Como estou gravando novos cursos [estratégia simples]

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Como estou gravando novos cursos [estratégia simples]

Fala aí, Instrutores!

 

Recentemente fiz um treinamento ao vivo. Na verdade já estava planejando esse treinamento há muito tempo para gravar e publicar.

 

Vários meses de pesquisa e planejamento. E nada. Nunca conseguia me organizar para gravar as aulas.

 

Então resolvi marcar um dia e horário. Enviei alguns emails e fiz uma campanha simples de anúncios no Facebook. Vendi quase 50 ingressos antes mesmo de ter o treinamento.

 

Peguei o mapa mental que havia criado para o treinamento, refinei e fiz os ajustes. E no dia e horário marcados, entrei ao vivo com alguns participantes e... o curso que passei meses "planejando" (leia enrolando), saiu do papel e vivou realidade. 


Gravei o curso pelo Google Meet. Foram 4 horas de treinamento. Editei o material e criei as aulas. Inseri os arquivos e criei atividades. Agora tenho um curso novo publicado.

 

Já havia feito outros treinamentos ao vivo como este antes, mas nunca pensei em gravá-los para criar cursos depois.

Parece uma coisa simples, mas é uma pequena virada de chave que agiliza muito o processo.

Quando temos todo o tempo do mundo para criar os cursos, acabamos levando todo o tempo do mundo. Por isso eles não saem. Quando você marca um evento "público" e gera uma "pressão", parece que o negócio finalmente sai.

O ponto que mais me marcou nisso tudo foi: não faço a mínima ideia de porque demorei tanto para gravar o curso, acho que estava pesquisando e esperando "ter o melhor material" antes de gravar. Mas a realidade é que quando comecei a aula ao vivo, o treinamento fluiu. Eu já conhecia o suficiente para resolver o problema do treinamento e ajudar os alunos.

 

Já estou marcando um novo treinamento ao vivo que também vou gravar, editar e publicar como um curso. Posso dar mais detalhes ou responder as dúvidas que surgirem aqui.

 

Sei que esse modelo pode não servir para todos, mas e para você? Acha que faz sentido no seu caso?

Você também tem muitas ideias de cursos?
Como consegue (se consegue) se organizar para gravar?

 

Gostaria de falar mais sobre como criar cursos de treinamentos ao vivo. O que acha da ideia?

 

4 RESPOSTAS 4
Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Interessante, @IsmarSouza. Como é a estrutura geralmente que você faz em seus cursos? Porque esta parece ser uma sacada ideal para cursos com apresentação + uma janelinha com a pessoa (ou algo do tipo). 

 

Eu sempre tento diminuir meu tempo de produção de um curso, mas acabo caindo no já comum pra mim: por volta de 3 meses no processo todo. Eu uso cromakey para me inserir na parte visual do curso, mas também tem os momentos de demonstração prática onde geralmente gravo com 2 ou 3 câmeras em ângulos diferentes. 

 

Mas acho que alguns cursos que eu tenho para "tirar do papel" podem ser criados assim como você fez. Vou pensar, obrigado pela ideia.

Já tinha visto pessoas fazendo isso, e muitos casos acho isso viável.

 

Porém não tenho experiência e criar cursos ao vivo, não sei produzir esse evento, eu eu sei transmitir e provavelmente teriam um bom desempenho, eu digo no sentido de atrair as pessoas mesmo.

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Já assisti um curso lá de fora na Udemy que foi feito nesse formato. Legal a experiência mestre Ismar!

@IsmarSouza Uma boa estratégia essa sua!

 

Eu faço um processo similar para conseguir motivação e tirar múltiplos proveitos na criação de meus cursos, porém não com lives e treinamentos como você, e também não apareço em meus cursos (exceto algumas aulas, do meu curso de Hardware)

Eu procuro gravar o processo que estou fazendo para consertar um PC ou notebook de clientes em minha oficina, então transformo em aulas para meu curso de Hardware.

 

Minha outra atividade profissional, esta relacionada ao desenvolvimento de jogos, então gravo o processo quando crio os meus próprios jogos e game assets, e também como publica-los na Steam e itchio, depois adiciono como aulas no meu curso de Modelagem 3D e Game assets com Blender e no de Pixel Art e Animação 2D com Aseprite

 

No momento estou finalizando um curso de Criação de Jogos 2D com Unity, então além de criar as aulas, vou vender os jogos gerados no Itchio e os games assets usados como recurso, venderei no Turbo Squid, Unity Asset Store e Itchio.

 

Outro proveito que tiro desse processo, é consolidar o conhecimento que tenho nessas areas, como também aprender coisas novas, ou aprimorar minhas habilidades...Por enquanto foi a melhor maneira que encontrei para aproveitar o meu tempo e também conseguir motivação, e além de conteúdo para os meus cursos, re-utilizo em meus vídeos do Youtube.

 

 

Falow!!!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas