IMPORTÂNCIA DO AUDIO - MICROFONES BM800 (85 reais ) VS AT2020 (500 reais)

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

IMPORTÂNCIA DO AUDIO - MICROFONES BM800 (85 reais ) VS AT2020 (500 reais)

Ir para a Solução

Tenho notando o quanto é importante o audio das aulas. A pouco comprei um microfone para melhorar este ponto em minhas aulas. Estou dando o primeiro passo para solucionar este problema. Existem algumas dicas importantes sobre o uso do programa audacity no curso gratuito para instrutores UDEMY que a @Anonymous  e outros colegas ministram.

Quanto ao microfone, um vídeo me ajudou muito a encontrar um equipamento de baixo custo e com ótima qualidade foi as dicas do Chrys Gringo. Existem alguns preconceitos contra o BM800 em função do baixo custo mas vale pena ver o que este profissional de audio formado em uma das melhores faculdades do mundo tem a dizer:
microfone.jpghttps://www.youtube.com/watch?v=Tb8eZnagJKw



 

2 SOLUÇÕES ACEITES
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

O áudio dos meus vídeos é gravado separadamente, então o que resolveu para mim foi o uso do gravador digital. Atualmente gravo com smartphone com redutor de ruídos. Uso um Moto E2 que nem chip reconhece mais, mas o áudio é nítido. Para abafar som de rua, aqui um vizinho cismou de criar galo na laje, coloco o smartphone dentro de uma caixa de papelão forrada com espuma de estúdio. O galo canta à vontade e o smartphone não capta o som.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Galera, eu uso e recomendo um microfone de lapela da Sony, ECM-CS3. Aí vc pode gravar o aúdio com ele no celular (caso não tenha um gravador), deixa o cel no bolso e depois juntar esse áudio ao vídeo. Se vc grava os vídeos no celular, aí precisa de um extensor para aumentar o cabo do microfone, pois ele é curto, só o suficiente para passar por dentro da roupa e levar até o bolso. Custa na faixa de 150 reais no ML e além de dar um aspecto mais profissional, tem microfone duplo (capta L e R), elimina bastante o ruído externo e depois ainda dou um trato na edição no vegas para ficar mais natural e reduzir mais os ruídos com o plugin Audio Restoration do Sony Vegas. Fica ótimo o resultado final por um preço bem acessível.

Ver solução na publicação original

25 RESPOSTAS 25
Luizomf
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Eu acho que o problema é que as dicas que você encontra em todos os locais são sobre o microfone em si, mas quem já trabalha com isso sabe que não é só o microfone. A Interface de áudio talvez conte até mais que o mic em si (sim, exagerei um pouco).

 

Por exemplo, já usei um BM800 e achei ele excelente. Passei para um amigo que detestou. Quando descobri, meu amigo estava usando o microfone diretamente na entrada de audio do notebook dele (p2/p3, não lembro exatamente qual o conector dele), aí realmente não vai ficar bom. Vai sair ruídos estranhos, chiados, enfim, vai ficar ruim. Ele só vai ficar bom mesmo se você ligar esse microfone numa interface de áudio usando cabos XLR.

 

Quando eu o usei, eu liguei no meu Zoom H4N e gravei o áudio separadamente em formato WAV (arquivo fica imenso). Além de ter um áudio excelente, ainda consegui dar uma melhorada usando o audacity (equalização, compressão, redução de ruídos, etc...). Ficou tipo som de locutor de rádio mesmo.

 

Outro ponto é que é bom deixar esse mic próximo à boca (não é necessário) mas quanto mais próximo da fonte, melhor o áudio. Se for deixar longe da fonte, talvez seja o caso de usar um lapela Sony ecm-cs3 (que também é excelente).

 

O legal do lapela é que você pode conectar direto na câmera, que fica muito bom. Único problema dele (lapela) é que ele capta qualquer ruído ao redor. Eu preciso desligar meu ar condicionado (que nem faz muito barulho) quando vou usá-lo, porque ele captura qualquer ruído ao redor.

 

Mas sempre temos que analisar onde vamos ligar esses microfones, nenhum mic vai dar seu "melhor" ligado no celular ou na placa de áudio que já vem com o computador (que geralmente não é muito boa).

Ir para a Solução

Estou usando o BM800 desde 2018 e tenho gostado. Eu ligo ele na interface U-PHORIA UM2 da Behringer e a interface tem conexão USB com o PC. O maior problema são os ruídos externos, latidos de cães e aceleração de carros e motos. Para quem não grava em estúdio não tem como fugir desses problemas. Eu gravo as aulas a partir da meia noite que tem mais silencio dentro de casa e também na rua. Depois edito o som no Audacity.

Luizomf
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Pois é... ultimamente tenho gravado com os próprios mics do zoom h4n, não elimina totalmente os sons externos mas ajuda demais... Depois uma editada e boas, fica show... Quando preciso fazer vídeo aparecendo na câmera, aí não tem jeito... vou de lapela e tem que ser na madruga também, infelizmente.

Ir para a Solução

Para quem tem Notebook e quer algo bom e rápido eu recomendo o microfone Go Mic SAMSOM. Ele tem 3 tipos de captação que você pode selecionar e clip para prender no Notebook. Também tem um luz que fica vermelha em caso de audio saturado e conexão USB. 

go-mic-macbook-ho-full-sounddeck-525px

Ir para a Solução

Eu uso um Sony ECM-CS3, estou bem contente. Paguei R$200,00 nele, mas tem me atendido bem. Após as gravações faço tratamento no Audacity. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas