Quais seus planos para 2022 na Udemy?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Quais seus planos para 2022 na Udemy?

Fala galera ✌🏼

 

Estou na Udemy desde abril de 2016. Já acompanhei muitos altos e baixos, e apesar de todos os descontentamentos, decepções, frustrações e bolas foras da plataforma, sigo com meus cursos rendendo alguma coisa todos os meses.

 

Para ser justo, há mais de 5 anos a Udemy é responsável por uma parte significativa da minha renda mensal. E isso pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista.

 

A real é que quando comecei, eu e vários colegas aqui "surfamos" na onda grande da Udemy. Éramos vacas gordas no pasto. Mas o pastor ordenhou demais sem dar muita coisa em troca. As vacas acabaram ficando magras. No entanto, mesmo muito triste com várias das mudanças que acompanhei nesse tempo, sempre acreditei na plataforma.

 

Mas desabafos a parte, estou trabalhando em alguns novos cursos que quero publicar na Udemy este ano. O próximo será lançado em março. Daí em diante quero publicar mais um curso por mês até o final do ano.

 

Então queria saber de vocês, o que (ou se) estão planejando alguma coisa para esse ano referente a novos cursos, estratégias ou mudanças.

6 RESPOSTAS 6

Boa tarde amigo, estou aqui desde março de 2019, de fato a plataforma mudou meu jogo na internet e foi ao longo de 2020 e parte de 2021 minha maior fonte de renda.

 

Mas outra parte se 2021, pareceu que a plataforma estava tomando ações para nos boicotar, isso foi muito frustrante, me fez perceber que precisava diversificar e assim eu fiz, divulgando meu melhor produto nas redes e outra plataforma.

 

Mas mesmo assim a Udemy foi o que me motivou foi onde tive não apenas retorno de trabalho que vinhe martelando a tempos, mas um retorno recorrente.

 

Hoje apesar dos apesares não tenho planos de abandonar a plataforma e sim estou lançando mais um curso aqui nos próximos dias e tenho projetos para lançar outros nesse ano!

 

Quero fazer com que plataforma tenha mais importancia nos meus projetos! 

Eu era para ter lançado um novo curso em 2021, mas não o fiz por conta das mudanças na plataforma.

Esse ano ainda estou em duvida se lançarei novos cursos por aqui. Não estou gostando da alteração no percentual de receitas. Acho que a atual divisão está desvalorizando demais nosso esforço e tempo. E esse ano vem outra alteração, o plano por assinatura, que nos irá remunerar pelo tempo de vídeo consumido e não por inscrição. Isso me deixa mais em duvida sobre a plataforma.

@Marcio e @SansaoSeara entendo o posicionamento de vocês. Com as constantes mudanças das políticas de divisão de receita fica complicado mesmo investir muito tempo e trabalho. No entanto, pode ser uma boa ideia trabalhar utilizando a Udemy como uma vitrine para se apresentar ao público que vem pela plataforma.

Sobre o plano por assinatura, acredito que a Udemy vai se tornar parecida com a Amazon. Tenho quase uma centena de livros na Amazon KDP, e mesmo que lá eles tenham o plano de assinatura do Kindle Unlimited, 70% dos royalties vem das vendas e não das leituras de assinatura.

Acredito que a Udemy vai tentar adicionar essa opção à plataforma mais como uma forma de ampliar as possibilidades de ganho.

Vamos torcer pelo melhor.

@IsmarSouza , o maior problema que vejo na Udemy é a falta de segurança naquilo que está escrito. Eu entrei aqui em 2018 e desde então foram várias alterações e nenhuma delas foi realizada com base na opinião ou consulta aos instrutores. Nós apenas somos avisados que terá a mudança e quando ela vai acontecer. 

 

Qual garantia eu tenho que em 2022 ou 2023 ... a Udemy não vai pegar mais 15% da receita gerada pelos meus cursos com a desculpa que vai investir em marketing. Marketing esse não vemos retorno na venda de nossos cursos. Ou seja, vc perde a receita e perde o alcance. Vc exatamente isso que aconteceu com a grande maioria dos instrutores entre 2020 e 2021. 

 

Vc entra em uma plataforma com certas diretrizes elas vão se alterando pelo bel prazer da plataforma e sem qualquer chance de vc opinar.  Isso não gera um relacionamento saudável. 

@Marcio você tem razão. E o pior é que gato escaldado fica com medo de água fria...

No meu caso, infelizmente, tenho começado a encarar a udemy como uma espécie de YouTube, entende?

Tenho meu canal lá, e estou iniciando outro. No começo, de certa forma, criamos conteúdo de graça por lá, até (e se) o canal ser monetizado. Nesse meio tempo que pode ser de 6 a 12 meses, o trabalho com a criação de vídeo não é recompensada DIRETAMENTE pelo YT. Mas daí você pode utilizar o canal para indicar produtos e serviços.

Na Udemy, seguindo uma estratégia semelhante, penso em criar cursos práticos, focados em problemas específicos, de forma que consiga um retorno direto pela venda dos cursos, enquanto promovo meus outros produtos e serviços.

Foi-se o tempo no qual podíamos encarar os cursos como "um fim" na Udemy. Hoje vejo a plataforma mais como uma estratégia de marketing.

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ismar, bom você levantar esse assunto. Eu pretendo lançar um curso com outro perfil e direcioná-lo ao Udemy for Business, já que eles vão exigir exclusividade. Os cursos que tenho hoje eu compartilho com outra plataforma.

Minha insatisfação maior é que a Udemy diminuiu muito o investimento em anúncios. Isso é pior do que a mudança no percentual pago. Se olharmos o painel que mostra o tráfego na página de vendas, notamos que o investimento da Udemy em mídia foi diminuindo e não retomou. Então, quanto menos gente chegando na página de vendas, os resultados são pífios. 

Eu estou investindo num curso na Hotmart, mas com a estratégia de perpétuo. Estou criando uma espécie de comunidade, assim como a Leila Ostoyke, que é instrutora aqui da Udemy fez.

Vamos em frente!!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas