Qual é a carga horária ideal para um curso online?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Bella
Community Manager
Community Manager

Qual é a carga horária ideal para um curso online?

Ir para a Solução

Ei, comunidade de instrutores!

 

O tempo sempre foi um assunto complicado ao criar cursos online. Às vezes, seus cursos podem durar uma hora para um assunto específico ou várias horas para os cursos que cobrem uma ampla gama de tópicos. É difícil encontrar a duração ideal.

 

Com isso, temos uma pergunta para todos os instrutores com cursos publicados por aí!

 

Qual é a melhor duração para seus cursos online e por quê?

 

Compartilhe suas respostas na seção de comentários abaixo!

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Faço das palavras do Mestre @LALC , as minhas. É muito variável a resposta pra esse tema.

Tenho cursos com 23 horas e tenho cursos com 07 horas e em ambos os casos recebo feedback positivo e negativo quanto a carga horária.

 

Existem aqueles que não curtem o curso longo, pois, querem algo pra ontem e sabemos que não é assim, bom pelo menos eu penso assim, não sei os colegas.

 

Mas existem aqueles que querem se aperfeiçoar e não deixam escapar um ponto.

 

Abraços, 

 

Edu Yto

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7
LALC
Peregrino Peregrino
Peregrino

Ir para a Solução

Olá Bella e colegas instrutores!

Entendo que a duração ideal de um curso varia muito, dependendo da amplitude do tema, dos seus objetivos e também do propósito do aluno.

Por exemplo: tenho 1 curso publicado de 2,5 horas sobre um assunto bem específico com aplicação prática e recebi sugestões de melhoria para ampliá-lo para 4 horas, pois seria mais conveniente no currículo dos participantes à vista das organizações. Ao mesmo tempo recebi vários feedbacks positivos sobre a objetividade do curso e sua imediata aplicação.

Acabei por decidir pela ampliação da duração do curso em 1,5 hora sem perda da objetividade: desafio que estou enfrentando agora.

Além disso tem a questão da duração das aulas idealmente enxutas, que influem diretamente na duração dos cursos.

Espero ter contribuído com o debate 🙂

 

 

 

Ir para a Solução

Faço das palavras do Mestre @LALC , as minhas. É muito variável a resposta pra esse tema.

Tenho cursos com 23 horas e tenho cursos com 07 horas e em ambos os casos recebo feedback positivo e negativo quanto a carga horária.

 

Existem aqueles que não curtem o curso longo, pois, querem algo pra ontem e sabemos que não é assim, bom pelo menos eu penso assim, não sei os colegas.

 

Mas existem aqueles que querem se aperfeiçoar e não deixam escapar um ponto.

 

Abraços, 

 

Edu Yto

Ir para a Solução

Concordo com os gestores acima. Porém, a tendência é diminuição da carga horária. 

Semana passada estive com o pessoal do Spotify e me disseram que os jovens estão ouvindo cada vez mais músicas em 2x.

Os alunos querem cursos "fins", eles não compram mais conhecimento e sim a solução imediata da dor.

É o chamado efeito TikTok. 

Ir para a Solução

Putz no momento atual eu não tenho me preocupado com a duração, só com o conteúdo, e no fim vai ter a duração que precisar ter.

 

Mas e um ponto a ser levado em conta sim, pretendo estudar mais a respeito...

Ir para a Solução

Muito Boa as ponderações dos colegas.

 

Vou dar minha opinião no contexto da udemy.

Pois assim como outros colegas, tenho cursos publicados de mais de 22h e cursos com menos de 3 horas. 

Na udemy vale mais a pena cursos curtos, resolvendo problemas específicos.

 

Na minha experiência os cursos de até 5h tem mais venda que cursos superiores a isso.

Mesmo que o assunto seja complexo demais e demande uma carga horária maior, é preferível dividi-lo em mais cursos.

 

Por exemplo: Em um curso completo de Marketing Digital onde aborde SEO e Redes Sociais.

É melhor dividir em 2 cursos.

 

Bom essa é a minha realidade e opinião pessoal. Abraços.

GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu percebo que o custo benefício de cursos curtos geralmente é melhor. Pois você não vai receber mais alunos só porque o curso é maior. Você só acaba tendo mais trabalho, a não ser que você seja referência na Udemy no tema e consiga competir com os grandes, aí sim. Ou então que tenha um nicho bastante específico. Meu curso mais curto tem 1 hora e 42 minutos e o mais longo tem 10h

GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu poderia dizer 'Depende', mas essa resposta seria muito clichê e não diria nada por si só. Acho que para cursos como os da Udemy, o ideal de quantidade de horas seria de 4 a 10 horas. Mas inevitavelmente em alguns cursos que necessitam de uma carga horária maior (cursos muito técnicos) ou menor (para usar uma ferramenta muito específica ou algum truque ou rotinas de produtividade por exwmplo)

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas