Dúvida sobre regularização

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Dúvida sobre regularização

Olá pessoal, sou novo na comunidade e espero em breve lançar meu primeiro curso, tenho uma dúvida em relação a plataforma: Como é a udemy que realiza a venda dos cursos é necessário a abertura de um CNPJ? Alguém sabe me instruir em relação a isso?
Se não precisa, qual a experiência de vocês pra declarar os ganhos depois no imposto de renda? Se puderem compartilhar as experiências ficarei muito grato!!

2 RESPOSTAS 2

Olá!

 

Você pode tanto receber os pagamentos como Pessoa Física quanto como Pessoa Jurídica. A diferença é que como PF você precisa declarar todo mês o seu rendimento em um programa da receita federal chamada Carnê Leão. Esse programa vai calcular sobre o valor declarado se você tem ou não imposto a pagar. Já ouvi alguns especialistas (contadores) dizerem que se o valor recebido mensalmente for pequeno seria melhor se manter como PF, por conta dos custos em se ter um empresa. Mas qual seria esse valor pequeno? Para alguns, seria até o limite da isenção da tabela do imposto de renda pessoa física. 

Assista esse vídeo, é o sobre a monetização no Youtube, mas se estende a Udemy, porque a fonte geradora é um empresa no exterior e não no Brasil.

 

Se você não tem qualquer noção sobre esse tema, o ideal seria buscar uma consulta profissional para saber qual seria o melhor quadro para você, PF ou PJ. Se for PJ, qual o tipo de PJ. 

 

Atualmente, existem vários escritórios de contabilidade on-line, você pode pesquisar no Google (contabilidade on line). Escolha um e busque por uma orientação. Ou caso tenha algum contador no ciclo familiar ou de amizade, pode consulta-lo. 

 

 

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Até hoje não achei viável ter a Udemy como PJ, pois meus ganhos são pequenos e reduziram muito de uns tempos pra cá por causa da falta de investimento em tráfego. Espero que um dia eu possa ser PJ pela Udemy...

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas