Olá amigos,
Tem sido um prazer trazer alguns conteúdos meus para a Udemy. Apenas iniciando uma relação, aqui.
Contudo, gostaria de fazer algumas ressalvas e incluir algumas sugestões.
Noto que a udemy tem buscado o mercado corporativo, e isto me interessa. Contudo, ao publicar meus cursos, de cara não encontro forma de classificar meus cursos como "marketing" puro e simples. Sempre preciso classificar como marketing digital, plano de mkt ou algo assim.
Isto me gerou um problema
Da mesma maneira, noto que a forma padrão como os cursos são divulgados aos seguidores da plataforma não se aplica a muitos dos conteúdos, e colaboro com a comunidade compartilhando meu caso abaixo.
Lancei um curso gratuito intitulado "Novas Tendências do Marketing Digital e da Vida Real". Tive de fechar a gratuidade.
A intenção deste material era me relacionar com pessoas interessadas em marketing. Contudo, o curso surgia para as pessoas como sendo um "tutorial" sobre "marketing digital".
Após mais de 500 inscritos, começam então a surgir avaliações completamente fora da proposta do curso, que fica clara ao começo de todo o meu blah blah blah.
Uma das avaliações diz que o curso poderia ser "mais dinâmico" - que curso?
É um material de CONVERSA, e não um tutorial.
Em seguida, recebi avaliações baixas de dois alunos, e ao pesquisar seus históricos, vejo que é meninada de TI, buscando outra coisa completamente distinta, talvez algo sobre funil de vendas ou 6 em 7
. Claro, que para eles, este "curso" não tem valor como "tutorial de marketing digital".
A solução foi simplesmente fechar a gratuidade e modificar o curso para atender a outra demanda. Sem bronca.
Vou alterar minha estratégia, mantendo os cursos pagos, mas com uma grande parte aberta como demonstração gratuita, e assim evitar os erros. Fica aí a sugestão para outros produtores de conteúdo
Então, notem. Sou pioneiro em EAD no mkt no Brasil. Tive uma das empresas mais atuantes no segmento em 2002, e fui criador da primrira rde social voltada ao mercado corporativo, até onde sei, no Brasil (MLive, até 2005).
Esive fora do mercado, por motivos pessoais, e neste retorno, resolvi apostar na Udemy. Neste mês, deveremos já contar, ao menos 5 cursos na plataforma.
Tenho feito o possível para ajustar meu conteúdo às demandas da plataforma, que é bem diferente do que eu estava acostumado.
Contudo, reforço, moçada. Para atingir o mercado corporativo (e ficar no mercado), conteúdo precisa ser o foco, mais do que simplesmente ser "dinâmico" e vender o máximo possível. Algumas das práticas de sucesso nos cursos da plataforma são bacanas para o Youtube, mas não para um universo onde é preciso realmente trazer conteúdos novos e relevantes, mesmo que às vezes o "blah blah blah" seja meio chato. Pode ser improdutivo criar um curso pensando em "likes" (se vcs entendem a comparação)
Então, fica aqui apenas uma colaboração para discussão.
Afinal, a Udemy já tem seu mercado de sucesso, e neste caso o estranho sou eu. 
Abraço e sucesso a todos!