O Barco começou a afundar, busquem alternativas ou tente a sorte !

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Anonymous
Não aplicável

O Barco começou a afundar, busquem alternativas ou tente a sorte !

Ir para a Solução

Olá amigos instrutores,

 

A udemy começou a mudar seus negócios e é bem mais impactante na receita do que esperava e acredito que muitos vão sair daqui.

 

https://teach.udemy.com/business-terms-update-march-2021/

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Boas,

O problema da Udemy sempre assentou em alterar as regras do jogo com aviso prévio de curto prazo.

Não sei se sabem mas quando a Udemy começou dava 90% para o instrutor e ficava com 10%, hoje fica com quase 2/3 do valor, e claro que o valor agregado é dos instrutores, pois sem os cursos na plataforma a Udemy não existiria.

 

E sempre foi assim, dai que muitos instrutores top foram banidos por ganharem demais, muitos sairam por não gostaram da oscilação, etc....

 

Em relação á percentagem, claro que regra geral iremos perder rendimento, isso é mais que obvio. Até porque não sabem qual o aumento $$$ que a Udemy irá alocar para publicidade paga de forma a compensar os instrutores, isso é tabu.

 

Depois o ponto das assinaturas, eu dou-vos um exemplo muito simples, da plataforma skillshare todas as pessaos que por lá tinham cursos e eram grandes de uma forma ou de outra foram banidos ou foram-se embora por o retorno ser péssimo.

 

Na udemy acho que por um lado pessoas com baixa renda não vão querer ter uma responsabilidade mensal ou anual, portanto o numero de alunos ativos vai cair a pique, e os que ficarem serão divididos entre centenas de milhares de cursos, acredito que estaremos a falar de tostões de rendimento.

 

A minha análise é simples, se a queda é brutal e o conteudo é nosso, é preferivel não vivermos numa plataforma que não controlamos, assim é muito melhor estar numa plataforma em que controlamos tudo (ex. Zenler, Teachable, Hotmart) e a partir dai fazemos o nosso proprio marketing dentro das nossas regras.

 

Assim podemos ganhar mais, visto que não temos a concorrência da vitrine do marketplace, controlamos a lista de e-mail dos alunos para podermos fazer e-mail marketing, retargeting e gradualmente iremos crescer, do que aqui que me parece ser descendente.

 

 

Ver solução na publicação original

44 RESPOSTAS 44

Ir para a Solução

Infelizmente o programa de assinaturas vai chegar. Eu sinceramente não esperava que a Udemy fosse entrar nesse barco, mas estava errado. Agora é buscar plataformas alternativas porque não acredito que um programa de assinaturas seja justo com os instrutores. Estou trabalhando em um novo curso e você repensar se o publicarei aqui.

 

Outro ponto, imaginem um aluno tendo acesso a todos os curso, assistindo 5 minutos de cada curso e deixando avaliações ruins. 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Sobre a assinatura... acredito que ainda nesse ano(no fim do ano) ou no começo do próximo ano eles cemecem com o programa de assinatura aqui no brasil para pessoas físicas, já que vão começar a testar nos estados unidos. Vão começar mudando aos poucos e depois mudar em definitivo para planos de assinatura, agora vamos colocar pontos ruins nessa mudança:

 

1º - Grande parte dos alunos compram os cursos e não assistem nenhuma aula, isso é péssimo para instrutor, já que a udemy vai pagar na proporção por tempo consumido/assistido do curso do instrutor pelos alunos.

 

2º - A outra grande parte dos alunos que assistem as vídeo aulas, não assiste o curso inteiro, vão consumir pouco. logo isso é um bom negocio para udemy para os instrutores não é não, E INCLUO NO BARCO TAMBÉM OS INSTRUTORES QUE TEM DEZENAS DE MILHARES DE ALUNOS. já que a udemy vai continuar lucrando de qualquer jeito a cada assinatura comprada e os instrutores poucos irão ter "lucro".

 

3º - Nenhum aluno vai querer ficar pagando mensalmente para assistir todos os cursos, se antes eles pagam 19,99, 22,90(menor preço atual - hoje 16/03/2021) por curso, por que eles vão querer pagar digamos, 30, 40 ou 50 reais ou mais todo mês ? não vai meus amigos, sabe por que, por que os alunos não vão consumir o conteúdo de todos os cursos, vão assistir o conteúdo de alguns cursos, 3 ou 4 cursos no periodo de 2 meses e depois pular fora.

 

4º - Para pessoas de mal caracter isso é uma oportunidade de reforçar ainda mais os abusos e fraudes, para pessoas de bem, é um ótimo investimento, dependendo do que está buscando.

 

TACADA DE METRE que a udemy está fazendo para aumentar seus lucros e diminuir os lucros da maioria ESMAGADORA DOS INSTRUTORES.

 

Iremos ver se ela vai continuar tão atraente para os instrutores quanto é nesse momento, por que se o instrutores começarem a sair em massa, devido a queda na receita que com certeza vai ocorrer, QUEM VAI CRIAR O PRODUTO QUE A UDEMY VENDE ?

eNauti
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Estão cozinhando aos poucos os instrutores. Udemy já estava no limite de ser interessante. O jeito é trabalhar em alternativas.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

@eNauti,

 

A fritura vai está quase pronta quando começarem a lançar a assinatura aqui no brasil. Acredito que quando ocorrer isso, vai ser aos poucos, primeiro como um experimentro informando que é OPCIONAL, e depois BAH!!! o comunicado mais ou menos assim:

 

"A udemy buscando melhorar cada vez mais e crescer com os instrutores, tem uma grande noticia, visando alcançar resultados a longo prazo com os instrutores, todos os instrutores que usam a plataforma da udemy irão participar da assinatura para individuos(pessoas físicas)"

 

Creio fortemante que de 2022 não passa o lançamento da assinatura para individuos, cobrando: R$30,00 , R$ 40,00 , R$50,00 ou mais. REPITO PARA A UDEMY É SENSACIONAL, É TACADA DE MESTRE. veja só milhões de pessoas pagando esse valor, e mais da metade indo para a conta da udemy, mas para os instrutores vai ser um receita inferior aos 37% que começará a ser cobrado em maio de 2021.

Ir para a Solução

A princípio, só vi prejuízo para os instrutores embora a Udemy diga que a unificação em 37% do orgânico e anúncio pago não causará grandes mudanças na receita do instrutor. Sinceramente, não acredito nisso. Vamos ver...

 

Quanto ao programa de assinaturas para indivíduos, será um desastre para os instrutores. Preparem-se para uma saraivada de péssimas avaliações e, também, queda na receita. Se formos pagos por tempo de curso consumido estaremos ferrados pois 90% dos alunos só assiste a 10% de cada curso. Essa mudança fará com que os instrutores passem a produzir cursos rápidos em massa, na tentativa de ganhar na quantidade. Assim, a qualidade dos cursos da Udemy, sem dúvida, ficará muito comprometida. 

 

Outro problema que aliás é recorrente: se somos parceiros, porque não fomos consultados antecipadamente sobre as duas mudanças?

  

Ir para a Solução

Como todas as mudanças que a Udemy faz, só os instrutores é que perdem. Desde que entrei na plataforma em 2018, as mudanças foram sempre ruins para o nosso lado. E os testes feitos pela Udemy são sempre bons para a plataforma, mas não vejo resultados para os instrutores.

 

 

Ir para a Solução

Estou desde 2017 e penso como você: nunca vi uma melhora efetiva para o lado dos instrutores. 

eNauti
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Já estimei minha perda aqui entre 25 a 30%. 


@LucianoAlves  escreveu:

A princípio, só vi prejuízo para os instrutores embora a Udemy diga que a unificação em 37% do orgânico e anúncio pago não causará grandes mudanças na receita do instrutor. Sinceramente, não acredito nisso. Vamos ver...

 

Quanto ao programa de assinaturas para indivíduos, será um desastre para os instrutores. Preparem-se para uma saraivada de péssimas avaliações e, também, queda na receita. Se formos pagos por tempo de curso consumido estaremos ferrados pois 90% dos alunos só assiste a 10% de cada curso. Essa mudança fará com que os instrutores passem a produzir cursos rápidos em massa, na tentativa de ganhar na quantidade. Assim, a qualidade dos cursos da Udemy, sem dúvida, ficará muito comprometida. 

 

Outro problema que aliás é recorrente: se somos parceiros, porque não fomos consultados antecipadamente sobre as duas mudanças?

  


 

Ir para a Solução

Alguém poderia explicar as mudanças do programa de incentivo de marketing?

Ir para a Solução

Atualmente esse programa de incentivo de marketing, quando vende um curso a 100, repassa apenas 25 ao instrutor (25%).

O trafego orgânico, que é aquele em que o aluno chega no site da Udemy sem qualquer link promocional, repassa 50% ao aluno. Esse trafego também é gerado por publicidade da própria Udemy, como e-mails e propagandas. 

 

A nova proposta será Não ter mais o incentivo de marketing e assim ter apenas a Udemy trazendo alunos para a plataforma. Por conta disso, ao invés de pagar 50% da receita ela passará a pagar 37%. Isso significa um ponto médio entre 25% e 50%.

 

Porém, muitos instrutores não utilizavam o incentivo de marketing, então esses vão parte 13% de receita nesse novo cenário.

Ir para a Solução

Entendi, Marcio. Mas como será que irá funcionar essa publicidade paga direta para todos os cursos da Udemy? não consegui conceber ainda.

 

No meu caso eu participo do programa de incentivo. 

Ir para a Solução

Uma coisa é certa: 37% é um valor MUITO BAIXO para nós instrutores. Não estamos ficando com quase nada de algo que NÓS criamos. E agora? Vou ter que partir para a Hotmart e perder os atrativos das vendas por marketplace?

 

Preocupante. 

Ir para a Solução

Essa publicidade é por conta da Udemy. Ela chama de publicidade paga porque ela vai pagar para colocar propagandas na internet ou mesmo na tv como fez ano passado.

eNauti
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Não. A Udemy não vai pagar. Eu vou pagar. Porque será retirado dos meus rendimentos. Minha queda aqui será de 25-30%. É isso que eu vou pagar. 
Talvez seja mais interessante fechar a lojinha aqui. 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Instrutores,

 

A plataforma é de uma empresa, e empresas podem sofrer mudanças para atingir seus interesses, então infelizmente se a udemy quer mudar as regras do negócio, sem se importar com os instrutores que é um elo mais fraco da corrente, não podemos fazer nada aqui na udemy a não seguir suas novas regras.

 

Mas aos poucos, podemos ir nos organizando e conquistando os resultados a curto, médio e longo prazo e alcançando as metas traçadas.

 

A verdade é que quem trabalha com infoprodutos, precisa de marketing digital para sobreviver e lucrar, não tem para onde correr. então quem quiser seguir seu caminho fora da udemy, precisa estudar markting digital e colocar em prática suas estratégias, o grande problema disso para a maioria é depender de dinheiro para fazer marketing que renda muita grana.

Ir para a Solução

Não ficou claro no comunicado da Udemy: a assinatura será com um preço fixo e o inscrito fará quantos cursos quiser dentro da plataforma? Perderíamos as vendas individuais de cada curso?

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

@LucianoAlves,

 

Só saberemos dos detalhes quando eles lançarem aqui no brasil ou no piloto de testes que vai ser lançado nos estados unidos.

Ir para a Solução

Olá a todos, apenas pontuar alguns detalhes que acho que foram esquecidos por aqui:

 

- A Udemy for Business são cursos selecionados. Não entram todo e qualquer curso da Plataforma. O texto fala em extensão da Udemy for business para assinantes, então creio que será a mesma base de cursos. Não adianta sair fazendo qualquer curso de qualquer jeito.

 

- Nos Eua, onde a Udemy for Business é mais antiga, a receita para um instrutor que conheço representa quase 15% do total, mesmo ele tendo menos da metade de seus cursos incluídos. Ou seja, não é algo a ser desprezado.

 

- Entendo que a venda de assinaturas jamais vai substituir a venda de cursos avulsos. Vai ser mais um modelo de negócio. Alguns assinam, outros querem aprender algo pontual e não veem sentido assinar. Para todos os públicos, existe um produto.  

 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

@FernandoAmaral,

 

Se for mais um modelo de negocios que irá ser agregado como a udemy for business é atualmente e seja opcional tanto para alunos quanto para instrutores, menos mal.

 

Mas sinceramente, acredito que a udemy não quer somente uma extensão da udemy for business para pessoas físicas, acredito que é apenas um teste para depois o programa de asssinaturas para pessoas físicas(individuos) substituir a venda de cursos avulsos em definitivo no futuro.

Ir para a Solução

No programa Udemy for Bussiness o instrutor opta por participar ou não. Se seguir esse modelo e ainda houver a categoria de venda de cursos avulsos como é atualmente, menos mal. 

 

O Udemy for Bussiness custa U$360 ao ano por usuário. Eu estava dando uma olhada nas minhas receitas e nos últimos 2 meses eu tive uns U$50 de receita como média. O valor pelo minuto assistido, que é como a Udemy contabiliza, está entre U$0,018 e U$0,019. Esse valor é um pouco mais que o dobro se você vender um curso a R$22,90 com seu próprio cupom promocional. O que torna o Bussiness melhor.

 

Porém, passaríamos a depender muito mais dos minutos assistidos.  Hoje, se você vende 50 cursos no mês, e esses alunos não assistem, você ganhou e a Udemy ganhou também, independente de como o curso foi vendido (reforço de marketing, orgânico, cupom do autor). Contudo, se for no novo conceito, onde os minutos consumidos são a definição de quando o autor vai ganhar, apenas a Udemy ganha ao vender as mesmas 50 inscrições sem que o aluno assista o seu curso. E existe uma garantia que os 50 alunos vão assistir seu curso no próximo ano? Não há! Eu mesmo já comprei cursos na plataforma e não assisti por falta de tempo. Acho que tenho uns 3 ou 4 cursos que comprei em 2018/2019 e até hoje não assisti. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas