O Barco começou a afundar, busquem alternativas ou tente a sorte !

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Anonymous
Não aplicável

O Barco começou a afundar, busquem alternativas ou tente a sorte !

Ir para a Solução

Olá amigos instrutores,

 

A udemy começou a mudar seus negócios e é bem mais impactante na receita do que esperava e acredito que muitos vão sair daqui.

 

https://teach.udemy.com/business-terms-update-march-2021/

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Boas,

O problema da Udemy sempre assentou em alterar as regras do jogo com aviso prévio de curto prazo.

Não sei se sabem mas quando a Udemy começou dava 90% para o instrutor e ficava com 10%, hoje fica com quase 2/3 do valor, e claro que o valor agregado é dos instrutores, pois sem os cursos na plataforma a Udemy não existiria.

 

E sempre foi assim, dai que muitos instrutores top foram banidos por ganharem demais, muitos sairam por não gostaram da oscilação, etc....

 

Em relação á percentagem, claro que regra geral iremos perder rendimento, isso é mais que obvio. Até porque não sabem qual o aumento $$$ que a Udemy irá alocar para publicidade paga de forma a compensar os instrutores, isso é tabu.

 

Depois o ponto das assinaturas, eu dou-vos um exemplo muito simples, da plataforma skillshare todas as pessaos que por lá tinham cursos e eram grandes de uma forma ou de outra foram banidos ou foram-se embora por o retorno ser péssimo.

 

Na udemy acho que por um lado pessoas com baixa renda não vão querer ter uma responsabilidade mensal ou anual, portanto o numero de alunos ativos vai cair a pique, e os que ficarem serão divididos entre centenas de milhares de cursos, acredito que estaremos a falar de tostões de rendimento.

 

A minha análise é simples, se a queda é brutal e o conteudo é nosso, é preferivel não vivermos numa plataforma que não controlamos, assim é muito melhor estar numa plataforma em que controlamos tudo (ex. Zenler, Teachable, Hotmart) e a partir dai fazemos o nosso proprio marketing dentro das nossas regras.

 

Assim podemos ganhar mais, visto que não temos a concorrência da vitrine do marketplace, controlamos a lista de e-mail dos alunos para podermos fazer e-mail marketing, retargeting e gradualmente iremos crescer, do que aqui que me parece ser descendente.

 

 

Ver solução na publicação original

44 RESPOSTAS 44
Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

@Marcio,

 

Desculpe, não entendi.no calculo informado por você no momento que estou lendo, o valor pelo minuto assistido está entre U$0,0185 ?

 

Se eu vendo um curso com um cupom promocional na cotação atual do dólar é algo em entorno de U$3,95. onde extamente a udemy for business se torna melhor, poderia explicar ?

 

Obrigado.

Ir para a Solução

Eu fiz um calculo de comparação conforme os valores que tenho como receitas. 

Por exemplo, no mês de Fevereiro eu recebi U$41,17 no Udemy for Bussiness por um total de 2.114 minutos consumidos.

 

Então para encontrar o valor pelo minuto basta usar a operação:

 

Min = receita / minutos_consumidos

Min = 41,17 / 2114

Min = 0,019

 

Ou seja, cada minuto assistido a minha receita foi de 0,019 centavos de dólar.

 

Dai eu peguei uma venda feita a 22,90 com meu cupom de desconto. Essa venda me rendeu U$4,28. O meu curso tem 10 horas o que corresponde a 600 minutos.  Assim, fiz o mesmo calculo para ver quanto cada minuto do meu curso representa perante a receita de 4,28 dólares.

 

Min = 4,28 / 600

Min = 0.0071

 

Nesse caso, o minuto do meu curso rendeu 0,0071. Um valor menor pelo menos 2 vezes, em relação ao Udemy for Bussiness. E quanto maior o curso, menor seria o valor do minuto. 

 

É claro que, o calculo foi uma projeção, não significa que é algo exato, até porque não sabemos como será a contabilização feita pela Udemy.

 

Outro ponto, se a receita obtida for menor, ou seja, via venda orgânica no preço mínimo, você também recebe menos. Contudo, se o valor da venda for maior o valor aumenta gradualmente. Se a venda render U$15 (89,90) pelo link do instrutor, o minuto representaria 0,025.

 

Só que, o aluno teria que assistir todos os 600 minutos do curso, se ele assistir 1/4 do curso e parar, a receita seria pífia em comparação a uma venda que temos no sistema atual.

 

 

GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Na comunidade em inglês, uma das moderadas me respondeu que eles não pensam em acabar completamente o modelo de transações, pois eles viram que o ideal é deixar o aluno escolher entre várias opções

PRINTUDEMY.png

Ir para a Solução

Penso que nós, podemos criar uma plataforma 100% focada na cultura Brasileira. A questão é, ter coragem para isso, ter competência, ter especialistas em marketing, ter pessoas sérias para colaborar com o projeto, ter investimento mínimo para superar a fase do nada até decolar. Tem centenas de outras plataformas de treinamento semelhante nascendo todos os dias aqui no país, e outras vindo para cá. Além disso, tem muitos mas muitos cases de sucesso de profissionais independentes com suas próprias plataformas vendendo seus conhecimento e faturando muito mesmo.

 

 

Ir para a Solução

Complementando a sua frase final. Faturando muito mais do quê nós aqui na Udemy*. Estou pensando seriamente em partir para uma plataforma própria também. 


 


 

Ir para a Solução

Sim, a fatia da receita sobre as vendas dos curso maior fica com a Udemy. Mesmo nós podendo vender os cursos utilizando nossos cupons, em uma das mudanças na criação de cupons, ficou limitado a 4 por mês, para mim é muito ruim. Antes era possível criar cupons em maior quantidade, tipo para um grupo de alunos de uma faculdade, depois de ministrar uma palestra. Ou para um grupo de funcionários de uma fábrica de software após uma consultoria. Embora isso seja possível, somente 4 promoções por mês, é bem ruim de tentar vender cursos com nossos cupons para faturas 97%. Mais um ponto que desmotiva.

Ir para a Solução

Já pensou se criássemos um plataforma de educação decentralizada baseada em blockchain? Os instrutores não teriam mais o problema de uma pessoa jurídica criando as regras (e mudando as regras) da maneira que bem entender.  

Ir para a Solução

Super concordo, acho que começar com algum simples, que entregue conteúdo como as pessoas estão acostumadas, para poder colocar uma plataforma em produção é um bom começo e depois sofisticar. Blockchain é uma nova tendência, logo, poucos profissionais disponíveis, custo alto para tê-los. Já, o que é clássico e consagrado no modelo EAD já teria muito mais chances de produzir uma plataforma rapidamente. 

A proposta da Udemy no fundo no fundo, quando eu iniciei a produção era muito interessante, paga na data certa, nunca atrasa, isso é o lado que temos que reconhecer. Mas a queda de receita a meses com tendência de piorar, desmotiva.

 

Vamos que vamos, e ver o que vai acontecer.

Ir para a Solução

Já pensou se criássemos.... @FernandoAmaral 

 

É CLARO amigo, confesso que tem anos eu tento. Eu chequei ter mais de 400 alunos em um curso on-line com aulas gravadas e ao vivo comigo antes de entrar na Udemy. Dava muito trabalho para manter toda a plataforma, gerenciar suporte, conteúdo, financeiro, etc. Eu mantinha tudo sozinho, daí veio a Udemy com uma plataforma pronta e com a promessa de vendas dos cursos no Marketplace e eu ainda poderia vender meus cursos diretamente. No início vendi muito com meus cupons, faturava bem melhor, daí... com o tempo e as várias mudanças nas regras e políticas, todos sabemos o restante da história.

 

Agora, para criar novamente uma plataforma é como iniciar quase do ZERO. 

 

Sei que o tema aqui não está no contexto da thread, mas veja o que meu aluno escreveu hoje sobre o suporte da Udemy:

 

 

Captura de Tela 2021-03-17 às 09.21.44.png

O meu Compreendo ai está escrito certo.... era para eu escrever Compreeeeeeeeennnnnddodoooooo!

 

Se isso for algo pontual, ok! Mas se for generalizado sinaliza que algo não anda bem agora. Da mesma forma que nós instrutores temos dificuldade com o suporte, e em números somos bem menos que a quantidade de alunos neste universo, fico imaginando quantos outros muitos alunos pelo mundo estão tento problemas com o suporte.

 

 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Instrutores,

 

No anuncio a udemy informa que vai reduzir a receita de qualquer venda de cursos avulsos de qualquer tráfego para 37% por venda de cada instrutor, com a justificativa de ser:

 

 - "mais unirforme possível com os instrutores"

 

 - "Como nosso investimento em marketing tem crescido a cada ano, a participação agregada do instrutor nas vendas pagas e orgânicas passou de 50% para 25%."

 

Na verdade nem todos os instrutores vendem os cursos e ganham 25% somente que é a metade do que ganharia no trafego orgânico 50%. Mas para reduzir o valor na receita do instrutor para 37% teria que manter todo o marketing concordam ?

 

Mas na mesma nota informativa a udemy informa que vai desativar em maio de 2021 o "Programa de Reforço de Marketing"(vende os cursos e os instrutores ganham somente %25 da venda).

 

 

Bom... chego a conclusão que a udemy vai tirar 13% da receita de todos os instrutores para investir em outros canais promissores que a udemy mesmo informa nessa nota, como marketing na TV, logo marketing na TV vai atingir empresas como público alvo aqui no brasil, logo o investimento vai ser no programa de assinaturas, já que um dos programas de marketing que a udemy usa vai ser desativado.

 

 

E buraco fica mais fundo.... por que a udemy informa na nota que vai abrir a "oportunidade" de publicidade paga, que acredito que seja uma cobrança mensal do percentual da receita do instrutor para o instrutor pagar a udemy para divulgar seu produto, ISSO VAI PODE REDUZIR MAIS AINDA A RECEITA DO INSTRUTOR, só não sei se essa "oportunidade" vai ser obrigatória.

 

Seria mais interessante e justo com instrutor, dá a "oportunidade" de divulgar o produto do instrutor, desativar o progtrama de reforço de marketing, mas manter os 50% de percentual em cada venda. Mas é um empresa e a udemy já deixou claro por diversas vezes em quase todas as mudanças que instrutor não tem prioridade.

 

Alguém tem uma visão ou percepção diferente do que expliquei sobre o impacto das mudanças da udemy ?

eNauti
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Eu acho que é o seguinte. Os instrutores estão reféns da udemy. 
É como quando vc tem uma bolada de dinheiro e quer investir. Você tem a opção de delegar isso para o seu gerente de banco que vai fazer um trabalho no interesse do banco e te mandar um rendimento meia-boca, ou você mesmo mete a mão na massa e faz o investimento por aí mesmo, possivelmente garantindo retorno melhor. 

Talvez seja mais vantajoso, ao invés de delegar isso para a udemy, o próprio instrutor fazer isso. Deve garantir mais retorno, custo menor, mas com muito mais esforco. Cada um deveria verificar o custo/benefício de tomar as rédeas do seu trabalho, ou se prefere delegar isso para terceiros. Eu já escolhi meu caminho. 

Ir para a Solução

O problema é que a Udemy fez um dumping no mercado de marketing digital gigantesco e hoje ela monopoliza e faz as regras. 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Realmente existe um monopolio e isso influência, mas se não tentar, não vai conseguir e se seu produto é bom, mesmo em nichos de TI, você consegue sobreviver e ter até algum sucesso.

 

E para conseguir "biliscar" um pedaço do nicho, tem que ter estratégia e ótimo conteúdo, o que não dá é ficar esperando que a udemy vá melhorar algo para o instrutor, por que a cada nova regra do negócio que ela dita não ajuda o instrutor, somente ela mesma.

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Olá a todos os instrutores na thread!

 

Compreendemos que vocês tenham muitas perguntas e preocupações sobre o anúncio dos novos termos de negócios e iniciativas que ocorrerão em 2021. Espero poder esclarecer três pontos importantes levantados neste tópico.

 

Em primeiro lugar, vejo que muitos de vocês estão preocupados com o fato do modelo de divisão da receita, que será introduzido em maio, reduzir a participação dos instrutores. Compreendemos que vocês estejam céticos quanto aos impactos financeiros dessa mudança. Embora vocês possam se beneficiar com o aumento na divisão da receita para canais pagos, como anúncios e afiliados, percebemos que vocês temem que a redução na divisão da receita para o canal "orgânico" seja maior.

 

Como afirma o anúncio, em geral, espera-se que a mudança seja neutra em relação ao modelo atual em 2021. Contudo, cada instrutor perceberá um impacto diferente. Para entender sua própria "participação combinada" atual, você pode usar seu relatório de receita para ver da onde estão vindo suas vendas hoje.

 

Como regra geral, se você atualmente ganha cerca de metade do que ganha com as vendas "orgânicas" de anúncios, afiliados e parceiros externos, sua participação efetiva será muito semelhante quando o novo sistema for implementado. Se hoje, você não opta pelo Marketing Boost (e, portanto, não recebe nenhum anúncio ou vendas de afiliados), isso não será tão preditivo, mas para a grande maioria das pessoas que o fazem, aqui estão alguns exemplos:

Planilha inst.jpg

 

O objetivo aqui não é alterar a participação do instrutor, mas desvincular a participação na receita do canal de venda específico. Isso significa que podemos manter nossos investimentos de marketing existentes em publicidade, mesmo que as restrições de cookies continuem.


Também significa que poderemos fazer novos investimentos em marketing como os mencionados no anúncio. No final do dia, sabemos que vocês desejam obter o melhor retorno possível por sua experiência, seja o tempo que você gastou criando seu conteúdo ou o dinheiro que você investiu na construção de seu negócio. Queremos oferecer o melhor retorno sobre o seu investimento, continuando a trazer novos alunos e novas oportunidades de crescimento em uma plataforma que permite que você se concentre no ensino.


Em segundo lugar, alguns de vocês estão se perguntando o que significa o programa Marketing Boost estar se aposentando. Isso significa que a Udemy está diminuindo o investimento em publicidade no nível do curso ou em publicidade em geral?
A Udemy não está eliminando a publicidade no nível do curso e planejamos continuar investindo para gerar muito tráfego e vendas para instrutores. Quando dizemos que estamos retirando o programa Marketing Boost, isso significa que não será uma opção independente, como o Programa de negócios ou o Udemy for Business. Todos os cursos serão elegíveis para receber publicidade paga direta, como os cursos optados pelo Marketing Boost são hoje. Com a divisão uniforme da receita entre canais pagos e "orgânicos", não faz sentido mantê-lo como um programa separado.


Por fim, mas não menos importante, ouvimos que vocês estão preocupados com o potencial impacto de um modelo de assinatura em seus negócios transacionais.
Nosso objetivo com este piloto não é substituir o mercado transacional, mas complementá-lo. Com base em testes e dados anteriores, acreditamos que podemos gerar mais receita para os instrutores participantes e para a Udemy, se explorarmos a combinação de uma assinatura e um modelo transacional do que apenas oferecer o modelo transacional. Acreditamos também, que podemos ajudar melhor alguns alunos a atingir seus objetivos de aprendizagem com este modelo.


Abordaremos essa nova iniciativa com testes e análises cuidadosos e compartilharemos mais detalhes à medida que o piloto em inglês avança. Entretanto, esperamos que estas informações ajudem.


Max Sandy - Udemy International Community Team

Ir para a Solução

Sobre a tabela de receita que você postou, da para ver claramente que quem optava pelo sistema de reforço de markteing vai ter um aumento nas receitas ou uma queda insignificante. Por que agora os dois sistemas, reforço de marketing e orgânico, vão se equivaler.

 

Porém, também é possível notar que os instrutores que não optavam  pelo sistema de reforço de marketing vão perder 13% nas receitas orgânicas. Ou seja, quem se utilizava de trafego orgânico apenas, vai sim ser prejudicado.

 

Pelo menos no sistema atual, os instrutores tem a possibilidade de escolher, a qualquer momento, qual o caminho deseja seguir. 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Oi @Marcio!

 

Você está certo de que essa mudança será um ajuste maior para os instrutores que atualmente não participam do Marketing Boost. Se você ainda não optou em participar deste programa, será difícil de projetar seu impacto com base em seus dados históricos. Em 3 de maio, seus cursos se tornarão qualificados para promoção direta dos canais pagos da Udemy, como anúncios e afiliados, o que pode compensar a diferença em sua divisão de receita. Para maximizar o benefício da publicidade paga da Udemy para seu curso, certifique-se de que sua página de destino esteja atualizada e que seu curso tenha uma boa reputação.


Embora os instrutores que não participam do Marketing Boost sejam uma pequena minoria da comunidade geral de instrutores, entendemos que esta é uma mudança frustrante. Para continuar a expandir a plataforma Udemy, incluindo o público "orgânico" para cursos que dependem desse canal hoje, a divisão da receita deve ser dissociada da atribuição de canal de vendas individuais.


Max Sandy - Udemy International Community Team

Ir para a Solução

Olá Udemygos!

 

Conversando com um amigo de longa data, sobre essas questões novas, as mudanças no modelo de vendas que serão implantadas em breve, e compartilhando a minha frustração atual com, reembolso múltiplos, com o suporte ruim que recebo para estas questões, e as quedas de vendas, novas e incertas mudanças que vão impactar positivamente ou negativamente para alguns de nós, eu ouvi o seguinte:

 

"Amigo, te conheço a muitos anos e garanto que no topo de uma montanha sempre tem um horizonte de novas oportunidades para você..."

 

Isso tem algumas semanas e refleti bastante mesmo sobre o que fazer antes que o barco realmente afunde como o colega @Anonymous comenta.

 

Amigos, se somos especialistas no que fazemos, se nossas habilidades, competências, conhecimento e principalmente comprovada experiência em nossa área de atuação profissional, temos que subir essa montanha, que são todos estes problemas com Udemy, e ver o que tem lá no horizonte nos esperando, esperando pessoas profissionais como nós.

 

Neste contexto, o que foi que eu fiz? Subi a montanha, atualizei meu perfil, vi, não uma oportunidade mas milhares de oportunidades para ocupar ótimos cargos em empresas multinacionais e nacionais. Empresas que com a pandemia estão revendo seu modelo de trabalho, ofertando vagas para trabalhos remotos, home office e teletrabalho e oferecem toda a infra-estrutura para você trabalhar, tais como notebook, celular, cadeira apropriada, dezenas de ótimos benefícios. 

 

Meus amigos, eu nas últimas semanas, apliquei para varias vagas, fui selecionado, sabatinado até o último detalhe do conhecimento que falei ter, por todo tipo de entrevistador. 

 

Enfim, não demorou nem 3 semanas depois que eu subi a montanha e vi o horizonte de oportunidades ali na minha cara procurando pessoas como o meu perfil para eu receber uma oferta de trabalho, na modalidade de teletrabalho, em empresa multinacional, super desafiadora, projeto no contexto do que eu ensino em meus cursos, com alcance global, e com reconhecimento justo do meu conhecimento e experiência e, claro, ótima remuneração e carreira clara e promissora.

 

A matemática é bem simples, aqui a tendência incerta é de queda de receita, do outro lado da montanha tem oportunidades melhores. Esperar para ver acho que não é muito inteligente da minha parte.

 

Eu analisei muito bem se vale a pena dedicar energia aqui para algo incerto, valorizei minha carreira, e notei que valeu a pena ver o horizonte. Parece até brincadeira, mas dia 1/4/2021 meu novo desafio vai começar e não é mentira.

 

Então Udemygos, experimentem comparar as suas experiências profissionais, seu perfil com o que o mercado está buscando, pode ser que exista uma fantástica oportunidade lhe esperando, mas de nada adianta se não tentarmos. E ao tentarmos não temos nada a perder, só ganhar.

 

Agora como instrutor cheio de dúvidas aqui, eu estou mais tranquilo e o que acontecer de mudança daqui para frente não vai mais ser um problema e sim um lucro.

 

Se algum colega desejar saber qual foi a minha estratégia para em menos de 3 semanas conseguir uma ótima colocação no mercado, compatível com a minha carreira profissional, me contate utilizando os links no meu perfil aqui na Udemy, terei o maior prazer em compartilhar todos os detalhes.

 

Forte abraço,

 

Maddo

 

 

 

Ir para a Solução

Parabéns @MarcoMaddo !

Ir para a Solução

Obrigado @Marcio, arrisque também porque Spring está em alta também.

Ir para a Solução

Até agora nada mudou na minha porcentagem de instrutor. Continua 50%. Que eu saiba, ia mudar a parir das vendas de maio.

 

Algo mudou para os colegas?

Ir para a Solução

Pra mim já entraram algumas vendas com a nova porcentagem. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas