Informações sobre a Política de Reembolsos no Brasil

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Informações sobre a Política de Reembolsos no Brasil

Olá instrutores e instrutoras!

 

Como vínhamos recebendo algumas publicações na comunidade sobre as políticas de reembolso e o abuso delas por alguns alunos, eu fui em frente e escalonei o caso aos nossos líderes. Com isso, venho trazer algumas informações para vocês:

 

- Nós podemos abordar, caso a caso, o abuso do aluno de nossas políticas de reembolso, mas estamos sujeitos aos regulamentos locais.
- As leis de proteção ao consumidor relativas a reembolsos no Brasil são rígidas e não têm exceções para os casos em que alguém compra e devolve o mesmo produto várias vezes. Temos que respeitar o pedido do consumidor enquanto estiver coberto pelo prazo definido nestes artigos.
- Embora não possamos sistematicamente impedir que as pessoas recebam vários reembolsos no Brasil, por conta disso, podemos olhar para casos individuais e estudar como seremos capazes de lidar com o comportamento desses alunos enquanto permanecemos dentro dos limites dos requisitos legais brasileiros.

 

Entendemos que os instrutores colocam muita energia na criação de seus cursos, e por isso incentivamos a não se desanimarem por conta desses alunos, seguir compartilhando conhecimento, que é o que vocês fazem, continua mudando a vida de muita gente!

 

Lembrem-se, também, que qualquer atitude que vocês acreditem ser suspeitas podem ser encaminhadas para policy@udemy.com para que seja revisada e esclarecida.


Max Sandy - Udemy International Community Team
5 RESPOSTAS 5

@MaxSandy 

 

obrigado por trazer mais informações sobre o caso.

 

Entendo que o limite legal impede certas ações. Mesmo assim creio que seja possível uma avaliação pela equipe da Udemy sobre como minimizar esses problemas.

 

No Brasil creio que somos obrigados a permitir a desistência com reembolso os 7 dias. Outras plataformas permitem a não liberação de todo o curso nos 7 primeiros dias, apenas após este prazo.

 

Como na Udemy são 30 dias e sei que isso é um ponto forte da plataforma frente ao aluno, mas creio que regras diferentes poderiam ser aplicadas em caso de o aluno já ter pedido o reembolso e comprar novamente o curso. Penso que ele poderia perder esse direito dos 30 dias e ter apenas os 7 dias da lei com aulas limitadas (ex. 50% das aulas disponíveis por 7 dias).

 

Outra  possibilidade é a de não permitir reembolso caso todo o conteúdo seja consumido pelo aluno. Cansamos de ver caso de aluno que pega o certificado e some (com nosso $$$)! Creio que é possível dentro do limite da lei porque, apensar de não ser da área, percebo que a Sony não reembolsa quando você adquire qualquer produto deles na Playstation Store, por exemplo.

 

Esta é apenas uma reflexão inicial e peço aos colegas que coloquem outras sugestões. Precisamos de algo mais sólido para proteger nosso esforço e direitos autorais.

Anonymous
Não aplicável

@MaxSandy,

 

Sugestão seria bloquear novas compras de qualquer curso da plataforma da udemy por 6 meses, caso o aluno abuse da politica de reembolso da udemy, exemplo:

 

O aluno comprou e pediu o reembolso do mesmo curso duas ou três vezes, é impedido de comprar na plataforma por 6 meses, já que não faz sentido continuar permitindo que um aluno que está abusando da politica de reembolso da udemy continue comprando, não traz vantagem nem para udemy e nem para o professor, pelo contrário só prejudica.

 

Após esses 6 meses, caso o aluno continue abusando da politica, a conta do mesmo é bloqueada de fazer novas compras por um 1 ano, caso após esse periodo de 1 ano, caso o aluno continue abusando da politica de reembolso, a udemy pode banir a conta do mesmo ou bloquear para sempre que o aluno continue comprando.

@Anonymous ,

 

inicialmente achei interessante a ideia, mas creio que não seja possível, legalmente falando, proibir alguém de comprar um produto. Não se pode impedir alguém de comprar algo que está à venda. 

 

Talvez o que pode ser feito é impedir que ele compre com o desconto de qualquer natureza, até mesmo a promoção do instrutor. Talvez isso desencoraje um pouco.

 

Infelizmente o aluno sempre pode fazer outro cadastro para continuar suas artimanhas.

 

@MaxSandy, muito obrigado por dar sequencia nesse questão e levar  aos responsáveis. Pelo menos agora eles sabem que é uma situação que não está agradando os instrutores. 

Eu já imaginava que a legislação barraria alguma medida diferente em relação aos reembolsos.

 

Sendo assim, acho que a Udemy poderia ser enquadrar a ela, por exemplo, deixar de reembolsar em até 30 dias mas em 7 dias como todas as outras plataformas de ensino. Isso evitaria muitos casos dos alunos que consomem todo o curso pedir o certificado.

 

Outra coisa, a Udemy poderia criar um bloqueio como parte da politica de reembolsos, se o aluno obteve o reembolso no curso A do instrutor A ele não pode comprar o curso novamente no prazo de 30 dias.

 

Seria importante se você conseguisse que a Udemy entrasse em contato com os instrutores para "ouvir" sugestões sobre a politica de reembolsos. 

 

t+

CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @ricardoteix, @Anonymous, @Marcio,

 

Agradecemos por tirarem um tempo para compartilhar suas ideias. 

 

O feedback de vocês já foi capturado. Vamos compartilhar isso com nossas equipes relevantes para consideração. 

 

Boas vendas!

 

Carlos N - International Community Team
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas