Dúvida sobre como começar

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
DPIarq90
Pesquisador
Pesquisador

Dúvida sobre como começar

Olá pessoal, sou arquiteto e estou iniciando a gravação do meu primeiro curso.

 

Estou com bastante receio sobre como será esse início e queria algumas dicas. Dei uma pesquisada e vi muitos cursos lançados já há alguns meses e sem basicamente nenhuma venda, isso me assustou um pouco. É comum acontecer isso mesmo quando o conteúdo é de qualidade?

Preciso investir em marketing externo ou apenas pela divulgação da udemy é possível realizar essas primeiras vendas?

Não digo que quero vender 500 curso em um mês, sei que a realidade não é essa. Porém notei vários cursos com mais de 6 meses na plataforma e com menos de 10 alunos.

 

O que vocês acreditam ser essencial para que o curso venda quando estamos começando?

Eu optei pela plataforma justamente pelo marketplace que ela oferece, mas se ela não for vender nada, acho que não compensa oferecer meu curso à preço de banana.

 

Grato!

4 RESPOSTAS 4
Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Olá, @DPIarq90 

 

Eu tenho cursos aqui desde Fev/2020 e neste tempo eu notei algumas coisas. Nem sempre um curso vai vender bem (por mais que ele seja de qualidade) e os motivos são vários. Para mim os mais comuns são não haver ainda uma procura considerável sobre o assunto e/ou uma página de vendas fraca.

 

Não sou expert em mkt, é uma observação anedótica minha. Eu por exemplo tenho cursos que chegam a ter mais de 200 inscrições num mês e um curso que as vezes não tem uma. Eu sabia que era muito nichado e talvez não tivesse uma boa saída, ams quis fazer mesmo assim. Pode ser que um dia ele começe a vender bem, porque o assunto se torne mais relvante? Pode, claro.

 

Então eu penso hoje que o sucesso de um curso se dá por alguns fatores: relevância, qualidade, página de vendas, suporte ao aluno. E tudo isso é alimentado tambem com a reputação do instrutor. Meu primeiro curso levou dias para fazer uma venda, hoje quando lanço um curso muitas vezes o primeiro dia já fecha com inscrições.

 

Eu não invisto em Mkt externo, tenho cursos que aparecem no próprio mkt da Udemy. Tentei por algumas vezes fazer... nunca tive bom resultado. Não sei se por gastar pouco (nunca passando de 2000 reais) ou se as pessoas que contratei não foram boas.

DPIarq90
Pesquisador
Pesquisador

Muito obrigado pela resposta!

Pelo visto terei que testar mesmo e ver no que dá.

 

Abraços!

Acho que depende muito do nicho que seu curso vai se encaixar. Se o nicho do seu curso tem demanda, então vai vender. Se a demanda for baixa, então talvez realmente seja um desafio. 

Bem vindo Colega,

Então se seu curso vai vender dependerá de alguns fatores.

Vamos classificar em 2 categorias: Você fazendo a divulgação do mesmo e deixando nas promoções da Udemy.

 

Promoções da Udemy:

- Teu curso tem demanda? ou seja, neste momento a muitas pessoas procurando um curso do seu nicho?

- Concorrência, tem muitos cursos do mesmo tema que o seu aqui na udemy?

- Público da udemy: apesar de a udemy permitir a venda de diversos temas, em geral, as pessoas que compram da udemy são pessoas mais jovens e que procuram cursos relacionados a tecnologia.

 

Você cuidando da divulgação e marketing;

- Não vale a pena usar a udemy. Pois a mesma não permite personalizações e integrações essências para uma boa estratégia de marketing.

- Além da mesma mostrar concorrentes seus na mesma página.

 

 

 

 

 

 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas