Devo criar um curso de temas que já existem na Plataforma?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Devo criar um curso de temas que já existem na Plataforma?

 

post02-1024x682.jpg

Graaande Parceiros,

 

Toma ai mais um post para tentar colaborar com essa comunidade e em especial tentar falar sobre assuntos recorrentes e dúvidas comuns de quem esta querendo saber se "essa tal de UDEMY" funciona.

Recentemente lancei um novo curso, a exato 3 semnas atras, por ser um curso altamente concorrido e que existem outros 114 se não me engano na comunidade, ao decidir fazer esse curso sabia que seria um desafio, afinal um curso novo, sem alunos, reviews, eu ainda na minha estratégia "marketing zero", não sabia como seria.

Hoje vejo que este curso esta com 209 alunos, sendo que neste mês ja foram 87 vendas, como não divulguei nada, sei que 100% dessas vendas são orgânicas, o que me deixa, dentro da minha insignificância, muito satisfeito.

Então grandes amigos/parceiros, sempre acho que a concorrência é mais benéfica que prejudial, pois se ela existe, existe demanda.

Se você está com esse dúvida, Ah vou lançar um curso que já existe! não tenha, crie diferenciais, capriche no conteúdo, por mais que existem cursos iguais, mas todo curso pode ter atrativo único, afinal ninguém é exatamente igual, porque vc acha que seu curso seria ou seu publico alvo tb?

 

Abraço a todos.

 

4 RESPOSTAS 4
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ótima publicação Othon, acreditamos que o compartilhamento de experiências como a sua é muito útil para o sucesso dos novos instrutores em nossa plataforma! Será que o @VianaPatricio e o @Prof_Thompson teriam algo a acrescentar sobre esse assunto? 😄 

 


Rafael - International Community Team

Simplesmente disse tudo @OthonMoraes  

 

 

Excelente texto! Excelente contribuição! Muito obrigado. 

 

Grande abraço,

 

Ademir

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Grande Othon, coincidências a parte, esse seu curso está no mesmo nicho do que lancei em Janeiro, já que somos "Designers" seria bem fácil de isso acontecer =))

Pois é amigo, compartilho do seu pensamento...

Algumas pessoas acreditam que seja melhor criar um curso de um tema que ainda não existe na Udemy. Ou mesmo temem criar um curso pois já existem "tantos outros".
Eu sigo pelo seu lado apontado. Se existem cursos, é porque existe a demanda. 
Algumas pessoas pensam, "Ah... mas já tem o curso de fulando que vendeu milhares, eu não vou conseguir me destacar".
Eu busco pensar o contrário... "Ah, se tem milhares de aluno no curso do instrutor X, é porque existe demanda".
Como tive a sorte de trabalhar a vida toda, com webdesign e design, desde os 15 anos. E ao longo dos empregos que passei, meu leque é bem variado, trabalho com WordPress, Joomla, Drupal, PHP puro, Javascript, css ,etc. em Design e motion: Illustrator, Photoshop, Indesign, Affinity, After Effects, Premiere, Vegas, agora Camtasia. Além de alguns anos como fotografo e filmaker... Então eu busco estudar qual o curso vou fazer dentro do que conheço...

E quando paro para fazer um curso, eu demoro mais de um mês só estudando o que vai ser o curso, pensando, anotando, pesquisando, antes mesmo de montar... Qual o diferencial, qual a inovação, o que as pessoas estão querendo aprender, o que vou ensinar, como, etc...
Acredito que a concorrência faz com que elevemos o nosso nível de exigência para com o nosso trabalho, e acaba que ajuda bastante no sentido de referência de superação.
Pra galera fica o reforço da dica iniciada pelo Othon e aqui continuada:
Somem ao desejo de ter um curso bem vendido, a essência principal que é ter um curso bem feito e um curso bem feito, deve ser bem estudado e bem planejado. Por fim estudem sobre "copy", que ajudará a vender aquilo que foi bem produzido.
O sucesso de um curso relativiza-se a vários aspectos, mas que podemos resumir em 3.
1) A qualidade do Curso
2) Como você vende o seu curso (sua copy)
3) O tráfego, a quantidade de pessoas que chega a sua página.

Para quem tá começando sugiro se preocupar com o 1 e o 2, que o 3) a Udemy cuida bem quando percebe que o 1 e o 2 foram bem feitos.

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

 

Nosso querido @OthonMoraes sempre com grandes contribuições e exemplos inspiradores. 🙂

 

O tema remete a Estratégia do Oceano Azul, um livro de 2005 que ensina como investir em mercados inexplorados.

 

Os autores fazem uma analogia entre mercado saturado ou com muita concorrência e oceano vermelho e mercado pouco explorado e oceano azul.

 

Cada qual com seus prós e contras, de forma que tudo se resume a decidir em qual oceano se quer navegar e a partir dai adotar as melhores práticas indicadas ao oceano fruto da decisão.

 

Uma busca por imagens no Google, usando as palavras oceano azul oceano vermelho retorna tabelas e infográficos com a síntese da proposta do livro. Essa informação concisa pode ajudar na decisão de qual oceano pretende entrar:

 

oceano-azul-vs-oceano-vermelho-5-dicas_v21.png

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas