Depoimento e Sugestões

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Ricommkt
Pesquisador
Pesquisador

Depoimento e Sugestões

Olá amigos,

 

Tem sido um prazer trazer alguns conteúdos meus para a Udemy. Apenas iniciando uma relação, aqui.

 

Contudo, gostaria de fazer algumas ressalvas e incluir algumas sugestões.

 

Noto que a udemy tem buscado o mercado corporativo, e isto me interessa. Contudo, ao publicar meus cursos, de cara não encontro forma de classificar meus cursos como "marketing" puro e simples. Sempre preciso classificar como marketing digital, plano de mkt ou algo assim.

 

Isto me gerou um problema

 

Da mesma maneira, noto que a forma padrão como os cursos são divulgados aos seguidores da plataforma não se aplica a muitos dos conteúdos, e colaboro com a comunidade compartilhando meu caso abaixo.

 

Lancei um curso gratuito intitulado "Novas Tendências do Marketing Digital e da Vida Real". Tive de fechar a gratuidade. 

A intenção deste material era me relacionar com pessoas interessadas em marketing. Contudo, o curso surgia para as pessoas como sendo um "tutorial" sobre "marketing digital". 

 

Após mais de 500 inscritos, começam então a surgir avaliações completamente fora da proposta do curso, que fica clara ao começo de todo o meu blah blah blah. 

 

Uma das avaliações diz que o curso poderia ser "mais dinâmico" - que curso? 😄 É um material de CONVERSA, e não um tutorial.

 

Em seguida, recebi avaliações baixas de dois alunos, e ao pesquisar seus históricos, vejo que é meninada de TI, buscando outra coisa completamente distinta, talvez algo sobre funil de vendas ou 6 em 7 :D. Claro, que para eles, este "curso" não tem valor como "tutorial de marketing digital".

 

A solução foi simplesmente fechar a gratuidade e modificar o curso para atender a outra demanda. Sem bronca.

 

Vou alterar minha estratégia, mantendo os cursos pagos, mas com uma grande parte aberta como demonstração gratuita, e assim evitar os erros. Fica aí a sugestão para outros produtores de conteúdo

 

Então, notem. Sou pioneiro em EAD no mkt no Brasil. Tive uma das empresas mais atuantes no segmento em 2002, e fui criador da primrira rde social voltada ao mercado corporativo, até onde sei, no Brasil (MLive, até 2005).

 

Esive fora do mercado, por motivos pessoais, e neste retorno, resolvi apostar na Udemy. Neste mês, deveremos já contar, ao menos 5 cursos na plataforma.

 

Tenho feito o possível para ajustar meu conteúdo às demandas da plataforma, que é bem diferente do que eu estava acostumado.

 

Contudo, reforço, moçada. Para atingir o mercado corporativo (e ficar no mercado), conteúdo precisa ser o foco, mais do que simplesmente ser "dinâmico" e vender o máximo possível. Algumas das práticas de sucesso nos cursos da plataforma são bacanas para o Youtube, mas não para um universo onde é preciso realmente trazer conteúdos novos e relevantes, mesmo que às vezes o "blah blah blah" seja meio chato. Pode ser improdutivo criar um curso pensando em "likes" (se vcs entendem a comparação)

 

Então, fica aqui apenas uma colaboração para discussão.

 

Afinal, a Udemy já tem seu mercado de sucesso, e neste caso o estranho sou eu. 😄

 

Abraço e sucesso a todos!

 

 

 

2 RESPOSTAS 2

@Ricommkt , curso gratuíto é um problema, vejo muitos instrutores reclamando do comportamento dos alunos, fora que, muitos se inscrevem apenas por ser gratuito e nem assistem. 

 

Já a questão da má interpretação do aluno em relação ao objetivo do curso, vá se acostumando. Tem muito aluno mal educudo e burro. Eu coloquei na descrição de um curso que ele dependia de outro curso ser realizando antes ou você já deveria ter aquele conhecimento previo.

Além de destacar isso na página inicial do curso, gravei um vídeo explicando o que seria abordado e o que era necessário. Esse vídeo está free para qualquer um assistir e mesmo assim tem aqueles que dizem que não foi informado sobre a necessidade de conhecer ou ter assistido o primeiro curso. E mesmo assim, a Udemy considerou a avaliação negativa do aluno. Já reportei esse tipo de comentários e a Udemy diz que não fere o sistema de avaliação. 

E o pior, depois de você provar ao aluno que ele estava errado, que essa informação está na descrição do curso e também em vídeo, eles desaparecem e nem sequer mudam a avaliação.

Ricommkt
Pesquisador
Pesquisador

Grato pelo feedback.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas