em 08-01-2019 06:22 AM
Olá, pessoal! Conversamos com Chen Blatman, especialista em SEO da Udemy, para saber como otimizar sua página inicial do curso para aproveitar a otimização de mecanismos de busca (SEO). Veja o que ele tinha a dizer:
Qual é o peso de cada um dos itens a seguir, em termos de SEO:
Dentre esses fatores, o título e o subtítulo do curso são os mais importantes, pois as pessoas tomam decisões com base nas primeiras palavras. Eles também aparecem na Página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) e determinarão a Taxa de cliques (CTR) da página, que é um bom sinal para SEO. Além disso, é recomendável iniciar frases com as palavras mais importantes e relevantes para a página inicial do curso.
No geral, para SEO (e o aluno), todo o conteúdo na página é importante (do início ao fim), pois ajuda o Google a entender do que se trata a página (o conteúdo ajuda a criar contexto relevante e uma "nuvem" de consultas relevantes).
Um bom conteúdo é estruturado logicamente, começando pela abordagem da consulta do usuário e, em seguida, abrangendo perguntas relacionadas e valores procurados. Não há problema em escrever usando seu tom e sua personalidade, desde que sejam envolventes, pois manter o usuário interessado na página é um bom sinal.
É recomendável que você "escreva para pessoas" e "venda" oferecendo valor e construindo a confiança do usuário no conteúdo.
Tente responder a esses fatores de decisão comuns que passam pela mente dos usuários:
- Esse é o tema ou resultado que estou procurando?
- Essa opção atende ao meu nível ou caso de uso?
- Abrange tudo o que estou procurando?
- Posso confiar no instrutor?
É importante lembrar que parte da otimização da página é direcionada aos alunos existentes da Udemy (mais de 40 milhões) que estão navegando no site e avaliando os cursos. Por exemplo, o título e o subtítulo do curso serão exibidos no "bloco" e os "Tópicos que você aprenderá" aparecerão no pop-up quando o usuário passar o cursor do mouse. Portanto, certifique-se de que sua redação esteja perfeita e atenda aos pontos fracos do aluno.
Seu vídeo promocional está a um clique de distância, então alguns alunos podem não vê-lo. No entanto, para aqueles que o assistem (por exemplo: usuários existentes como parte da avaliação do instrutor e conteúdo), ele pode ser um fator de conversão importante. Além das perguntas acima, um usuário considerará o vídeo promocional (e as aulas de prévia gratuitas) para avaliar a qualidade do som, o estilo de apresentação etc.
Ter um vídeo na página da web pode ajudar a SEO. No entanto, em termos de SEO "puro", especificamente para a página inicial do curso, otimizar o vídeo promocional teria o menor impacto direto em comparação com os outros elementos listados.
Quanto do tráfego na página inicial é proveniente da pesquisa no Google, em comparação com a pesquisa na Udemy? Devemos identificar palavras-chave que sejam populares não só na Udemy, mas também no Google?
Cada página inicial do curso é diferente, pois depende da sua proeminência na Udemy em comparação com o Google, em relação aos termos de pesquisa segmentados. Os usuários da Udemy são um subconjunto de usuários do Google, e uma boa redação pode beneficiar o desempenho em ambos os mecanismos de pesquisa. É sempre melhor ter muito conteúdo do que pouco, considerando que o conteúdo tenha alta qualidade.
É uma boa ideia repetir a mesma palavra-chave no título e no subtítulo, se for importante?
Existe um limite para a quantidade de vezes que você deve repetir a mesma palavra-chave. Como regra geral, evite exagerar nas palavras-chave de maneira incômoda. Ofereça o máximo de contexto relacionado e incorpore palavras-chave de forma natural.
Por exemplo, "Python" pode aparecer várias vezes na página. Desde que o conteúdo flua naturalmente, é bom tentar incorporar as palavras-chave relevantes. É interessante ser consistente na redação em relação à palavra-chave que se relaciona e complementa o "tema" principal.
Quais são os erros mais comuns que você vê nas páginas iniciais dos cursos?
Geralmente, os instrutores tendem a não investir o suficiente na criação de conteúdo nas páginas iniciais dos cursos (CLP). O conteúdo é importante para os mecanismos de pesquisa que estão tentando entender o contexto e o valor da página, e para alunos em potencial que estão acessando a página e tentando avaliar se esse é o curso ideal para eles.
Mais especificamente, os erros mais comuns incluem:
- Ter um título que não tem as palavras-chave certas ou que não comunica o valor que o aluno está procurando. O título não é atrativo o suficiente para receber um clique, em comparação com as alternativas.
- Não aproveitar os títulos das aulas como uma oportunidade para aumentar a relevância da página. Por exemplo, usar apenas "introdução" em um vídeo de introdução é uma oportunidade perdida: é melhor adicionar mais descrições.
- Da mesma forma, oferecer detalhes limitados aos usuários na descrição da página inicial do curso é uma oportunidade perdida, não apenas para mostrar aos mecanismos de pesquisa que a CLP fornece informações detalhadas e de alta qualidade sobre um determinado tema, mas também para envolver e criar confiança com os usuários.
Esperamos que isso ajude vocês a otimizarem as páginas iniciais dos seus cursos! Avisem-nos se tiverem outras dúvidas abaixo.
em 08-23-2019 03:34 AM
ótimas dicas! obrigada @RafaelN
em 08-26-2019 07:08 PM
Obrigado pelas dicas!
acredito que depois de ler esse artigo vou conseguir melhorar minhas tecnicas de SEO nas páginas dos meus cursos.
Utilizador | Contagem de curtidas |
---|---|
32 | |
22 | |
13 | |
11 | |
11 |
Ops, parece que você não é um instrutor registrado da Udemy. Quer se tornar um? Adoraríamos receber você!
Torne-se um instrutor Já é um instrutor? Acesse
Você poderá entrar no Clube do instrutor depois de publicar seu primeiro curso. Enquanto isso, você encontrará toda a ajuda e dicas de que precisa no Studio U em Português.