Cortina Acústica, você usa?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Cortina Acústica, você usa?

Ir para a Solução

Fala galera!

 

Esses dias estava assistindo no youtube um vídeo de um canal sobre áudio. E o youtuber mostrou o estúdio que montou, citando os itens e tal, e lá estava a chamada Cortina Acústica.

Ela serve para reduzir o som externo que vazaria para o estúdio e parece que também serve para diminuir o eco dentro da sala. 

cortina-1.JPGcortina-2.JPG

Então, alguém faz ou já fez uso desse acessório?

Se sim, poderia informa se realmente ajuda significativamente a isolar os ruídos externos como motor de carros, latidos, ...

 

Dei uma procurada no mercado livre e encontrei algumas a venda, mas os comentários são sempre muito distintos sobre se é bom ou não. 

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

@Marcio Marcio, essa cortina não vai resolver seu problema de ruídos de carro, falatório externo, vizinhos etc. Não perca seu dinheiro. Desse jeito a redução é de no máximo 20dBs. Janelas duplas com Blindex de 8mm são mais eficientes.

 

Mas na real, a única solução é fazer painéis de isolamento com camadas assim: compensado de 10 ou 15mm, lã de rocha de 8cm de espessura (com densidade de no mínimo 28) e mais um compensado de 10 ou 15mm. Neste caso temos um sanduíche com 3 barreiras que qualquer um pode fazer e absorve até aproximadamente 60dBs.

 

Para que não haja nenhum orifício no encontro do painel com o batente da janela, use tiras de borracha. O som é como a água: sempre dá um jeito de passar.

 

Para fazer absorventes de até 100dBs é necessário uma placa interna de chumbo ou cimento. Assim temos mais uma camada no sanduíche. No caso das portas dos meus estúdios, fiz camadas de 1cm de cimento. No caso das janelas fiz sanduíche de compensado com lã de rocha.

 

Para evitar reverberação (em vez de vazamento) existe o Sonex que é uma boa solução. Varia de formato para grave, médios e agudos dependendo do tipo de ranhura. Outra solução é fazer painéis com a lã de rocha virada para fora e coberta com qualquer acabamento: feltro, linho, Sonex etc. 

 

Fora isso, o som vaza por vibração através do piso e das paredes também. Mas nesse caso, só um tratamento acústico mais pesado vai resolver. Por isso tenho um estúdio com piso flutuante e paredes com lã de rocha e compensado.

 

Espero ter ajudado.

Ver solução na publicação original

13 RESPOSTAS 13
PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu não usei especificamente este tipo de cortina, mas usei cobertores pesados nas paredes em um quarto pequeno onde gravei alguns cursos. Para o som externo não resolveu mas o som interno, sem a reverberação no quarto pequeno, ficou muito bom.

Ir para a Solução

Cobertores ou cortinas mais grossas já ouvi dizer que é uma boa alternativa. A diferença é que essa cortina acústica é feita com um material chamado lã de rocha, que é próprio para redução de ruídos pelo que entendi. No mercado livre não só cortinas para janelas tem a venda, mas também para portas. 

 

Ir para a Solução

@Marcio Marcio, essa cortina não vai resolver seu problema de ruídos de carro, falatório externo, vizinhos etc. Não perca seu dinheiro. Desse jeito a redução é de no máximo 20dBs. Janelas duplas com Blindex de 8mm são mais eficientes.

 

Mas na real, a única solução é fazer painéis de isolamento com camadas assim: compensado de 10 ou 15mm, lã de rocha de 8cm de espessura (com densidade de no mínimo 28) e mais um compensado de 10 ou 15mm. Neste caso temos um sanduíche com 3 barreiras que qualquer um pode fazer e absorve até aproximadamente 60dBs.

 

Para que não haja nenhum orifício no encontro do painel com o batente da janela, use tiras de borracha. O som é como a água: sempre dá um jeito de passar.

 

Para fazer absorventes de até 100dBs é necessário uma placa interna de chumbo ou cimento. Assim temos mais uma camada no sanduíche. No caso das portas dos meus estúdios, fiz camadas de 1cm de cimento. No caso das janelas fiz sanduíche de compensado com lã de rocha.

 

Para evitar reverberação (em vez de vazamento) existe o Sonex que é uma boa solução. Varia de formato para grave, médios e agudos dependendo do tipo de ranhura. Outra solução é fazer painéis com a lã de rocha virada para fora e coberta com qualquer acabamento: feltro, linho, Sonex etc. 

 

Fora isso, o som vaza por vibração através do piso e das paredes também. Mas nesse caso, só um tratamento acústico mais pesado vai resolver. Por isso tenho um estúdio com piso flutuante e paredes com lã de rocha e compensado.

 

Espero ter ajudado.

Ir para a Solução

Valeu mesmo pela resposta, muita esclarecedora. 

 

Eu até nem preciso de uma redução total, mas algo que pelo menos desse uma abafada legal no ruído. Comprei essa semana um microfone do tipo dinâmico, não tive tempo ainda de testa-lo a veras, mas pelo pouco que pude testar apresentou uma boa resposta em relação aos condensadores que usada antes. Se abafar a janela já deve dar uma ajuda significante.

Quero ver se consigo uma hora dessas fazer um teste com edredom  na janela. Aqui no Sul usamos edredons bem pesados para suportar o frio. 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Ir para a Solução

@Anonymous Marcelo, em ambientes de gravação não ocorre eco. Talvez você tenha pensado em reverberação que é o fenômeno acústico correto no caso de home studios. Reverberação resolvemos com rebatedores acústicos que são peças para confundir a reflexão do som. Geralmente um "escudo de microfone" ajuda muito a resolver o reverber em home studios.

 

Móveis não ajudam muito pois possuem superfícies reflexivas. Já estantes cheias de livros, tapetes e sofás, ajudam bastante. Mas o problema das ondas estacionárias que ocorrem nos encontros das paredes só podem ser resolvidos com bass traps (armadilhas de graves).

 

Abraços.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Minha sala de gravação tem 27 Metros , é quase um latifúndio,  vazia tem eco a voz vai e volta, fica um horror, mas também tem reverberação.

 

 

Ir para a Solução

Valeu, muito boa a sua explicação Professor Marcelo. 

Ir para a Solução

@Marcio Não troque o microfone condensador por um dinâmico. O condensador é infinitamente melhor pois o ganho é muito superior, eliminando assim, os ruídos residuais da eletrônica envolvida no componente de digitalização de áudio (interface de áudio da motherboard ou de interface externa).

 

O que você precisa é de um microfone condensador direcional. Se usar um condensador tipo cardióide ou omnidirecional, você terá muita ruideira entrando. Por isso tem que ser um direcional (com phantom power de 48v). O phantom pode ser de caixinha externa, caso vc não tenha uma interface de áudio com gerador de phantom próprio. 

 

Considere comprar um "escudo de microfone" para ajudar a eliminar ruídos externos e reverberação indesejável. É bem barato.

Ir para a Solução

Ih... já comprei 🙄

 

Eu tenho um microfone condensador direcional com Phantom Power, é o que venho usando desde 2018. Porém ele capta muito ruído externo, muito mais que alguns outros microfones que já usei. Embora o som tenha uma qualidade muito boa.  

 

Resolvi investir no dinâmico (Zoom ZDM-1) porque gravo sentado a frente do computador. Todas minhas gravações são de captura de tela enquanto vou "narrando" o que está sendo feito. Por isso, achei que o dinâmico seria interessante. Os primeiros testes que fiz foram bons. 

Ir para a Solução

Encontrei um vídeo mostrando o resultado do uso da tal Cortina Acústica. 

 

 

@Anonymous , é chamada cortina acústica porque além da redução de ruídos também é vendida como um isolante total de luz, já que é construída com aquele material de cortinas chamado blackout. Além disso, para reduzir o som ela possuí o material acústico lã de rocha na parte interna. 

 

Ir para a Solução

Como eu disse, essa cortina reduz no máximo 20dBs. Não adianta quase nada para você.

Ir para a Solução

Realmente acho que não vai valer o investimento. 

 

Fazendo outras pesquisas encontrei o vídeo de um arquiteto no Youtube que fala sobre janelas anti ruídos de sobreposição. Me pareceu interessante, mas parece ser bem caro tanto. Só que aqui em casa, não conseguiria usa-la, porque a janela fica bem no centro da parede ao ao lado esquerdo, entre a parede lateral e a janela tem o ar condicionado. Isso impediria a instalação e não tem como realocar o ar para outro lugar no quarto.

Mas fica a dica para quem quiser pesquisar ou investir:

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas