🎓 Publiquei mais cursos para ganhar menos?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

🎓 Publiquei mais cursos para ganhar menos?

Fala instrutores ✌🏼

 

Também acontece com vocês?

 

Eu sei que não acontece com todos (pelo menos não na mesma proporção), mas mesmo publicando mais cursos na Udemy, sua receita não aumenta como esperado?

 

Já vi várias e várias vezes esse comentário aqui nas discussões da comunidade. Então pensei que valeria a pena discutir sobre isso.

 

Pois bem, pensando a respeito, cheguei em algumas possíveis causas para esse "fenômeno" (os "?" significam que estou perguntando se você concorda ou não com essa causa).

 

Saturação do Mercado? A Udemy é uma plataforma incrível, com muitos cursos sobre os mais variados assuntos. Mas, você já pensou que, com tantas opções disponíveis, seu curso pode estar competindo por atenção em um mercado cada vez mais saturado? Isso pode significar uma fatia menor do "bolo" para cada instrutor. Com saturação não quero dizer esgotamento, mas com um mercado mais concorrido, onde cada sacada pode espremer uma % a mais de conversão.

 

Atualização de Conteúdo? Os cursos que você oferece ainda são relevantes? Com o avanço rápido da tecnologia e das práticas de mercado, cursos que foram populares há um ou dois anos podem já não ser tão atraentes. Já percebi isso em alguns cursos meus. Quando lancei o curso sobre uma determinada ferramenta, ela era a mais top do momento... mas não é mais hoje.

 

Estratégias de Marketing? Como estão suas estratégias de promoção? Não promoções fora da Udemy, mas dentro da própria plataforma, principalmente com os anuncios educacionais e promocionais. (Eu sei que anúncio educacional não é para promover, mas quando você o usa acaba promovendo e aumentando o engajamento dos cursos sim)

 

Feedback dos Alunos? O feedback dos alunos é uma mina de ouro, mas que eu acabei abandonando. No início eu cuidava muito mais das avaliações, respondia a cada uma delas, positivas ou negativas. Mas por conta das várias avaliações sem noção, acabei "cansando" e deixei de lado. Mas lembro que já usei muitas avaliações para atualizar e corrigir aulas. 

 

Nicho de Mercado? Você está oferecendo cursos em um nicho muito disputado ou muito amplo? Às vezes, focar em um nicho mais específico pode ajudar a atrair um público mais direcionado e engajado. Quando comecei, tinha um curso em uma categoria com apenas outros 3 cursos, mas hoje são 436 concorrentes.

 

O interesse em ser um Instrutor Udemy? Quem está a mais tempo por aqui vai entender o que eu quero dizer com isso. Eu tinha um baita orgulho de ser instrutor da Udemy. Literalmente vestia a camisa (cheguei a ganhar duas camisetas). Mas com o desenrolar das "novidades" que a Udemy implantava, esse brilho foi diminuindo. Acho que isso foi o que mais impactou.

 

Mas diz aí, você já pensou sobre esses aspectos?

 

Percebe outras causas que podem estar influenciando a estagnação da receita na Udemy (ou melhor, na receita dos instrutores)?

3 RESPOSTAS 3
PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Olá Ismar,

 

Vou dar minha visão considerando os tópicos:

 

Saturação do Mercado?

É parte do problema, mas não é o problema. Por exemplo, para o 3ds Max, eu sou o instrutor com cursos sempre no top 5. E faz muitos anos. Mas eu recebo agora, uma fração do que recebia no passado. Qual o motivo? Desinteresse pelo assunto pelo público, na minha opinião. 3D continua quente, mas com menor investimento em propaganda, vejo cada vez menos pessoas efetivamente comprando.

Outro exemplo, Photoshop, pelas métricas da Udemy, rendia 2000 Dólares faz uns 3 anos atrás (ou mais). Acho que agora, a receita indicada é em torno de 600 Dólares. Photoshop deixou de ser interessante? Não! Muita gente ainda quer aprender. Photoshop é o líder na área. Então o que aconteceu? Creio que investimento menor de marketing, me baseando nos números da Udemy.

 

Atualização de Conteúdo?

Meio que eu respondi no anterior.

 

Estratégias de Marketing?

Eu sempre faço promoções dentro da Udemy e sim, dá retorno. É um retorno que varia de 5% a 20% (lançamento de curso novo), mas eu sempre uso e sempre deu retorno. Aqui eu acredito que nada mudou.

 

Feedback dos alunos?

Aqui está o ouro para mim, depois do marketing que a Udemy fazia. Alunos que gostam de vc compartilham seus cupons com amigos (se vc pedir). Eu acho que faço um trabalho bom, mas quero ter mais tempo para fazer um trabalho impecável.

 

Nicho de Mercado?

Aqui, no Marketplace, o problema é grande. Se você não estiver no top 5, não vai receber muito, salvo casos raros. Mas isso muda de figura no sistema de assinatura. O sistema de assinatura, na minha opinião, vai ajudar demais os instrutores onde um tópico é dominado por um instrutor faz anos. A assinatura oferece possibilidades de ganho mais equilibradas para todos e, se a udemy implementar busca dentro de videos, faz ajudar demais a melhorar a receita média dos instrutores que pensarem no seu conteúdo considerando busca interna.

 

O interesse em ser um Instrutor Udemy?

Eu continuo amando ser instrutor na Udemy. Eu não fui um dos instrutores que deu sorte em um nicho logo no início e até hoje é "dono" daquele nicho. Ou seja, sempre suei para crescer. Eu gosto do jogo. Gosto de criar cursos, lançar cursos, gosto de todo processo. É claro que não gosto das mudanças que causaram queda de receita, mas continuo crescendo, às custas de muitos fins de semana trabalhando. No passado a Udemy promovia a ideia de que qualquer um pode ser instrutor, e isso ainda é verdade, mas nem todo  mundo consegue ser instrutor de sucesso pois não é mais como era no passado, onde bastava lançar um curso e a equipe de marketing da Udemy fazia a mágica acontecer. O jogo é muito diferente agora e acho que ganham todos com isso. Cursos com mais qualidade, instrutores com mais pé no chão e acredito que até uma redução no gradual do número de cursos em nichos concorridos.

 

Espero ter ajudado!

 

Abraços!

Acontece comigo. É um coisa que já citei algumas vezes aqui na comunidade. Parece sempre que eu publico um novo curso é para manter a receita na média anterior a essa publicação. Eu espero um aumento na receita, mas fica sempre naquele mesmo nível. O novo curso vende bem, mas por algum motivo os cursos anteriores tem uma queda nas vendas, mesmo com tópicos diferentes. 

@IsmarSouza Interessante esse tópico, pois vejo muitos instrutores dizendo que isso acontecer, mas sinceramente nunca parei pra fazer uma analise muito aprofundada sobre o tema, mas vou tentar contribuir de alguma forma.

 

No ano passado eu tinha 17 cursos, e fechei o ano com 25, esse ano estou com 42, 35 nesse perfil e mais 7 em inglês em outro perfil, inclusive foi ano passado que peguei firme na Udemy lancei novos cursos muito por ver o @PauloAndrade me incentivou a focar aqui.

 

Não vi esse efeito de queda nas vendas de um curso por conta de ter lançado outro, ali no na época da mudança do apocalipse  todo mundo teve uma queda, mas alguns cresceram.

 

Vamos aos tópicos...

 

Saturação de Mercado: Isso pode influenciar principalmente no inicio do curso, pq o seu curso novato vai ser menos escolhido quando tiver do lado dos veteranos cheios de avaliações, então pode demorar mais para ele engatar, eu tenho cursos que começaram a vender mais de um ano depois de lançado conforme ia tendo migalhinhas de avaliações.

 

Tem um curso especifico que meu é praticamente o único, eu nem ligava muito pra ele mais dois Youtubers famosos ai tretaram e um processou o outro por causa do tema,  e meu curso vendeu bem mais ainda foi meu primeiro e único a entrar no UB

 

Atualização de conteúdo: Eu pessoalmente acredito que valha a pena, nesse momento estou fazendo atualização de todos os meus cursos, pausei a produção de novos e vou ficar alguns meses atualizando, melhorando as copys de vendas, já melhorei o SEO das paginas. 

 

Estratégias de marketing: Eu vivo 100% da internet e divido meu tempo em alguns projetos, redes sociais, youtube e a Udemy, que passei me focar nela legal mesmo no ano passada, mas a udemy eu acabou divulgando mais dentro da Udemy mesmo, e maior fonte de vendas de cupons são os e-mails promocionais, onde passei tbm a dar uma atenção maior na escrita deles.

 

Feedback dos alunos: Faz toda a diferença inclusive acho que forma que Udemy calcula as médias não é muito justas ela força a mão pra abaixo, fiquei chateado pq pela primeira esse ano, eu tive curso ficando abaixo de 4.0 na verdade 2 cursos, e pra recuperar é suado.

 

Nichos de Mercado: Aqui é complicado, pq tem nichos que não vendem aqui, ou vendem muito pouco e não tem muito o que fazer pq demanda dele não esta na udemy, tem nichos que vendem muito mais, meu primeiro curso aqui foi de Hipnose começou fazendo uma média de 40 dolares por mês e quase sempre ele ficou com selo de melhor avaliado, modéstia parte ele muito bom.

 

Interesse em ser um Instrutor:  A Udemy para mim era uma plataforma legal que dava um dinheirinho e eu interagia aqui na comunidade, mas meu interesse nela aumentou bastante no ano passado e eu comecei a dedicar mais esforço nela, e valeu a pena, tanto lançar novos cursos quanto atualizar conteúdos antigos.

 

Acho que assim de improviso e puxando da memória é isso que eu tenho para contribuir com o tema. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas