Gratuitos x vendas

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Gratuitos x vendas

Bom dia! Eu gostaria de fazer uma pergunta aos instrutores.

 

Vcs tem cursos gratuitos, eu digo gratuitos mesmo não gratuitos por um tempo, e minha divida e a seguinte um curso gratuito tem impacto positivo ou negativo nas vendas gerais?

 

Desde ja agradeço.

8 RESPOSTAS 8
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Olá @SansaoSeara

Boa questão! Convidamos o @Prof_Thompson, o @VianaPatricio, a @PilarSanchez e demais membros da comunidade a participar da conversa!


Rafael - International Community Team

Olá @SansaoSeara !

 

Tivemos uma discussão similar à sua pergunta aqui neste link:

https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Curso-gratuito-como-isca-para-curso-pago/m-p/615

 

Discutiamos principalmente se valia a pena ter um curso gratuito como isca e se isso ia influenciar a nota do instrutor.

 

No meu caso especifico, eu tenho 1 curso gratuito (Fundamentos do Scrum) que puxa alunos para os cursos pagos. A quantidade de alunos que compram os cursos pagos a partir desse curso é bem pequena, mas de qq forma, quando montei esse curso era pra ser gratuito mesmo.

 

Não tenho a intenção de colocá-lo como pago porque ele é muito curto e acho que para quem não tem como pagar ele já dá o conteúdo necessário sobre o Scrum.

 

Abs,

Pilar


@PilarSanchez  escreveu:

Olá @SansaoSeara !

 

Tivemos uma discussão similar à sua pergunta aqui neste link:

https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Curso-gratuito-como-isca-para-curso-pago/m-p/615

 

Discutiamos principalmente se valia a pena ter um curso gratuito como isca e se isso ia influenciar a nota do instrutor.

 

No meu caso especifico, eu tenho 1 curso gratuito (Fundamentos do Scrum) que puxa alunos para os cursos pagos. A quantidade de alunos que compram os cursos pagos a partir desse curso é bem pequena, mas de qq forma, quando montei esse curso era pra ser gratuito mesmo.

 

Não tenho a intenção de colocá-lo como pago porque ele é muito curto e acho que para quem não tem como pagar ele já dá o conteúdo necessário sobre o Scrum.

 

Abs,

Pilar



Obrigado, mas vc notou alguma queda nas vendas dos seus cursos pagos?

Não houve queda não. O público-alvo dos cursos pagos é diferente do curso gratuito. 

O curso gratuito aborda as bases do Scrum, mas não é suficiente para o aluno fazer uma prova de certificação - que é foco dos cursos pagos.

O que tem acontecido é que alguns alunos do curso gratuito acabam indo para o curso pago (e vejo isso a partir dos cupons disponibilizados na Aula Bonus do curso gratuito).

Assim, normalmente um curso gratuito vai acabar te ajudando a vender mais. (Desde que você publique algo relevante e de qualidade).

E claro, é muito importante que você identifique muito bem o público-alvo dos seus cursos. 

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ainda não experimentei usar o curso gratuito como isca para o pago, mas um dos meus cursos gratuitos está com 18 mil alunos e avaliação dentro da média dos cursos pagos. Serviu bem como prova social, de instrutor com quase 20 mil alunos e mais de 20 mil até o fim do mês.

 

Até semana que vem estou lançando mais um curso gratuito, dessa vez como porta de entrada para meus cursos de programação. Ele será gratuito para sempre e a intenção é orientar os alunos sobre como escolher uma linguagem para começar a programar e, caso decidam por alguma que eu tenha, que aprendam comigo mesmo, só que dessa vez, pagando. 🙂


@Prof_Thompson  escreveu:

Ainda não experimentei usar o curso gratuito como isca para o pago, mas um dos meus cursos gratuitos está com 18 mil alunos e avaliação dentro da média dos cursos pagos. Serviu bem como prova social, de instrutor com quase 20 mil alunos e mais de 20 mil até o fim do mês.

 

Até semana que vem estou lançando mais um curso gratuito, dessa vez como porta de entrada para meus cursos de programação. Ele será gratuito para sempre e a intenção é orientar os alunos sobre como escolher uma linguagem para começar a programar e, caso decidam por alguma que eu tenha, que aprendam comigo mesmo, só que dessa vez, pagando. 🙂



Esse seu curso gratuito vc acha que te ajudou de alguma forma?

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

@SansaoSeara o maior benefício foi ter 18 mil alunos só no gratuito. É uma base de alunos que eu posso oferecer cursos pagos (ainda não fiz) e me dá uma boa prova social (não são muitos os perfis com quase 20 mil alunos em poucos meses).

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Depende muito de cada nicho, então a melhor opção é testar.
Você precisa testar para ver como funciona com seu nicho.

Mas para mim serviu no início como prova social enquanto instrutor da Udemy.
Como vêm mais alunos então você ficará com um número de alunos maior em seu perfil.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas