IMPORTÂNCIA DO AUDIO - MICROFONES BM800 (85 reais ) VS AT2020 (500 reais)

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

IMPORTÂNCIA DO AUDIO - MICROFONES BM800 (85 reais ) VS AT2020 (500 reais)

Ir para a Solução

Tenho notando o quanto é importante o audio das aulas. A pouco comprei um microfone para melhorar este ponto em minhas aulas. Estou dando o primeiro passo para solucionar este problema. Existem algumas dicas importantes sobre o uso do programa audacity no curso gratuito para instrutores UDEMY que a @Anonymous  e outros colegas ministram.

Quanto ao microfone, um vídeo me ajudou muito a encontrar um equipamento de baixo custo e com ótima qualidade foi as dicas do Chrys Gringo. Existem alguns preconceitos contra o BM800 em função do baixo custo mas vale pena ver o que este profissional de audio formado em uma das melhores faculdades do mundo tem a dizer:
microfone.jpghttps://www.youtube.com/watch?v=Tb8eZnagJKw



 

2 SOLUÇÕES ACEITES
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

O áudio dos meus vídeos é gravado separadamente, então o que resolveu para mim foi o uso do gravador digital. Atualmente gravo com smartphone com redutor de ruídos. Uso um Moto E2 que nem chip reconhece mais, mas o áudio é nítido. Para abafar som de rua, aqui um vizinho cismou de criar galo na laje, coloco o smartphone dentro de uma caixa de papelão forrada com espuma de estúdio. O galo canta à vontade e o smartphone não capta o som.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Galera, eu uso e recomendo um microfone de lapela da Sony, ECM-CS3. Aí vc pode gravar o aúdio com ele no celular (caso não tenha um gravador), deixa o cel no bolso e depois juntar esse áudio ao vídeo. Se vc grava os vídeos no celular, aí precisa de um extensor para aumentar o cabo do microfone, pois ele é curto, só o suficiente para passar por dentro da roupa e levar até o bolso. Custa na faixa de 150 reais no ML e além de dar um aspecto mais profissional, tem microfone duplo (capta L e R), elimina bastante o ruído externo e depois ainda dou um trato na edição no vegas para ficar mais natural e reduzir mais os ruídos com o plugin Audio Restoration do Sony Vegas. Fica ótimo o resultado final por um preço bem acessível.

Ver solução na publicação original

25 RESPOSTAS 25
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Ótima dica @DaltonTeles! Estamos curiosos para saber quais outros microfones os outros instrutores e instrutoras recomendam também!


Rafael - International Community Team

Ir para a Solução

Olá @DaltonTeles tudo bem?

 

Observei que o BM800 a conexão é P2 (tipo de fone de ouvido). É isso mesmo?

 

Porque usando essa porta existe queda de qualidade e aumento de interferência.

 

Eu utilizo o Microsoft LifeChat LX-3000 com porta USB.

 

Microsoft LX-3000 porta USBMicrosoft LX-3000 porta USB

Ir para a Solução

Sim @EduardoLara, é P2. Interessante esta sua indicação!

Ir para a Solução

Procura  no mercado livre. Sempre aparece um mais em conta.

Ir para a Solução

Gravei vários cursos com esse headset, foi meu primeiro equipamento. Mas ele acabou pifando o fone que fica no lado do cabo e os protetores que parece um couro falso se despedaçaram com o tempo. No fim, até o microfone parou. Mas isso aconteceu uns 2 anos depois. 

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

 

Esse Microsoft LifeChat LX-3000 é muito bom SE não fosse o fato de o microfone parar de funcionar em poucos meses e o revestimento das almofadas começar a despedaçar. Quando comprei no ML confiei na marca e ignorei alguns comentários que dizia exatamente isso: o microfone deixa de funcionar com poucos meses de uso e o revestimento da almofada solta aos pedaços.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Gente! também tive esse problema com ele... comprei um logitech no mesmo dia e ele está em uso até hoje! (4 anos no mínimo) 

Ir para a Solução

Sim. Conexo p2 (fone de ouvido)

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Esse headset LX-3000 é problemático. Apesar de a qualidade do áudio a imitação de couro que reveste as almofadas começa a soltar em poucas semanas. Você vai ficar um bom tempo com pedaços de plástico preto no corpo até ele soltar por completo. Outro problema recorrente do LX-3000 é a quebra do cabo (interno) do microfone, então prepare-se para em breve ficar só com o fone, sem o mic. 

Ir para a Solução

Já usei vários micrones nos últimos anos para gravação e até o momento o BM800 junto a Phanton Power U-Phoria tem entre a melhor resposta. Mas ainda pretendo buscar uma alternativa que não capte o som vindo da rua como latidos de cães, canto de passarinhos, caminhão de lixo e mesmo o barulho dos carros no asfalto. 

 

Para evitar isso, ainda pretendo usar um microfone dinâmico e não condensador como BM800.

Ir para a Solução

@Marcio Veja abaixo a estratégia do @Prof_Thompson! Ela é muito, muito simples, barata e eficaz!

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu gravo de madrugada que é meu horário, sou meio licantropo :), mas precisei auxiliar uma pessoa que precisava gravar durante o dia e não tinha dinheiro para investir. No cômodo mais distante da rua, um quarto de costura, fizemos um mini estúdio de caixas de papelão. É só abrir as caixas e usar o papelão para formar as paredes, tudo preso com fita de empacotamento. As duas paredes do canto já formaram as duas paredes iniciais, então só cobrimos a frente, lado direito e teto. Puxamos uma luminária para dentro, prendemos uma prateleira na parede e um edredon por cima abafou todos os sons. Cuidado com a ventilação. A amiga preferiu não fazer buracos que pudessem servir para captar sons indesejáveis e assumiu o compromisso de gravar em sessões curtas, de no máximo 20 minutos. O que ajuda a descansar a voz. Considerando que conseguimos gravar até 1,5 minuto por página de roteiro, se aproveitarmos 50% desse tempo já equivale a quase 8 páginas de conteúdo. Uns 20 minutos de videoaula, considerando a edição, abertura, vinhetas e partes sem fala.
Com o peso o estúdio de papelão acabou cedendo um pouco, então fizemos outra versão com ripa presa na parede fazendo a armação. Essa versão se mostrou ainda melhor porque foi possível fazer parede dupla de papelão com flocos de isopor colocados entre os vãos. Usando o decibelímetro do celular constatou-se que o ruído era o mínimo. Mesmo com muito baralho na casa, mas ajudou também manter a porta do quarto fechada para reduzir ainda mais a entrada de som indejado.
Neste link tem sugestão de gravação com o microfone/smartphone dentro do guarda roupas. 🙂

http://www.musitec.com.br/revistas/?c=4289

Quem tem dinheiro use, quem não tem, use a criatividade. 🙂


 

 

Ir para a Solução

Galera, eu uso e recomendo um microfone de lapela da Sony, ECM-CS3. Aí vc pode gravar o aúdio com ele no celular (caso não tenha um gravador), deixa o cel no bolso e depois juntar esse áudio ao vídeo. Se vc grava os vídeos no celular, aí precisa de um extensor para aumentar o cabo do microfone, pois ele é curto, só o suficiente para passar por dentro da roupa e levar até o bolso. Custa na faixa de 150 reais no ML e além de dar um aspecto mais profissional, tem microfone duplo (capta L e R), elimina bastante o ruído externo e depois ainda dou um trato na edição no vegas para ficar mais natural e reduzir mais os ruídos com o plugin Audio Restoration do Sony Vegas. Fica ótimo o resultado final por um preço bem acessível.

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

O áudio dos meus vídeos é gravado separadamente, então o que resolveu para mim foi o uso do gravador digital. Atualmente gravo com smartphone com redutor de ruídos. Uso um Moto E2 que nem chip reconhece mais, mas o áudio é nítido. Para abafar som de rua, aqui um vizinho cismou de criar galo na laje, coloco o smartphone dentro de uma caixa de papelão forrada com espuma de estúdio. O galo canta à vontade e o smartphone não capta o som.

Ir para a Solução

Uma das melhores estratégias que já vi.  :  ) 
Simples e extremamente eficaz

Ir para a Solução

Galera, eu uso e recomendo um microfone de lapela da Sony, ECM-CS3. Aí vc pode gravar o aúdio com ele no celular (caso não tenha um gravador), deixa o cel no bolso e depois juntar esse áudio ao vídeo. Se vc grava os vídeos no celular, aí precisa de um extensor para aumentar o cabo do microfone, pois ele é curto, só o suficiente para passar por dentro da roupa e levar até o bolso. Custa na faixa de 150 reais no ML e além de dar um aspecto mais profissional, tem microfone duplo (capta L e R), elimina bastante o ruído externo e depois ainda dou um trato na edição no vegas para ficar mais natural e reduzir mais os ruídos com o plugin Audio Restoration do Sony Vegas. Fica ótimo o resultado final por um preço bem acessível.

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Ir para a Solução

Cara, não conhecia o BM800, muito bom! Obrigado por compartilhar.


@DaltonTeles  escreveu:

Tenho notando o quanto é importante o audio das aulas. A pouco comprei um microfone para melhorar este ponto em minhas aulas. Estou dando o primeiro passo para solucionar este problema. Existem algumas dicas importantes sobre o uso do programa audacity no curso gratuito para instrutores UDEMY que a @Anonymous  e outros colegas ministram.

Quanto ao microfone, um vídeo me ajudou muito a encontrar um equipamento de baixo custo e com ótima qualidade foi as dicas do Chrys Gringo. Existem alguns preconceitos contra o BM800 em função do baixo custo mas vale pena ver o que este profissional de audio formado em uma das melhores faculdades do mundo tem a dizer:
microfone.jpghttps://www.youtube.com/watch?v=Tb8eZnagJKw



 


 

Ir para a Solução

Com certeza o áudio afeta muito, já tive a situação de gravar uma aula surreal, porém por não ter um gravador top, perdi tudo. Um amigo jornalista me indicou esse Gravador Digital Voz Sony Px240 4gb, comprei e é sensacional, com isso grava sempre usando o áudio da câmera, do celular e do Sony, depois vejo o que ficou melhor na edição. 

Ir para a Solução

Já tive um gravador de voz da Sony e usava com ele um microfone de lapela também da Sony. Não gostei de usar, as vezes eu parava a gravação do vídeo por algum motivo, parava a audio e depois iniciava e esquecia do audio. Ficava P da vida com isso... Mas o verdadeiro motivo que deixei de usa-lo foi não não notei diferença na qualidade de audio entre outro microfone eu usava na época.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas