Diferença entre o tempo planejado e o tempo real obtido após a gravação.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Diferença entre o tempo planejado e o tempo real obtido após a gravação.

Ao planejarem um curso qual é o seu grau de "acerto" no tempo de duração que imaginaram que seu curso teria?

 

Fiz o roteiro do meu curso e de verdade acreditei que ele teria algo como 1h30 a 2horas no máximo.. à medida em que senti necessidade de acrescentar um pouco mais de informações e detalhes tive receio de que ele se aproximasse de umas 3 horas. Queria realmente um curso curto..

Ainda não editei mas estou com um material de 7horas!!  É um roteiro muito parecido com o que eu utilizo presencialmente e nunca passei de 4 horas junto dos alunos somados os tempos pra perguntas.

Gostaria de saber da experiência de vocês em relação ao tempo planejado e o tempo real obtido.

2 RESPOSTAS 2

Olá, @Fabiola Ramos 

 

Quando faço o esboço do conteúdo do curso eu geralmente tenho uma boa idéia do tempo de duração, mas como você eu também acabo adicionando mais coisa. Mas também durante a edição já cheguei a descartar aulas inteiras por notar (ao ver tudo junto) que "chovia no molhado".

 

Mas eu não me preocupo muito com as horas de vídeo em si. Eu observo algumas coisas que para mim fazem mais sentido eu me preocupar:

 

- Repetições:  eu tento ao máximo não ficar repetindo informação porque acaba sendo algo chato, né? Mas claro que programo e falo sobre coisas ensinadas anteriormente num estilo mais de revisão, tipo: lembra que falamos sobre tal coisa?

 

- Pace: Eu falo rápido, mas ensinando tendo a falar mais lentamente e espaçadamente para facilitar a compreensão. Isso pode parecer besteira, mas com certeza impacta no tamanho geral do curso. Devagar demais também é ruim/monótono.

 

Subestimação do Conteúdo: como também dou cursos presenciais, percebo, que ao "transferir" conteúdo para o online, o material precisa ser mais detalhado/trabalhado. Isso acontece porque, online, você não pode se adaptar tão rapidamente às reações dos alunos, o que leva a uma necessidade de explicar mais detalhadamente ou antecipar dúvidas (ao menos esta é a minha visão).

 

 

Dado que você já possui bastante material, talvez seja útil revisar o conteúdo com um olhar crítico para determinar o que é essencial e o que pode ser resumido ou removido. Mantendo sempre em mente que objetivo é manter o curso envolvente e valioso sem se estender demais ou deixar de fora informação relevante, né?

 

 

Muito grata, Alisson! É isso mesmo, falei bem mais devagar do que costumo falar e com muito mais detalhes mesmo. Estarei atenta a possíveis repetições!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas