Curso gratuito como isca para curso pago

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Curso gratuito como isca para curso pago

Ir para a Solução

Vários instrutores já indicaram que cursos gratuitos são geralmente mais mal avaliados do que os cursos pagos. Minha dúvida é: a considerar que acabe levando um caminhão de “one stars”, compensa oferecer um curso gratuito como isca para um curso pago? Vocês têm uma boa taxa de conversão que valha a pena a arriscar sua média de classificação de instrutor?

6 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Se você é uma instrutora com nota 4.8 e lançar um curso gratuito que vai ficar com uma nota 3.5  pode prejudicar essa média geral do instrutor. E geralmente cai bastante. Penso que vale a pena considerar isso.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Oi Pilar, tudo bem?

Penso muito neste sentido, ou seja, em desenvolver um curso gratuito para depois fornecer o curso pago. Eu acredito que a maior vantagem dessa estratégia é o fato de angariar leads para sua estratégia posterior, ou seja, você terá um mailing com potenciais compradores dos seus cursos futuros. Por outro lado, aquele que já está acostumado com a cultura "do gratís", dificilmente pagará por um curso.

Bom debate esse. Parabéns!

 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Talvez seja melhor distribuir alguns cupons de bônus. 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Na minha opinião, oferecer um curso gratuito para trazer alunos para um curso pago só vale a pena se:

  • o curso gratuito tiver qualidade, é óbvio (ou seja, ele é uma amostra da qualidade do instrutor, de como ele ensina, como prepara seus vídeos, se ele responde dúvidas, etc).
  • o curso gratuito tiver um começo, meio e fim, e que isso está claro para o aluno. Mesmo que seja uma espécie de amostra de um curso maior, com mais conteúdo, o curso gratuito tem que se propor a algo, e cumprir aquilo. Quem se inscreve nele tem que ter a percepção de que recebeu aquilo que o curso prometia, e o gancho para o curso pago tem que ser algo claramente a mais. Por exemplo, se for um curso de desenvolvimento de aplicativos móveis, o curso gratuito pode prometer ensinar a desenvolver um ou dois aplicativos (mais básicos) e o curso pago pode ensinar a desenvolver 15 aplicativos, que usam recursos mais complexos.
  • o instrutor tem que ter como alvo obter avaliação máxima no curso gratuito (assim como no pago, é claro), não só levar o aluno a comprar o pago. Afinal, o aluno pode não comprar agora, por inúmeros motivos, mas se ele tiver uma impressão positiva e marcante do curso gratuito, ele voltará cedo ou tarde.

O que acham?

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

eu acho que para quem começa do 0 é fundamental oferecer cupons do curso gratuito, nem que seja apara amigos e familiares verem e darem a sua opinião! Se um curso não tem alunos nem classificaçõe ninguem vai querer fazer! Depois pode ser prejudical porque a maioria usa o cupon e nem inicia o  curso, tudo que é gratuito as pessoas não dão valor!

Ver solução na publicação original

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Aconteceu exatamente assim comigo. Um curso que a mais de um mês está como melhor classificação, 4.8, a lançar um curso pseudo gratuito (pago com cupom grátis) e receber 3.5, minha média geral despencou. Por sorte consegui reverter a situação e hoje estou com 4.5 de três cursos: 4.8, 4,5 e 4.4.

Ver solução na publicação original

30 RESPOSTAS 30

Ir para a Solução

Um item que considero muito antes de distribuir cupons de total gratuidade nos meus cursos é o canal de distribuição. Se você criar um cupom geral e distribuir em canais nos quais é difícil gerenciar o público que vai se cadastrar, sempre há o risco de atrair pessoas que não lêem a descrição completa, ou aproveitam para fazer o curso "apenas porque é de graça". Nosso time trabalha muito com o LinkedIn, um grupo próprio no Facebook e Instagram, então temos total controle do público que consome nosso conteúdo e acessa nossos cursos gratuitos. Assim, temos menos chances de ganhar aquela estrela solitária indesejada! 🙂

Ir para a Solução

Acredito que curso gratuito não é válido, na minha opinião isso se consegue no youtube e etc. Até porque os cursos da Udemy são tão baratos que são praticamente gratuitos, mesmo que seja R$19,00, R$29,00 é o mínimo de investimento que o aluno deverá fazer se tiver realmente interesse no assunto. Se for gratuito, não levará o curso a sério e isso levará, na maioria das vezes, à avaliação baixa. Claro que pra tudo existe uma excessão.


"Propósito - Essa deve ser a palavra que move nossa vida"

Ir para a Solução

Tem gente que avalia mal porque a Udemy não dá certificado no curso grátis. Tirando isso, acredito que se você fizer um bom curso e ele realmente entregar valor para a pessoa, não será mal avaliado. O grande problema é cursos que não ensinam nada e criam falsas expectativas, somente com o objetivo de gerar a venda depois. Essa famosa enrolação é arriscada!

Abs

Ir para a Solução

Da mesma forma que que os cursos gratuitos podem diminuir sua classificação como instrutora, os curos pagos também estão sujeitos a isso. Porque o que vai determinar nao é se é pago ou se é gratuito, mas sim a qualidade. 

 

Portanto, quando for elaborar o curso, elabore como um investimento para alavancar sua vendas nos cursos pagos. Mentalize como você realmente você fosse ser remunerada por isso. Assim você não cai naquela ideia: "Ah, já que é gratuito vou fazr algo bem básico, introdutório".

 

É aí que mora o pergio! Tem alunos que vê o básico como insuficiente e dão uma péssima classificação.

Ir para a Solução

Essa estratégia de começar grátis achando que muita gente vai fazer, avaliar e a Udemy vai sair divulgando meu curso não funcionou. As primeiras vendas só foram feitas quando oferecemos cupons de 19,99$.

 

Iniciar grátis só serviu para gerar dor de cabeça com avaliações 5 estrelas que recebemos e a Udemy desconsiderou. O único ponto positivo foi poder fazer um agrado aos meus ex-alunos do curso presencial, que puderam rever o curso numa plataforma online, gratuitamente.

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu tenho apenas um curso gratuito. É o curso que tem a menor média realmente. Mas já vi vários alunos que vieram do curso gratuito para o pago. Teve uma época que estava 5% de conversão.  Pode parecer pouco, mas a longo prazo, como a quantidade de alunos que entram é considerável e pode ser um bom retorno.

Outro fator que aumenta é a relativa autoridade do instrutor para o aluno. Quando o aluno abre o perfil do instrutor e vê que ele tem 10.000 mil alunos... ele não vai parar pra calcular "pera aí metade disso é aluno gratuito". 

Então ao meu ver existem 2 pontos positivos para a questão do curso gratuito:

1) Conversão e 2)Aumento no Quantitativo de alunos
E como ponto negativo : 1) Baixa avaliação e 2) Baixo engajamento nas aulas.

 

Eu não pretendo remover o curso gratuito que tenho. No início cheguei a cogitar essa possibilidade, mas como tenho mais cursos pagos a média geral acaba que não sofre tanto nesse sentido. 

 

Qual a experiência de vocês com o curso gratuito?

Ir para a Solução

Oi Pilar, tudo bem?

Muito interessante o seu questionamento e análise.

Eu acredito que o deve ser feito (conforme aprendi com os instrutores mais experientes) é distribuir cupons free durante uma semana para alunos que são da área do curso com o discurso que o objetivo é incentivar a disseminação de conhecimento de forma acessível. Além disso, aplicar um tempo desta gratuidade e que a opinião desses alunos gratuitos é muito importante para o curso.

Acredito que valha mais a pena do que criar um curso free para ser mal avaliado pelos alunos.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço!

Prof. Julio Cesar Passos

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Recebi esse feedback de um instrutor americano:

"Tentamos essa abordagem em nosso primeiro ano na Udemy. Demos um curso gratuito que teve mais de 10.000 alunos. Converteu cerca de 2 estudantes para os cursos pagos.

A quantidade de tempo que passamos respondendo perguntas e fornecendo suporte não valeu a pena.

Além disso, os comentários para este curso gratuito foram mais de 0,5 estrelas inferiores aos nossos cursos pagos.
"

Ir para a Solução

Acho que o pessaol resumiu bem, porém particularmente não gosto da distribuição gratuita. Como no Udemy há muitas promoções as pessoas tem a oportunidade de adquirir com descontos, e que descontos... Dessa forma gera um pouco mais de comprometimento do aluno. Sobre os cupons, estes são válidos, mas também o retorno se a pessoa irá fazer o curso naquele instante não procede. Faz uma progagando paga no face/insta com R$10,00 e distribui os cupons gratuitos, para gerar público e engajamento. Assim que finalizar meu curso irei fazer dessa forma.

Eng. Herbert Guimarães | Automação Industrial e Eletrônica

Ir para a Solução

olá Guimaraes , chegou a fazer a propaganda paga com cupom de desconto ? Queria saber a taxa de conversão

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas