Qual é a melhor maneira de reduzir o ruído de fundo em seus vídeos?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Leonor C.
Community Moderator
Community Moderator

Qual é a melhor maneira de reduzir o ruído de fundo em seus vídeos?

Olá, comunidade de instrutores!

Todos começam com a configuração com a qual iniciam sua jornada de instrutor. Seu espaço de gravação pode consistir apenas em uma webcam e seu computador, ou pode ser um pouco mais robusto. Mas, à medida que você continua melhorando a qualidade de seus cursos e conteúdos, também estará melhorando vários aspectos de sua configuração!

 

Tenho certeza de que outras pessoas podem ter essa pergunta em mente ao começar.


Qual é a primeira atualização em sua configuração que você deve fazer como instrutor?

 

Sinta-se livre para postar suas respostas nos comentários abaixo!

7 RESPOSTAS 7
Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Eu ao longo destes anos troquei o microfone de lapela simples que eu utilizava por um sem fio com redução de ruído, o que já melhora muito a qualidade. Porém acho que o que mais ajudou foi utilizar a melhora de áudio na edição. Eu particularmente gosto muito de utilizar o Adobe Podcast para isso, é um passo a mais na edição, mas a qualidade fica muito boa com muito pouco esforço para alguém como eu que não sabe equalizar áudio etc.

Microfone, condensador ou de lapela p3 se for no celular.

 

Caso grave com computador pode usar um supressor de ruído no Obs Studio, e até um removedor de ruidos que tem no capcut para tirar na edição, ambos funcionando muito bem.

 

Quando grava não pega nem carro passando na rua, nem ventilador fica muito bom

Já tive enormes problemas com áudio, por isso hoje eu gravo com 3 opções: áudio do note, o gravador profissional com fio (estilo Podcast) e celular com microfone lapela.

Assim na hora de editar, vejo qual foi a melhor gravação. 

Dica 1. Use colchões e cobertores no chão e paredes (a melhora no aúdio é melhor que possa imaginar). Entretanto isto é para o eco, não para o ruído.

Dica 2. Para o ruído observe por onde entra ar - o som vem pelo ar. Portanto se a janela possui aberturas, furinhos... tampe-os. Inclusive existe fita adesiva que pode ser colocada para auxiliar a vedar o ar que vem das janelas e portas. 

Dica 3. Audacity após gravar. Ele ajuda a reduzir bem os ruídos e é gratuito. Tem vídeo no youtube ensinando a reduzir ruído por ele. Recomendo canal Crys Gringo.

Dica 4. Você está gravando e teve um ruído de uma moto? Grave novamente a parte que teve o ruído, melhorar a gravação é sempre melhor que tentar consertar na edição.

Dica 5. Lapela baratinho não adianta nada. Quando fui comprar o meu vi um de 30 reais e outro de 800 reais (da Shure). Fiz o investimento, comprei da Shure e não me arrependo. Me ajudou demais.

Dica 6. Para um som bem profissional.. Faça como o cinema, use a claquete (ou bata palma) e grave áudio separado da imagem e depois edite. O Microfone neste caso fica conectado a um equipamento de áudio específico, e não na câmera. Fica muito bom mas isto não garante que não terá ruídos, é só para ter áudio de muita qualidade mesmo.

PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Na minha mesa eu tenho um microfone dinâmico (Rode Podcaster). É um monstrinho pesado, mas que pega muito pouco ruído. De qualquer forma, sempre trato o áudio pois como este microfone é sensível a distância da boca, o tratamento resolve eventuais quedas no volume.

 

Uso espumas acústicas nas paredes, cortinas e tapedes grossos no chão.

 

Quando gravo vídeos, uso um microfone do tipo shotgun e um microfone de lapela de qualidade.

 

Som é a parte mais chata do trabalho.

Como meus videos são instruções de softwares de design gráfico, uso o Camtasia para gravar a sequência do exercício sem o áudio. Posteriormente gravo somenta a narração, lendo meu roteiro num microfone da marca Tomate. É de conexão tipo P2 que já gera um ruido característico (ssssssssss). Então depois aplico um filtro do próprio Camtasia para redução de ruído é bem simples, mas funciona. Abafa o ruído do P2 e externos da rua. Mesmo assim, isolar o ambiente ajuda e muito!

Na minha humilde opnião, independente do seu equipamento de gravação de audio ou microfone, por exemplo, se você grava com o audio da webcam, você pode utilizar o Adobe Podcast para tratar o audio de forma automática e simples, e substituir o audio pelo o original, ajuda muito. Mas como eu não quero ter todo esse trabalho, eu comprei um gravador Zoom H1N pois posso usar tanto direto no computador, como fazer gravações externas, poder viajar e gravar em qualquer lugar. Comprei também um lapela BOYA e posso conectar direto no gravador quando estou fazendo algum trabalho externo. A qualidade fica excelente.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas