Investigando Reembolsos: Usuário compra e é reembolsando em MUITOS cursos

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Investigando Reembolsos: Usuário compra e é reembolsando em MUITOS cursos

Ir para a Solução

Olá Udemygos,

 

Estou aqui para compartilhar com você o resultado de uma investigação que estou fazendo por conta própria, sobre o comportamento de um aluno que desde janeiro de 2021, já conseguiu 8 vezes, até a presente data.

 

Não irei informar dados do aluno, como o nome completo. Mas irei compartilhar os nomes dos cursos que o aluno se inscreveu nos últimos 3 dias.

 

O que estou fazendo aqui faz parte do processo de levantamento e coleta de dados que temos na Ciência de Dados e Big Data. Embora tenho poucos recursos, os processos são válidos e eu espero que ao longo do tempo eu possa sofisticar este meu processo, bem elementar para que possa ajudar outros colegas. Compartilharei com todo prazer, qualquer ferramenta que eu venha a desenvolver que possa colaborar com o rastreamento e identificação de situações anormais como esta.

 

1) Meu levantamento, com recorte para um dos alunos (vão muitos) mas vamos pegar um caso específico, o BRU.

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 09.34.27.png

 

Como podemos visualizar, foram 8 reembolsos desde janeiro de 2021 concedidos para o BRU.

 

Eu coloquei o BRU no meu RADAR, e notei que aparece na URL dele o curso de outro colega, no caso o colega @nelio-alves (desculpe  Nélio usar seu case como exemplo). Mas algo tem que ser feito, custe o que custar.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 17.07.50.png

 

No mesmo dia, o BRU solicitou reembolso do meu curso, e acredito que também para o curso do colega, já já irei explicar porque penso assim.

 

Um dia depois o BRU, matriculou-se no meu curso e, adivinhem? Toppppp, novo reembolso.

 

Olhando a URL do BRU, o curso do colega Nélio não apareceu mais, porém, novos cursos foram comprados pelo BRU.

 

Captura de Tela 2021-02-26 pix.png

 

Rapaz dedicado aos estudos esse BRU!!!

 

Meu RADAR operando com força total, identificou HOJE a poucos minutos que os cursos acima do nada, desapareceram da URL do BRU.

 

Captura de Tela 2021-02-261.png

 

Como meu RADAR sinalizou um evento, fui monitorar e investigar por alguns minutos e ao retornar para a URL do BRU, notei que o dedicado aluno comprou mais cursos, olha que maravilha.

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 10.06.09a.png

 

Incrível!

 

Bom, tirando todas as brincadeiras a parte prezados colegas. Com este simples levantamento, utilizando apenas a correlação com os eventos, e as ações de um dos vários alunos, que estão sendo beneficiados com reembolsos dos meus cursos, é possível concluir que não é difícil para ninguém detectar um desvio de comportamento.

 

Nem necessitei de ferramenta de BI ou Big Data, nem um ecossistema de big data, embora penso que seria TOP criar uma ferramenta para cruzar os dados que podemos exportar em CSV e gerar estatísticas.

 

Me desculpem o post, sei que pode não agradar, mas ficar passivo não vai resolver nada.

 

Em fim, prezado @MaxSandy o case e os dados estão ai, que a Udemy aprimore essa política de reembolso.

 

Professor Marco Maddo

1 SOLUÇÃO ACEITE
CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Olá, @MarcoMaddo,

 

Estamos continuamente examinando nossas ferramentas e políticas de reembolso para tanto proteger contra abusos e quanto se adequar às leis locais de proteção ao consumidor. No final do ano passado, anunciamos algumas dessas mudanças aqui: https://teach.udemy.com/new-refund-system-policy-updates/.

 

Sempre que você detectar um comportamento suspeito, continue trazendo para a Equipe de Trust & Safety. Embora não possamos compartilhar os detalhes dessas investigações, elas nos ajudarão a tomar medidas sobre as contas dos/das estudantes quando apropriado e podem contribuir para mudanças futuras no sistema de reembolso.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Carlos N - International Community Team

Ver solução na publicação original

2 RESPOSTAS 2

Ir para a Solução

Olá prezado moderador @MaxSandy ,

 

Para que possa ser acompanhado, o usuário BRU..., conforme pode ser verificado nas mensagens postadas, é provável que este aluno esteja comprando cursos, e em menos de 24 horas, solicita reembolso.

 

Eu criei um mecanismo próprio para colocar em meu RADAR alunos que estão a mais de meses, solicitando reembolsos para o mesmo curso da minha grade. Reforço minha indignação total em relação a facilidade que o aluno tem em fazer este procedimento, e ao mesmo tempo, meu total desapontamento com as ações da Udemy para barrar. 

 

Não é um fato novo, é um fato que muitos de nós instrutores estamos vivenciando, e reportando para Udemy.

 

Veja os prints que eu fiz nas últimas 24 horas:

 

Aqui aparece o meu curso.

 

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 17.07.50.png

 

Aqui aparecem outros cursos.

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 10.06.09a.png

 

 

Aqui já não aparecem nenhum dos cursos acima. Acredito que todos tenha sido reembolsados.

 

Captura de Tela 2021-02-261.png

 

 

Aqui já aparecem outros cursos.

 

Captura de Tela 2021-02-26 pix.png

 

Aqui mais outros cursos, e novamente o curso Java, que pode ter sido recomprado após reembolso e provável que amanhã não aparece mais na URL do BRU... por ter solicitado reembolso.

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 18.39.39a.png

 

Gostaria de deixar registrado que não irei descansar até que algo seja feito para resolver este comportamento de reembolsos. Não irei divulgar nomes dos alunos aqui, mas informarei por email a área responsável na Udemy.

 

Alguma hora, estes fatos serão encaminhados para quem realmente seja capaz de tomar uma decisão.

 

 

Atenciosamente,

 

Professor Marco Maddo

 

 

CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Olá, @MarcoMaddo,

 

Estamos continuamente examinando nossas ferramentas e políticas de reembolso para tanto proteger contra abusos e quanto se adequar às leis locais de proteção ao consumidor. No final do ano passado, anunciamos algumas dessas mudanças aqui: https://teach.udemy.com/new-refund-system-policy-updates/.

 

Sempre que você detectar um comportamento suspeito, continue trazendo para a Equipe de Trust & Safety. Embora não possamos compartilhar os detalhes dessas investigações, elas nos ajudarão a tomar medidas sobre as contas dos/das estudantes quando apropriado e podem contribuir para mudanças futuras no sistema de reembolso.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Carlos N - International Community Team
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas