Curso gratuito como isca para curso pago

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Curso gratuito como isca para curso pago

Ir para a Solução

Vários instrutores já indicaram que cursos gratuitos são geralmente mais mal avaliados do que os cursos pagos. Minha dúvida é: a considerar que acabe levando um caminhão de “one stars”, compensa oferecer um curso gratuito como isca para um curso pago? Vocês têm uma boa taxa de conversão que valha a pena a arriscar sua média de classificação de instrutor?

6 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Se você é uma instrutora com nota 4.8 e lançar um curso gratuito que vai ficar com uma nota 3.5  pode prejudicar essa média geral do instrutor. E geralmente cai bastante. Penso que vale a pena considerar isso.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Oi Pilar, tudo bem?

Penso muito neste sentido, ou seja, em desenvolver um curso gratuito para depois fornecer o curso pago. Eu acredito que a maior vantagem dessa estratégia é o fato de angariar leads para sua estratégia posterior, ou seja, você terá um mailing com potenciais compradores dos seus cursos futuros. Por outro lado, aquele que já está acostumado com a cultura "do gratís", dificilmente pagará por um curso.

Bom debate esse. Parabéns!

 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Talvez seja melhor distribuir alguns cupons de bônus. 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Na minha opinião, oferecer um curso gratuito para trazer alunos para um curso pago só vale a pena se:

  • o curso gratuito tiver qualidade, é óbvio (ou seja, ele é uma amostra da qualidade do instrutor, de como ele ensina, como prepara seus vídeos, se ele responde dúvidas, etc).
  • o curso gratuito tiver um começo, meio e fim, e que isso está claro para o aluno. Mesmo que seja uma espécie de amostra de um curso maior, com mais conteúdo, o curso gratuito tem que se propor a algo, e cumprir aquilo. Quem se inscreve nele tem que ter a percepção de que recebeu aquilo que o curso prometia, e o gancho para o curso pago tem que ser algo claramente a mais. Por exemplo, se for um curso de desenvolvimento de aplicativos móveis, o curso gratuito pode prometer ensinar a desenvolver um ou dois aplicativos (mais básicos) e o curso pago pode ensinar a desenvolver 15 aplicativos, que usam recursos mais complexos.
  • o instrutor tem que ter como alvo obter avaliação máxima no curso gratuito (assim como no pago, é claro), não só levar o aluno a comprar o pago. Afinal, o aluno pode não comprar agora, por inúmeros motivos, mas se ele tiver uma impressão positiva e marcante do curso gratuito, ele voltará cedo ou tarde.

O que acham?

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

eu acho que para quem começa do 0 é fundamental oferecer cupons do curso gratuito, nem que seja apara amigos e familiares verem e darem a sua opinião! Se um curso não tem alunos nem classificaçõe ninguem vai querer fazer! Depois pode ser prejudical porque a maioria usa o cupon e nem inicia o  curso, tudo que é gratuito as pessoas não dão valor!

Ver solução na publicação original

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Aconteceu exatamente assim comigo. Um curso que a mais de um mês está como melhor classificação, 4.8, a lançar um curso pseudo gratuito (pago com cupom grátis) e receber 3.5, minha média geral despencou. Por sorte consegui reverter a situação e hoje estou com 4.5 de três cursos: 4.8, 4,5 e 4.4.

Ver solução na publicação original

30 RESPOSTAS 30

Ir para a Solução

Se você é uma instrutora com nota 4.8 e lançar um curso gratuito que vai ficar com uma nota 3.5  pode prejudicar essa média geral do instrutor. E geralmente cai bastante. Penso que vale a pena considerar isso.

Ir para a Solução

Talvez seja melhor distribuir alguns cupons de bônus. 

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Aconteceu exatamente assim comigo. Um curso que a mais de um mês está como melhor classificação, 4.8, a lançar um curso pseudo gratuito (pago com cupom grátis) e receber 3.5, minha média geral despencou. Por sorte consegui reverter a situação e hoje estou com 4.5 de três cursos: 4.8, 4,5 e 4.4.

Ir para a Solução

Os cursos gratuitos que tenho são atualmente 3, são os que tem pior avaliação. No entanto acredito talvez com algum melhoramento e aperfeiçoamento das aulas talvez ajudasse a melhorar avaliação. No entanto os cursos atuas que tenho como gratuitos não me servem mt para isca, ou pelo menos não geram trafego para os cursos pagos. Normalmenteo que faço é que quando adiciono uma quantidade adicional de aulas nesses cursos gratuitos transformo os para pagos. E aí já se tornam lucrativos.

Ir para a Solução

Penso que há dois problemas que devem ser considerados:
- Tem muito curso gratuito que é fraco mesmo, sejam honestos e passem os olhos nos cursos gratuitos oferecidos, só filtrar lá e dar uma olhada. Curso gratuito não é sinônimo de curso ruim, não deveria ser, mas parece que alguns instrutores acabam não dando a importância que ele merece. Faça um curso gratuito e realmente bom que as notas vão ter uma tendência de serem melhor, o que remete ao segundo ponto:

- Não dá para distribuir link meramente, porque o brasileiro tem paixão por brinde e qualquer coisa que seja de graça. Ele pega, mas nem tem a ver com perfil dele. Se eu pegar um curso de Croché não vai ter como eu avaliar bem, pois eu não me identifico com este assunto, porém a ansiedade em distribuir os cupons, de ver o curso estar na mão de muitas pessoas pode ser um gol contra. Melhor conhecer, conversar, trocar uma ideia pontual e diretamente com cada um que entregar um cupom. Quer um cupom? Ok, vamos conversar. Quando vai poder fazer o curso? Vai me dando feedback a cada capítulo, mesmo que rápido. Acho que o resultado pode ser mais positivo.

Ir para a Solução

Oi Pilar, tudo bem?

Penso muito neste sentido, ou seja, em desenvolver um curso gratuito para depois fornecer o curso pago. Eu acredito que a maior vantagem dessa estratégia é o fato de angariar leads para sua estratégia posterior, ou seja, você terá um mailing com potenciais compradores dos seus cursos futuros. Por outro lado, aquele que já está acostumado com a cultura "do gratís", dificilmente pagará por um curso.

Bom debate esse. Parabéns!

 

Ir para a Solução

@JacquesMiranda wrote:

Por outro lado, aquele que já está acostumado com a cultura "do gratís", dificilmente pagará por um curso.

Bom debate esse. Parabéns!

 


Concordo.

Penso que tem muito a ver com valor, não preço. Ao que é gratuito nem sempre é dado valor.

Isso que o @JacquesMiranda disse ocorre em serviços de cupons, tipo Peixe Urbano ou Groupon: dificilmente o cliente que vai a algum lugar por causa do desconto volta pelo preço cheio.

Como diz o dito popular, "cliente que vem por preço, vai por preço." Não é uma verdade absoluta, mas acontece bastante.


#engataevai: conteúdo para quem quer empreender!

Ir para a Solução

Será que lançar alguns cupons com 100% off no momento de divulgação seria uma boa estratégia também?

Ir para a Solução

Na minha opinião, oferecer um curso gratuito para trazer alunos para um curso pago só vale a pena se:

  • o curso gratuito tiver qualidade, é óbvio (ou seja, ele é uma amostra da qualidade do instrutor, de como ele ensina, como prepara seus vídeos, se ele responde dúvidas, etc).
  • o curso gratuito tiver um começo, meio e fim, e que isso está claro para o aluno. Mesmo que seja uma espécie de amostra de um curso maior, com mais conteúdo, o curso gratuito tem que se propor a algo, e cumprir aquilo. Quem se inscreve nele tem que ter a percepção de que recebeu aquilo que o curso prometia, e o gancho para o curso pago tem que ser algo claramente a mais. Por exemplo, se for um curso de desenvolvimento de aplicativos móveis, o curso gratuito pode prometer ensinar a desenvolver um ou dois aplicativos (mais básicos) e o curso pago pode ensinar a desenvolver 15 aplicativos, que usam recursos mais complexos.
  • o instrutor tem que ter como alvo obter avaliação máxima no curso gratuito (assim como no pago, é claro), não só levar o aluno a comprar o pago. Afinal, o aluno pode não comprar agora, por inúmeros motivos, mas se ele tiver uma impressão positiva e marcante do curso gratuito, ele voltará cedo ou tarde.

O que acham?

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Sim Cris! também acho que um curso gratuito precisa ser de qualidade e precisa também ter um objetivo específico que seja claro (tanto para o instrutor quanto para o aluno!). 

Na minha experiência, não vejo meus cursos gratuitos recebendo

avaliaçoes mais baixas do que os pagos. 

O comprometimento dos alunos em um curso gratuito até pode ser menor, mas eu continuo achando muito interessante ter cursos gratuitos para dar uma "amostra grátis" para os alunos 🙂 

 

Ir para a Solução

Então, fiz um grupo de apoio pro curso grátis no Facebook, os alunos estão super engajados e já falaram que se sair curso pago compram na hora, criou um certo clima de gratidão que eu nem esperava. Meu curso tem média 4,3 e tem subido (só baixou porque lancei incompleto e demorei a concluir, mas agora está subindo). São mais de 3000 alunos, mudei ele para pago e estou extendendo o conteúdo, agora posso enviar e-mails promocionais pra 3000 pessoas.

Ir para a Solução

Hummmm. Interessante. Boa!


@RenataNavarro  escreveu:

Então, fiz um grupo de apoio pro curso grátis no Facebook, os alunos estão super engajados e já falaram que se sair curso pago compram na hora, criou um certo clima de gratidão que eu nem esperava. Meu curso tem média 4,3 e tem subido (só baixou porque lancei incompleto e demorei a concluir, mas agora está subindo). São mais de 3000 alunos, mudei ele para pago e estou extendendo o conteúdo, agora posso enviar e-mails promocionais pra 3000 pessoas.


 

Ir para a Solução

eu acho que para quem começa do 0 é fundamental oferecer cupons do curso gratuito, nem que seja apara amigos e familiares verem e darem a sua opinião! Se um curso não tem alunos nem classificaçõe ninguem vai querer fazer! Depois pode ser prejudical porque a maioria usa o cupon e nem inicia o  curso, tudo que é gratuito as pessoas não dão valor!

Ir para a Solução

Ouço vários instrutores falarem das pessoas não darem valor, minha experiência é oposta. Deixi bem claro quando iniciei que o curso era um troca de experiências e que eu estava começando, criei um clima de ajuda mútua e foi muito bem. Infelizmente parei de enviar as aulas por um tempo e a nota caiu, mas no geral tive avaliações escritas ótimas. É claro que não tem tantos alunos ativos, mas a Udemy só conta na sua média os alunos que realmente iniciaram o curso. Outra coisa, percebo que o curso grátis as vezes funciona melhor que os cupons. O filtro de spam da Udemy acaba barrando algumas notas 5 e as vezes você acaba prejudicado por passar mais as avaliações ruins do que as boas. Isso não acontece com o grátis. E depois de algum tempo pode fechar o grátis e atrair mais gente por ser um curso cheio de alunos (foi o que eu fiz).

 

Ir para a Solução

Oi Renata , nesse e-mails promocionais 1° voce tem acesso ao endereço de email dos alunos ? e 2° Posso colocar um Cupom de Desconto no corpo desse email ?

RC
Observador
Observador

Ir para a Solução

Pilar, 

Eu acho que a Udemy é um pouco restritiva com relação a cursos gratuitos. Então embora você consiga capturar muitos alunos, é difícil convertê-los em um curso pago. 

 

Eu sempre prefiro a ideia de publicar um material gratuito (curso, ebook, etc) fora da Udemy e ter autonomia para nutrir melhor esses leads antes de oferecer um curso pago (ai sim, na Udemy). 

 

Mas cabe a ressalva aqui de que essa estratégia não funcionaria para quem não faz absolutamente nenhum marketing. 

 

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Oi Pilar. Eu tentei essa estratégia e não deu muito certo não. As pessoas querem no curso gratuito abordagens que não estão previstas nos objetivos do curso. Por sorte (ou mérito) 🙂 meu primeiro e até agora único curso gratuito está com média 4,4.

A título de comparação, outra experiência que fiz foi no lugar do "curso gratuito" lançar um "curso pago", mas sair distribuindo cupons free. O resultado foi pior que o gratuito pois as primeiras avaliações resultaram em 3,5.

Para reverter a situação procurei alguns clientes e alunos antigos que haviam recebido o cupom grátis e pedi que fizessem uma boa avaliação. Atenderam ao meu pedido e este mesmo curso hoje está com 4,5.

 

Vou fazer novos testes com cursos gratuitos e cursos pagos com cupom grátis.

 

A ajuda que o primeiro curso gratuito deu foi em menos de um mês me tornar um instrutor com mais de dois mil alunos. Não teria alcançado isso se só tivesse curso pago. Não nesse curto espaço de tempo.

 

Ainda não testei: isca para um curso mais completo, pago. Daí não saber a taxa de conversão.

Ir para a Solução

Em 2016, cheguei lançar cursos da História da Arte e de Design e alguns deles eram gratuitos.

Tive muitos alunos, contudo tive algumas avaliações negativas. Tinha mudado tudo: descrição, vídeo promocional, aulas e entre outras coisas. 

O grande problema é que a maioria dos alunos só querem cursos práticos e não teóricos. 

Alguns não lêem as descrições de que os cursos são para iniciantes e classificam mal. 

Passei tudo para pago. 

Querem tudo de mão beijada... 

Não é fácil de captar os alunos fora da udemy dentro da minha área profissional...

Ir para a Solução

O primeiro curso que fiz na Udemy acabei deixando gratuito para poder já ter avaliações quando colocar meu curso mais avançado e pago. Isso me rendeu avalizações positivas e muitos alunos. Mas veja bem, é um curso completo em si. Não é um curso onde fico falando sobre o que você pode aprender se fizer o pago e dou só uma apresentação básica do assunto (já caí nesses cursos e eu também não gostei disso). O curso gratuito tem que deixar o aluno achando que você é um bom instrutor, que explica direito e que ele saiu de lá sabendo mais e não só sabendo que se ele fizer o seu outro curso vai aprender. Porque desse modo você deixa o aluno na dúvida: vou aprender mesmo ou vou pagar por outro curso raso?

 

Já de professores que ofereceram cursos grátis bons, como aluna, no final do curso eu fui sim ver que outros cursos este instrutor oferecia e me inscrevi nos pagos também.

 

Então na minha opinião, o curso grátis funciona sim desde que seja bem feito. Não pense, estou fazendo um curso de gatilho, pense, estou fazendo um curso, ponto final. O fato dele ser grátis ou não deve ser irrelevante para você na criação do curso. Aí sim você vai ver retorno neste curso.

Adriana Cerdeira - Computer Buddy BR

Ir para a Solução

Comecei em novembro do ano passado, e tive uma alta até desembro de pontuação, 4.1, bom para quem está começando, mas queria aumentar mais buscando novas estratégias para divulgar o meu curso e alcançar o meu público alvo, e foi ai que comecei a divulgar cupons gratuitos, e minha pontuação caiu para 3.43, mas entre erros e acertos vamos aprendendo o quais estratégias são mais efetivas para divulgação dos nossos cursos para aumentar as vendas, no caso estou tentando estratégia de funil de vendas, divulgação orgânica e paga com link da página de vendas do meu curso oferecendo cupom com desconto. Vamos aguardar o resultado.


@PilarSanchez  escreveu:

Vários instrutores já indicaram que cursos gratuitos são geralmente mais mal avaliados do que os cursos pagos. Minha dúvida é: a considerar que acabe levando um caminhão de “one stars”, compensa oferecer um curso gratuito como isca para um curso pago? Vocês têm uma boa taxa de conversão que valha a pena a arriscar sua média de classificação de instrutor?


 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas