Proteção pirataria = Logotipo Udemy + Marca d'água Nome Usuário [SUGESTÃO]

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Proteção pirataria = Logotipo Udemy + Marca d'água Nome Usuário [SUGESTÃO]

Eu sei que a Udemy adiciona o logotipo deles como marca d'água em nossos vídeos enviados. Obrigado pelos esforços.

 

A minha sugestão é adicionar o nome de usuário (de quem comprou o curso), em um dos cantos como marca d'água no vídeo também.

 

Com esta ação os esforços serão para rastrear a origem da pirataria (raiz), ao invés de desperdiçar tempo valioso, recursos tecnológicos e esforços de equipe para extinguir “pequenos incêndios”, que apenas removem os links dos buscadores, mas não derrubam os sites falsos.


Instrutores, qual a opinião de vocês?

17 RESPOSTAS 17
DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Boas ideias. Seria ótimo termos mais proteção do nosso conteúdo!

Ótima ideia! seria similar ao que já fazem na Hotmart com o nome do email nos e-books de quem comprou.

Porém para vídeos, teriam que gerar isso antes do streaming dos vídeos. E o que se percebe, não sei ao certo... mas acho que a Udemy deve colocar a marca d'água nos vídeos quando convertem os mesmos após o Upload e análise de conteúdo que enviamos.

 

Todavia, seria uma proteção bem melhor do que já fazem no momento para combater essa pirataria de cursos.

 

Falow!!!

A adição da marca d'agua da Udemy ocorre após o upload do vídeo na plataforma.

A primeira vista a ideia parece boa, mas normalmente quem pirateia os cursos possui conta fake, então, não acho que isso vá mudar alguma coisa.

Qualquer usuário pode criar quantas contas quiser com e-mails diferentes e nomes diferentes. Assim, se tiver um nome falso como marca d'água não vai mudar muita coisa, o cara só vai perder a conta e depois ter o trabalho de criar outra.

Outro ponto, existem aplicações que pirateiam os cursos sem precisa executa-los na tela, nesse caso, acho que a marca d'água não teria qualquer efeito já que é adicionada durante a reprodução do vídeo. É como fazer o download de um vídeo no youtube, a marca d'água e propagandas não vem junto com o arquivo baixado. 

Para isso funcionar, a Udemy teria que validar o usuário de alguma forma, por exemplo, cobrando na criação da conta um documento como o CPF. Mas mesmo o CPF é possível usar um falso, tem geradores de CPF na internet que geram CPFs validos.

 

Colocação ótima, Márcio. 

 

Eu lembro de uma analogia sobre a importância da proteção do dado, na segurança da informação.

 

"Se um ladrão vai roubar um carro, ele vai escolher o que está com a janela aberta ou o que está com a tranca no volante? A maior probabilidade é escolher o mais vulnerável (com a janela aberta)."

 

Se o malfeitor irá gastar tempo criando outra conta, significa que dificultamos o processo e atuamos na raiz do problema, fechando a conta dele na Udemy.

 

Agora, se iremos apenas ficar aguardando o Link Buster da Udemy, remover os links dos buscadores (porque é só isso que eles fazem), a conta do malfeitor continuará existindo na Udemy de forma anônima e continuará prejudicando os instrutores.

Eu acho valida a ideia e seria interessante se ela fosse aceita. Eu já tinha pensado nisso uma vez. Tirei essa ideia de um livro que comprei na editora Casa do Código, onde todas as páginas vieram com meu nome impresso no rodapé. 

Mas em seguida me veio essa questão das contas falsas, pq na época estávamos em uma discussão ferrenha sobre os reembolsos em alta quantidade. 

Um exemplo do que aconteceu comigo naquele momento. Tinha um usuário Fulanodetal001 e outro Fulanodetal002 com reembolsos aprovados várias vezes em meus cursos. Ou seja, era a mesma pessoa, apenas com contas diferentes. E nos meses seguintes cheguei a vê-lo com o final 005 e 009. Contas falsas usadas para piratear os cursos com certeza. E o pior, copiam o curso e ainda pedem o reembolso. 

 

Acho você que tem razão em dizer que dificultar a ação dos caras é um passo importante, mas criar um e-mail novo e uma conta nova na Udemy é fácil demais. Isso pode impedir o "criminoso" em um primeiro momento apenas. Mas quem perde tempo pirateando não vai se importar em criar uma conta nova. Se tivesse um verificação do usuário, comprovando que o Fulano de Tal é realmente o Fulano de Tal, a marca d'água cairia como uma luva. Mas enquanto não tiver isso, não acho que vai mudar muita coisa.

 

E como eu disse no comentário anterior, já relatamos, aqui na comunidade,  sobre programas disponíveis gratuitamente para baixar cursos da Udemy. Inclusive tinha um vídeo no Youtube, que reportamos aqui na comunidade na época, ensinando como usar um desses programas. Os programas estavam disponíveis lá no Github. Com esses programas, acho que a marca d'agua se torna inútil porque ela será gerada em tempo de execução do vídeo e por isso no download ela não apareceria. 

 

A Udemy tinha que criar um sistema 100% seguro que impedisse o download do vídeos. E como não tem um sistema de verificação de contas, deveria criar uma forma de impedir a captura de telas.

Uma vez eu fui fazer uma prova online em uma empresa americana. Para o site, onde eu iria realizar a prova liberasse o acesso, eu precisei instalar um pequeno software na minha máquina. O objetivo dele era analisar se tinha em execução algum software de captura dela, para que a prova não fosse gravada. Algo assim, acho que seria interessante para Udemy. Mas é algo que não vejo acontecendo. 

@Marcio Proibir a captura dos vídeos como você disse, realmente é impossível ou bem custoso para implementar, as próprias séries e filmes da Netflix, Amazon e Disney+ saem constantemente em sites de Pirataria, mostra o quão avançadas e eficazes são as ferramentas de captura de streaming de vídeo...A não ser que no PC ou MAC, o curso rodasse em um aplicativo próprio da Udemy (Na programação, poderia validar como sensor eventos do tipo OnFocus), e não diretamente no navegador...A pessoa poderia copiar gravando direto da câmera, mas daria mais trabalho em fazer isso do que apenas capturando via software... E isso é algo que vai contra a proposta que a Udemy tem de qualquer pessoa poder estudar em qualquer lugar com qualquer dispositivo com internet.

 

A proteção como @EduardoLara citou poderia sim, estar nos vídeos como nome, email e o numero do documento de identificação do aluno, que no caso poderia ser um RG ou CNH.

 

Mas para dar certo, a Udemy teria que implementar para ativação da conta no cadastro, a exigência do envio da cópia de tal documento com foto.

 

Esse é o mesmo sistema que Sites de Banco digital, Corretoras, Remessa online e sites de criptomoedas tem adotado. E muitos desses sites, te obrigam a tirar uma Self com RG frente a câmera para validação.

Claro, isso teria um impacto enorme para atrair ou afugentar alunos, mas ao mesmo tempo, separa aqueles que realmente estão entrando para estudar algum curso, daqueles que estão para copiar cursos.

 

Mas é bem provável que a Udemy não adote tais medidas, antes de resolver o problema do trafego baixo no site...se resolver!

 

Falow!!!

Essa questão de pirataria realmente não é fácil combater, ainda mais se o produto é pirateado por meio da conta onde o usuário não é verificado. 

 

Verdade Márcio, concordo. Pirataria nunca será vencida. Mas tem como diminuir e é essa bandeira que estou levantando.

 

Agora é o nosso momento de pedirmos essa característica no e-mail: instructorsupport@udemy.com (escreve simples e em Português mesmo)

 

Precisamos de volume de instrutores solicitando.

Giuliana C
Community Moderator
Community Moderator

Oi @EduardoLara! Tudo bem?

 

Muito obrigada por essa sugestão e obrigada a todos os instrutores que comentaram e contribuíram para a conversa.

 

Sempre que tiverem um feedback ou sugestão de melhoria, é importante que além de ser comentado aqui, também seja enviado para instructorsupport@udemy.com, possuímos um time que cuida dessas features e sempre é encaminhado para que eles possam analisar a sua sugestão, assim é garantido que as pessoas responsáveis por essas melhorias possam te ouvir diretamente e trabalhar a sua ideia.

 

Ficamos sempre à disposição, abraços!


Giuliana - Udemy International Community Team

Olá @Marcio @Adriano-NayvosCursos @DaniloMota , vou pedir para vocês também escreverem (com as suas palavras), para o e-mail instructorsupport@udemy.com , pedindo a inclusão da marca d’água do username nos vídeos. (E-mail simples)

 

E se você está lendo isso é também quer proteger o seu conteúdo com essa característica, escreva também pedindo isso.

Sim, pode deixar que vc apoiar essa ideia da marca d'agua.  Vou escrever um e-mail e enviar ao suporte.

Enviei o seguinte email para: instructorsupport@udemy.com

Assunto: [SUGESTÃO] Marca d'água adicional com Nome e Email do Usuário nos cursos

 


Olá, Prezado Suporte da Udemy, Boa tarde!

Venho por meio deste email, sugerir uma medida de proteção para dificultar a pirataria de nossos cursos na plataforma, conforme o que está sendo observado neste tópico da comunidade de instrutores.

https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Prote%C3%A7%C3%A3o-pirataria-Logotipo-Udemy-Marca-d-%C...
 
Reforço o pedido, se caso seja possível, de incluírem uma Marca d'água adicional com o Nome e Email do Usuário que adquiriu o curso, em sua própria visualização de streaming do curso, para assim alertar ou dificultar a cópia de nossos cursos e impedir de assim venderem em sites piratas de conteúdo de vídeo.

Essa medida além de desencorajar a pirataria, seria um modo também de rastrear mais facilmente as contas que fazem isso, e bani-las do Sistema da Udemy
 
Desde já, Muito obrigado pela atenção!
 
Atenciosamente,
Adriano de Souza - Nayvos Media Cursos.

 

Falow!!!

Oi @EduardoLara , depois de enviar o e-mail com a sugestão da marca d'água, hoje recebe a seguinte resposta:

suporte.JPG

 

 Recebi resposta semelhante

 


Olá Adriano,

Muito obrigado por dedicar um tempo para compartilhar isto conosco. Nós realmente valorizamos todo o feedback que recebemos de nossos instrutores e concordo que isso seria uma adição benéfica à plataforma e uma medida de proteção para os cursos de todos os instrutores.

Atualmente, esse recurso não está sendo desenvolvido por nossa equipe de produtos. Compartilhamos todas as sugestões que recebemos com nossa equipe de produtos, para consideração em futuras melhorias do site.

Agradecemos novamente por compartilhar seus comentários aqui. Informe-nos se tiver outras dúvidas ou preocupações.

Um abraço,
Carlos

 

 

Falow!!!

Recebi uma (resposta) mais padrão ainda:

 

resposta-udemy-marca-dagua.png

Nem para encaminhar a sugestão. Já descartaram logo que receberam. (risos)

 

Mas pessoal, não desistam! Se você deseja que essa implantação seja aplicada e melhorar a segurança do nosso conteúdo, escreva para a Udemy pedindo para inserir o username de quem comprou o curso, como marca d'agua nos vídeos.

😊 👍🏻 

O suporte da Udemy parece atendimento do tipo SAC. Você tem que ter sorte de a pessoa que abriu seu e-mail esteja disposta a ler, entender e dar seguimento. Já enviei vários e-mails ao suporte que foram respondidos com resposta prontas, estilo, copia e cola. Parece preguiça de ler o conteúdo do e-mail.

Negócio é reenviar. 

 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas