Notas Fiscais (como, quando e para quem enviar)

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Notas Fiscais (como, quando e para quem enviar)

Ir para a Solução

 

Uma pergunta simples - mas uma resposta que está difícil encontrar:

A partir do momento que abro uma empresa (Simples) - é importante emitir uma NF  pra esse tipo de trabalho que fazemos em parceria com a Udemy (publicação dos cursos, manuteção e ajuda aos alunos).

Até o momento todos os vídeos e posts que li dizem que a NF precisa ser emitada (pelo Produtor) *para cada aluno* que compra um curso. 

Isso procede ?
Alguém pode compartilhar uma informação baseada em experiência própria ?

Num único post que encontrei aqui na comunidade, o Instrutor sugere que a NF seja emitida para *a Udemy*, no valor total recebido por mês.
Isso me parece mais prático e até lógico, mas vai na contra-mão de todas as informações que achei online e do meu próprio Contador.

Acabei de solicitar apoio ao Suporte da Udemy - mas agradeço se algum Instrutor que já está trabalhando legalizado (como empresa) puder dar alguma ajuda/orientação/recomendação.

- dado

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Olá!

 

Estou na Udemy desde 2015 e sempre emiti NFS para a Udemy. Como não temos acesso aos dados dos alunos e o fisco quer que recolhamos imposto, o meu contador me disse que era essa a única forma de estar "dentro da lei".

 

Assim, todo mês emito apenas uma nota em nome da plataforma. O pior é que como não temos os dados fiscais, a NFS é emitida com apenas estes dados:

 

Nome: Udemy

País: USA

Cidade: São Francisco

Endereço: Harrison St, 600 - 3rd floor

Valor (em reais): xxxxxxx

 

Espero ter ajudado.

 

 

 

 

Ver solução na publicação original

6 RESPOSTAS 6

Ir para a Solução

Alguém tem alguma informação ?

 

Ir para a Solução

Na Udemy a nota fiscal deve ser emitida como nota fiscal gerada para empresa no exterior em nome da Udemy. 

Os alunos quando pagam o curso, estão pagando a Udemy e não ao instrutor. E depois do mês encerrado a Udemy separar a porcentagem dela e repassa a porcentagem referente ao instrutor. Por isso, vc não emite nota fiscal individualizada para o aluno e sim uma nota com o valor total do mês para a Udemy.

É um espécie de serviço prestado, vc desenvolve o curso e uma porcentagem do valor adquirido pela Udemy é repassada a vc como forma de pagamento pelo seu serviço de criação do curso. 

Ir para a Solução

Olá Marcio,

Muito obrigado pelo seu tempo e resposta.
Sim. Me parece a forma mais lógica. Uma NFS para a Udemy, comprovando o pagamento do valor total.

Marcio, perdoe-me a insistëncia e a pergunta:

Existe algum documento e/ou informação da própria Udemy (por exemplo) que deu base para a sua prática? Se sim - Pode compartilhar conosco?

Isso ajudaria todos que precisarem explicar aos seus Contadores essa rotina (visto que, na maioria dos casos, os próprios ainda desconhecem como essas novas plataformas funcionam).

No momento estou tentando comunicação com o Suporte Técnica da plataforma. Se encontrar algo, posto aqui para outros interessados.

 

Obrigado.

Ir para a Solução

Não sei de nenhum documento sobre isso. Mas qualquer contador vai saber lidar com essa situação, já que empresas podem emitir notas fiscais para prestação de serviços a empresas do exterior. 

Ir para a Solução

Olá!

 

Estou na Udemy desde 2015 e sempre emiti NFS para a Udemy. Como não temos acesso aos dados dos alunos e o fisco quer que recolhamos imposto, o meu contador me disse que era essa a única forma de estar "dentro da lei".

 

Assim, todo mês emito apenas uma nota em nome da plataforma. O pior é que como não temos os dados fiscais, a NFS é emitida com apenas estes dados:

 

Nome: Udemy

País: USA

Cidade: São Francisco

Endereço: Harrison St, 600 - 3rd floor

Valor (em reais): xxxxxxx

 

Espero ter ajudado.

 

 

 

 

Ir para a Solução

Olá Pilar. 
Sim - ajudou bastante.  👍
Obrigado também ao @Marcio . Grato por compartilharem o conhecimento-prático que vocês têm sobre o assunto.

Conversando com o meu Contador, chegamos a mesma conclusão. 
Por enquanto, emitir a NF para Udemy sob o valor total da receita parece a única opção possível para declarar corretamente esses recebimentos. 


- dado

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas