Cursos longos ou cursos rápidos? O que tem funcionado melhor no seu caso?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Cursos longos ou cursos rápidos? O que tem funcionado melhor no seu caso?

Fala, instrutores ✌🏼

 

Há algum tempo tenho visto uma discussão crescente sobre prós e contras, vantagens e desvantagens sobre os cursos longos/completos e dos cursos curtos/rápidos.

 

Inclusive, em outro tópico - https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Cen%C3%A1rio-da-Vendas-de-Cursos-no-EUA/td-p/117505 - o @IsaacMartinsPRO comentou o assunto em relação ao mercado americano.

 

Aqui no Brasil eu já vi de tudo um pouco. Cursos extremamente longos (mais de 20h) vendendo tanto quanto cursos rápidos (basicamente workshops ou masterclasses de até 1:30h).

 

Também tenho percebido uma avalanche de cursos de baixo ticket (entre R$10 e R$50) sendo oferecidos como uma estratégia de atração em funis de tripwire no mercado digital.

 

Procurei na ajuda da udemy sobre tamanho dos cursos, mas as únicas informações sobre isso são:

  • Os cursos gratuitos podem ter até 2 horas de vídeo
  • Os cursos devem ter, no mínimo, cinco aulas e trinta minutos de conteúdo de vídeo

Acredito que o tamanho do curso depende de muitas variáveis (muitas mesmo). Tais como: tema, nicho, problema e solução proposta, estilo de ensino do instrutor, nível de detalhamento, estratégia de negócio, disponibilidade para criação... enfim, muita coisa a considerar.

 

Também acredito que um mesmo curso pode ter diferentes versões (focada e abrangente).

 

Então gostaria de trazer essa discussão para nossos negócios na Udemy.

  • Pessoalmente, você prefere consumir cursos mais longos e abrangentes ou mais focados e rápidos?
  • O que você considera como um curso rápido? E um curso longo?
  • Se você tem cursos longos e curtos publicados, já percebeu alguma correlação entre tamanho do curso e sua performance nas vendas?
  • Você tem alguma estratégia relacionada a o tamanho dos seus cursos?
  • Você de alguma forma relaciona qualidade com quantidade de informações ou tamanho ou duração do curso?

Particularmente, eu não percebi uma diferença significativa com relação às vendas e performance entre meus cursos longos e curtos. Talvez seja por conta das áreas em que ensino. Por esse mesmo motivo, tenho pensado em criar primeiramente, versões mais focadas e analisar o feedback dos alunos para decidir se vale a pena ou não publicar um curso completo.

 

Por hora, penso em focar em cursos mais objetivos, focados em resolver um problema específico.

 

Mas e você? O que pensa a respeito?

14 RESPOSTAS 14

Fala, @IsmarSouza!

 

Eu tinha essa dúvida então resolvi testar em um curso antigo que precisava ser atualizado, tinha uma avaliação 4.4 e poucas vendas.

 

Depois da atualização:

Avaliação melhorou;

vendas aumentaram;

Quantidade de aulas assistida aumentou!

 

 

Acredito que um curso muito longo não compensa no cenário atual onde muitos cursos já tem um domínio dentro da plataforma. Eu mesmo como comprador sempre acabo comprando os cursos com maiores alunos inscritos, mas não só pela quantidade de aluno, também pelas avaliações e grade curricular conteúdo.

 

Só compensa criar um curso muito longo se o instrutor já tiver uma boa base de seguidores/alunos e estratégia de marketing orgânico.

 

Fora que a Udemy no Brasil parou com o marketing que tinha antes e conteúdo em redes sociais. O que levar eu dedicar muito pouco tempo agora na Udemy porque a diminuição da participação do instrutor tinha como base aumentar e manter o marketing.

Blz, @Erick_Augusto 

 

Quando você atualizou o curso, você aumentou a duração dele? Não entendi bem essa parte.

 

E sim, você levantou um ponto muito delicado. Quando a Udemy fez o reajuste da participação dos instrutores, uma das justificativas era de que isso seria convertido em campanhas de marketing e outras melhorias. Mas infelizmente, parece que os planos mudaram no caminho, e não fomos avisados.

Não aumentou a duração total, só a quantidade de aula aumentou, mas a duração de cada uma diminuiu.

 

Pretendo fazer o mesmo processo em um curso que vou atualizar e alguns que vou produzir para publicar.

Até o momento eu nunca me preocupei com tamanho do curso, ele fica com tempo necessário para entregar o conteúdo... 

 

Mas é algo a ser analisado com certeza, vou me ater mais a isso.

Antes da Udemy eu já criava cursos em outra plataforma e lá era determinado o tempo mínimo e máximo do curso que me contratavam para desenvolver. Então, fiz cursos 1 hora até cursos 115 horas. O que pude notar com essa experiência em relação aos alunos é que cursos longos, com mais de 20 horas, o aprendizado é inferior. Aquilo que o aluno estudou no inicio do curso e precisa usar lá na metade ou final, ele já não lembrava mais. Por conta disso, quando vim para Udemy, estipulei um tempo em torno de 10 horas para cada curso. 

 

Mas, em nenhuma das plataforma tinham essa nova questão da monetização por minutos assistidos.  Não sei exatamente qual a sua duvida em relação ao tempo, se for relacionada esse novo sistema, ainda é uma incógnita.

Se for apenas para ter um padrão do que atrai mais os alunos, acredito que não importe muito. Quem se inscreve está muito mais preocupado com o tema do que com o tempo. É claro que, se o aluno encontra o X de 05hrs por 27,90 e o Y de 15hrs pelos mesmos 27,90, ele possa escolher o Y por acreditar que aborde o tema de forma mais ampla. Mas isso é só um achismo de minha parte. Particularmente como aluno eu prefiro cursos mais cursos e diretos ao ponto. Prefiro adquirir 3 cursos com tópicos distintos, do que 1 curso que aborde os 3 tópicos superficialmente. 

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Eu gosto de cursos curtos e percebendo a tendência de vídeos cursos (ex: shorts, Tik Tok) e a dificuldade de atenção, eu foco no conteúdo curto. Os meus cursos em média duram de 1 a 2 horas.

 

Uma tendência que vi esses dias é o nanocurso. Empresas estão contratando plataformas de ensino para enviar um conteúdo de até 5 minutos por whatsapp para funcionários. Essa tendência já acontece em cursos de inglês por exemplo. 

Como sempre, a Udemy está atrás nesse quesito. Já tem empresas de cursos focando nisso. É um nicho que não dá pra negligenciar!

 

No geral, cada um deve olhar a sua realidade de ensino. Cursos de programação densos como os ligados a Amazon AWS por exemplo, acho que tendem a ficar mais longos etc.

Simbora gente!

@DaniloMota muito legal esse conceito de nanocurso, ainda não tinha ouvido falar dele. E faz muito sentido.

Já pensou em como (ou se) poderia implementar isso nos cursos aqui na Udemy?

Acredito que focar em aulas mais objetivas voltadas a resultados bem específicos seja um caminho.

Mas ainda não consigo imaginar um curso todo com aulas tão curtas. Mas é um exercício interessante de imaginação. Nos força a buscar o que é realmente importante dentro de um tópico e transmitir isso da forma mais simples possível.

@IsmarSouza Conversei essa semana com alguns alunos e a resposta a essa pergunta foi: 

Pare de pensar como professor e pense como aluno.

O pessoal está na fase dos "3 SENS" Sem paciência, Sem tempo e Sem dinheiro.

Peguei o código!

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Eu penso da mesma forma óh grande mestre das vendas. Conteúdo curto é tendência. Fiz um comentário aqui nessa Thread falando sobre o nanocurso que algumas empresas de educação já estão trabalhando!!

Boa @IsaacMartinsPRO 😁

Gostei dos "3 SENS". Estamos mesmo entrando em um caminho sem volta de conteúdo ultra específico.

Agora nos cabe o trabalho de enxugar ao máximo o conteúdo para entregar o "supra sumo" nas aulas.

riccosta
Pesquisador
Pesquisador

Eu também gravei meu último curso bem pequeno e direto ao ponto.

Creio que os valores de venda não justificam um curso gigante.

E como o @IsmarSouza disse tem uma tendência de cursos baratos na internet.

Estou recebendo muitas ofertas de R$ 10,00.

@riccosta eu também tenho visto ofertas de minicursos de R$10, uma enxurrada na verdade. Esses cursos ou minicursos, na grande parte das vezes, fazem parte de uma estratégia de atração e conversão de novos clientes.

O maior desafio no uso de cursos nesses moldes aqui na Udemy é a falta de poder fazer um acompanhamento mais de perto com os alunos, por conta da limitação dos anúncios e até mesmo da comunicação que podemos ter com eles.

O jeito é adaptar as estratégias aos limites da plataforma e testar para ver o que dá.

Meus cursos são voltados ao Desenvolvimento de jogos e TI e não os consideros nem longos ou curtos demais. Eu publiquei um de Blender com 6 horas e outro de Pixel Art com 4 horas.

O próximo curso que será voltado a Montagem e Manutenção de PCs que vou lançar nesse mês de Janeiro, terá 3 horas de duração.

 

Como já salientaram nos posts anteriores, eu também costumo tentar ver meus cursos na forma que gostaria de aprender fazendo um curso, ou seja tento ser o mais relevante e objetivo possível dentro do tema proposto.

 

E como o @IsaacMartinsPRO e o @DaniloMota enfatizaram, a tendência atual está mesmo nos cursos curtos, porém didáticos.

 

Por outro lado não compensa fazer cursos muito longos abrangendo tudo sobre determinado tema, para depender da receita em base de um ticket baixo e do marketing fraco que a Udemy tem nos proporcionado ultimamente.

 

Mas focar em objetividade e didática na criação de cursos é o que importa ao meu ver, independente se a duração do material será longa ou curta.

 

Caros, que ótimo tópico.

Sim, a tendência do mundo são informações cada vez mais curtas e simplificadas. 

Como sempre, toda novidade possui o lado positivo e o negativo. 

Como lado positivo, nós professores temos que nos adaptar a um modelo de ensino direto ao ponto. É inegável que uma vez adaptados, poderemos produzir 2, 3, 5 cursos menores e diretos com o mesmo esforço que teríamos para produzir apenas 1 curso longo. 

 

O lado negativo é que inegavelmente com a diminuição do conteúdo quase sempre ocorre a diminuição da qualidade, pois produzir um curso longo não é para qualquer um, requer estudo e dedicação. Produzir um curso curto cheio de "achismos" e conteúdo sem valor é algo fácil e replicado por muitos.

 

Sou um consumidor de cursos da Udemy e confesso, às vezes compro um curso sabendo que será ruim e superficial apenas para aprender como NÃO fazer. Já vi cursos de assuntos complexos com MENOS de 1h de duração. Então... mais professores entrantes não significa mais qualidade.

 

Pena que infelizmente o aluno (brasileiro) não leva a sério a classificação, então na Udemy todo mundo fica entre 4,4 e 4,7. A diferença entre um curso ótimo e o péssimo é quase imperceptível para quem vai comprar.

 

Mas o futuro é assim... menos será mais. Para quem trabalhar com qualidade terá o melhor dos dois mundos, venderá mais e produzirá mais com menos esforço.

 

Abraços.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas