‌👉 O papel de mostrar seu rosto nos vídeos de seu curso ‌👈

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Carolina M.
Community Moderator
Community Moderator

‌👉 O papel de mostrar seu rosto nos vídeos de seu curso ‌👈

OlĂĄ, instrutores,

 

Ao planejar seu curso, vocĂȘ pode se perguntar se Ă© necessĂĄrio mostrar seu rosto. Esta questĂŁo jĂĄ surgiu vĂĄrias vezes na comunidade, pois muitos instrutores compartilham das mesmas preocupaçÔes. Entendemos completamente que pode ser desafiador, e ver seu prĂłprio rosto na tela pode parecer estranho no começo.

 

Para ajudå-los a tomar essa decisão, reunimos algumas respostas esclarecedoras de outros instrutores sobre quando e por que pode ser benéfico mostrar seu rosto nos vídeos do curso.

 

Confira abaixo!

 

CarolinaM_0-1719236005452.png

 

SharonRamel 

Nossa instrutora Sharon Ramel recomenda fortemente adicionar o toque pessoal de mostrar seu rosto. Os alunos em potencial gostam de associar um rosto a um nome, ajudando-os a sentir que tĂȘm uma relação com o instrutor. Sharon sugere que, se alguĂ©m se sentir tĂ­mido, gastar 5 minutos todos os dias filmando a si mesmo e depois assistindo ao vĂ­deo pode ajudar a ganhar confiança diante da cĂąmera.

 

CarolinaM_1-1719236005453.png

 

Rudranil Chakrabortty

Rudranil Chakrabortty aponta que nĂŁo Ă© sempre necessĂĄrio mostrar o rosto, especialmente em cursos longos sobre programação ou tĂłpicos relacionados a software, em que gravaçÔes de alta qualidade por longas horas podem ser impraticĂĄveis. No entanto, ele utiliza seu rosto em seu conteĂșdo por vĂĄrias razĂ”es:

 

  1. Aumenta a confiança e ajuda os alunos a se conectarem melhor;
  2. Uma Ăłtima primeira impressĂŁo pode ser feita com um sorriso e uma linguagem corporal confiante;
  3. Para seçÔes que não são compostas por PowerPoints, quadros brancos ou demonstraçÔes, ter uma cabeça falante e gestos com as mãos é mais envolvente do que um slide eståtico com narração;
  4. Durante a pandemia, todos se acostumaram a reuniĂ”es e aulas guiadas por cĂąmera, tornando menos aceitĂĄvel a ausĂȘncia de presença visual;
  5. É uma boa tĂ©cnica de branding ser reconhecido como um especialista alĂ©m do conteĂșdo do curso.

 

CarolinaM_2-1719236005454.png

 

PhillipBurton 

O instrutor Phillip Burton explica que, embora haja vantagens em mostrar o rosto, isso depende do assunto. Ele normalmente usa gravaçÔes de tela, valorizando o conteĂșdo da tela em vez de sua imagem. Phillip inclui um vĂ­deo introdutĂłrio e um vĂ­deo de encerramento onde aparece na cĂąmera, mas o restante de seu curso Ă© apresentado por meio de gravaçÔes de tela. Ele observa que, em ĂĄreas nĂŁo relacionadas Ă  TI, pode haver mais valor em os alunos verem o instrutor.

 

CarolinaM_3-1719236005462.png

 

GregReverdiau

Greg Reverdiau acredita que a necessidade de mostrar o rosto depende do tĂłpico do curso. Para alguns cursos, Ă© essencial; enquanto para outros, pode nĂŁo ser. Ele alterna entre trĂȘs Ăąngulos diferentes: seu rosto, seu rosto com o conteĂșdo do curso e apenas o conteĂșdo do curso. Os alunos apreciam essa variedade. Greg prefere ensinar alguns tĂłpicos com interação face a face, pois isso cria um toque pessoal e uma conexĂŁo com o aluno. Ele reconhece que muitos cursos de software bem-sucedidos nĂŁo mostram o rosto do instrutor, o que funciona bem para esses assuntos. Greg menciona que usa atĂ© 9-10 Ăąngulos em seus cursos, dependendo do tĂłpico.

 

Esses insights de nossos instrutores destacam vĂĄrias perspectivas sobre o valor de mostrar o rosto em vĂ­deos de cursos. Esperamos que isso ajude vocĂȘ a decidir a melhor abordagem para seus prĂłprios cursos.

 

O que vocĂȘ acha de mostrar o rosto em vĂ­deos de cursos? 

 

Sinta-se Ă  vontade para compartilhar seus pensamentos e experiĂȘncias!

 

Clique aqui e aqui para acessar as publicaçÔes originais.

3 RESPOSTAS 3

Eu como aluno gosto de ver o instrutor e acho que ajuda a criar um tipo de relação entre instrutor-aluno.

Como instrutor eu nĂŁo faço uso da minha imagem nas aulas. Tenho apenas minha foto no perfil da Udemy. JĂĄ pensei em usar uma cĂąmera para manter minha imagem no cantinho da tela. Mas nunca levei a frente essa ideia. 

 

Como aluno, eu nĂŁo ligo se tem ou nĂŁo tem a imagem do instrutor no vĂ­deo. A nĂŁo ser que seja uma aula teĂłrica, nesse caso, Ă© menos monĂłtono ter o instrutor no vĂ­deo.

 

Sobre ter a foto do instrutor na capa do curso, também não dou importùncia como instrutor. Eu sempre busco o assunto, analiso a grade do curso, depois vejo a classificação e os comentårios dos alunos. Mas a imagem do instrutor é totalmente irrelevante pra mim.

Eu uso minha imagem apenas no inĂ­cio e final do curso para fazer uma apresentação inicial e depois parabenizar os alunos e depois eu foco apenas no curso e sem tela do meu rosto, fica mais simples pra editar algum pedaço e ter um conteĂșdo melhor editado sem ter que me preocupar com o corte do meu vĂ­deo me mostrando, ficando entĂŁo apenas com o cĂłdigo.

 

Agora nas minhas redes sociais que tambĂ©m faço conteĂșdo gratuito estou sempre mostrando o rosto pq lĂĄ considero a interação pessoal super importante

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
DiscussĂŁo
Converse sobre diferentes estratĂ©gias e compartilhe suas experiĂȘncias com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior nĂșmero de curtidas