, num determinado momento um aluno sem colocar qualquer comentário dá 1 ESTRELA e ainda insere PONTOS NEGATIVOS EM TODOS (GRIFEI!) OS ATRIBUTOS DO CURSO. Pra piorar, o curso era gratuito!

Ou seja, preciso que você, Rafael, ou os colegas, me expliquem este "fenômeno".  É como  você escolher uma refeição gratuita, ter a chance de experimentar, comer toda a comida e depois dizer que está um lixo!!!! E sair falando pra todos mundo. É igual! 

Mesmo que se argumente que para o aluno ou para a Udemy, tanto faz se o curso é gratuito ou não, ele tem a chance de experimentar antes e ver que não é aquilo que ele queria e não perder o seu tempo. Se avaliou mal depois de 100%, teve má intenção; foi ardiloso. 

Aos colegas que lerem este texto, certamente, vão perceber que estou revoltado ou precisando de um psiquiatra, mas compreendo que era necessário uma curadoria destes casos de incoerência.

Vou além: um aluno que procede desta forma, pode ser tipificado em um crime de difamação contra o instrutor, em primeira leitura. e porque não até em relação a Udemy,  pois atinge diretamente a reputação de ambos: o que desenvolveu o curso "ruim" e o que forneceu a plataforma.

Por isso, eu reforço a questão da curadoria. 

Ademais (e por fim, uffa!), a Udemy é uma empresa global e acredito que este problema não deva ocorrer em outros países.

Minha opinião.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas