Qual é a sua maior dificuldade na Criação de um Curso Online?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Qual é a sua maior dificuldade na Criação de um Curso Online?

Ir para a Solução

Fala pessoal, tudo bem?

 

Vejo muitas pessoas com dificuldades em várias esferas que giram em torno da criação do seu curso. Sabemos que não é uma tarefa fácil, exige compromisso, dedicação, esforço, dinheiro (investimento), renúncia de tempo de lazer, conhecimento técnico, etc e etc. 

 

Mas gostaria de ouvir de vocês, qual é a MAIOR dificuldade durante este processo –– vou listar abaixo alguns tópicos, mas fiquem a vontade para comentarem sobre, ok?

 

-> Criação do Esqueleto do Curso (módulos/aulas/recursos)

-> Identidade Visual (Slides, logo do curso, recursos, etc)

-> Gravação dos Vídeos

-> Edição dos Vídeos

-> Criação do Script de Fala (se você usa, é claro)

-> SEO do Curso (descrição, title, subtitle,)

-> Thumbnail do Curso (foto de capa do curso)
-> Anúncios Promocionais
-> Community Manager (gestão de comunidades online ––> como Grupos Fechados no Facebook)
-> E muitos outros temas...

 

Comente aqui abaixo qual foi ou qual é o seu MAIOR DESAFIO no processo de criação do seu curso e também, caso tenha obtido alguma solução, fale pra gente qual é.

 

Abraço, pessoal. Sucesso pra todos nós 🙂

1 SOLUÇÃO ACEITE
VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Oi Igor,

Realmente você tocou em vários pontos que podem ser considerados na criação de um curso.
Acho que talvez no princípio da plataforma, onde tinham-se poucos cursos, poderia-se preocupar apenas em criar o curso.

Mas hoje, com a concorrência, que é saudável, faz com que os instrutores tenham que se preocupar com questões que direcionam não apenas a qualidade do curso em si, mas com estratégias de divulgação, lançamento, conversão, etc.

 

Acredito que somando tudo que precisa ser feito, o trabalho realmente não é pouco. Pelo contrário, é necessário abdicar de alguns finais de semana para que o curso esteja bem redondinho para ser lançado.

 

Eu acredito que um bom planejamento é fundamental. Nisso inclui:

Pesquisa de mercado (análise dos concorrentes)

Pesquisa de mercado (análise das personas dos potenciais clientes)

Entender o objetivo do curso, a quem estará direcionado, e o que será buscado em termos de aprendizagem é fundamental.


Para isso é preciso mediar o questionamento "O que eu sei ensinar" com "Qual a necessidade de aprendizagem das pessoas". Entrecruzar esse olhar e observar o mercado é fundamental.

 

Claro que isso aqui não sintetiza todo o fluxo processual que pode ser seguido, sendo apenas algumas dicas.

 

Após fazer esse levantamento é preciso começar a definir conteúdos, possíveis módulos, possíveis aulas, nessa fase é importante uma pesquisa de conteúdo para visualizar o que deve conter de fato no curso. 

Assim, busca-se planejar a estrutura do curso, estabelecer possíveis aulas...

Pra mim, a parte mais trabalhosa, não que as outras não sejam, é justamente preparar as aulas. Pois é aqui que o curso vai tomar vida. Não é na hora de gravar. A hora de gravar e editar é algo que flui rápido com o tempo você pega a manhã.

A parte mais importante é planejar cuidadosamente cada aula, já antevendo possíveis dúvidas dos alunos, já trazendo o que é realmente necessário. E sobretudo trazendo conteúdo objetivo, prático e aplicado. Que o aluno saia do curso sabendo não apenas a teoria, mas sabendo criar, e aplicar o que foi ensinado. Para isso é muito interessante utilizar a abordagem de ensinar através de projetos.

Depois de bem planejado, gravar as aulas passa a ser diversão. Porque sabemos que tudo já está pronto, basta ligar o REC e se divertir. Editar pode ser um pouco cansativo, mas se você souber bem os macetes do programa, não leva tanto tempo quanto se imagina.

 

Após tudo gravado, então busca-se criar o vídeo promocional. Esse, junto com a página de vendas é a alma da conversão. Crie um video que encante, que convensa que a pessoa precisa daquele curso, caso contrário ela deixará para depois, e o depois na internet quase não existe mediante as infinitas alternativas que surgem.

 

Existem muitas coisas mais que poderiam ser acrescidas, lançar um curso para que ele seja bem sucedido não é simples, não é fácil, mas é extremamente gratificante.

Ver solução na publicação original

11 RESPOSTAS 11
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Ótimo tema para discussão Igor! Talvez o @VianaPatricio e a @Anonymous possam contribuir para essa conversa e assim também ajudar os novos instrutores da comunidade!


Rafael - International Community Team

Ir para a Solução

Excelente, Rafael. Obrigado pela indicação do @VianaPatricio e @Anonymous –– tenho certeza que eles nos ajudarão nisso, obrigado.

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Oi Igor,

Realmente você tocou em vários pontos que podem ser considerados na criação de um curso.
Acho que talvez no princípio da plataforma, onde tinham-se poucos cursos, poderia-se preocupar apenas em criar o curso.

Mas hoje, com a concorrência, que é saudável, faz com que os instrutores tenham que se preocupar com questões que direcionam não apenas a qualidade do curso em si, mas com estratégias de divulgação, lançamento, conversão, etc.

 

Acredito que somando tudo que precisa ser feito, o trabalho realmente não é pouco. Pelo contrário, é necessário abdicar de alguns finais de semana para que o curso esteja bem redondinho para ser lançado.

 

Eu acredito que um bom planejamento é fundamental. Nisso inclui:

Pesquisa de mercado (análise dos concorrentes)

Pesquisa de mercado (análise das personas dos potenciais clientes)

Entender o objetivo do curso, a quem estará direcionado, e o que será buscado em termos de aprendizagem é fundamental.


Para isso é preciso mediar o questionamento "O que eu sei ensinar" com "Qual a necessidade de aprendizagem das pessoas". Entrecruzar esse olhar e observar o mercado é fundamental.

 

Claro que isso aqui não sintetiza todo o fluxo processual que pode ser seguido, sendo apenas algumas dicas.

 

Após fazer esse levantamento é preciso começar a definir conteúdos, possíveis módulos, possíveis aulas, nessa fase é importante uma pesquisa de conteúdo para visualizar o que deve conter de fato no curso. 

Assim, busca-se planejar a estrutura do curso, estabelecer possíveis aulas...

Pra mim, a parte mais trabalhosa, não que as outras não sejam, é justamente preparar as aulas. Pois é aqui que o curso vai tomar vida. Não é na hora de gravar. A hora de gravar e editar é algo que flui rápido com o tempo você pega a manhã.

A parte mais importante é planejar cuidadosamente cada aula, já antevendo possíveis dúvidas dos alunos, já trazendo o que é realmente necessário. E sobretudo trazendo conteúdo objetivo, prático e aplicado. Que o aluno saia do curso sabendo não apenas a teoria, mas sabendo criar, e aplicar o que foi ensinado. Para isso é muito interessante utilizar a abordagem de ensinar através de projetos.

Depois de bem planejado, gravar as aulas passa a ser diversão. Porque sabemos que tudo já está pronto, basta ligar o REC e se divertir. Editar pode ser um pouco cansativo, mas se você souber bem os macetes do programa, não leva tanto tempo quanto se imagina.

 

Após tudo gravado, então busca-se criar o vídeo promocional. Esse, junto com a página de vendas é a alma da conversão. Crie um video que encante, que convensa que a pessoa precisa daquele curso, caso contrário ela deixará para depois, e o depois na internet quase não existe mediante as infinitas alternativas que surgem.

 

Existem muitas coisas mais que poderiam ser acrescidas, lançar um curso para que ele seja bem sucedido não é simples, não é fácil, mas é extremamente gratificante.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Eu desenvolvi um processo para a criação dos meus cursos que tem funcionado bem... contudo, neste momento, o que está realmente me faltando é vontade, sabe? 

Não é desânimo, longe disso!

É a simples vontade de "deixar rolar" sabe? 

(sei que não era essa a resposta esperada... mas é isso que tenho para dizer no momento 😉

 

Ir para a Solução

@Anonymous obrigado pela resposta 🙂

Sobre a criação de um processo, vejo como fundamental. Até mesmo para o Instrutor ter a sua "identidade" né?! Vejo como muito importante isso.

 

Agora, não desanima não, uai! Tenho vocês como minha referência aqui na Udemy, sempre me espelho nos grandes como referência –– mas também reconheço que nem sempre teremos essa disposição, né?! Faz parte. Mas não podemos deixar a peteca cair! Avante.

 

E mais uma vez, obrigado pela resposta 😄

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Obrigada @igorbotelho ! na verdade, não é desânimo, é mais preguicinha mesmo, sabe? 🙂 

Ir para a Solução

kkkkk entendo –– faz parte! São fases! Abraços, Leila.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

@igorbotelho vou reaproveitar essa tua pesquisa entre os meus alunos, tudo bem pra ti? Vou te dar os créditos, claro! 🙂 

Ir para a Solução

Fique a vontade, @Anonymous! Sinta-se em casa kkkk Abraçooo!

Ir para a Solução

Excelente, @VianaPatricio –– obrigado pela resposta 🙂

 

Estes pontos que você disse:

 

"Eu acredito que um bom planejamento é fundamental. Nisso inclui:

Pesquisa de mercado (análise dos concorrentes)

Pesquisa de mercado (análise das personas dos potenciais clientes)

Entender o objetivo do curso, a quem estará direcionado, e o que será buscado em termos de aprendizagem é fundamental."

 

São a base pra um bom curso, curti bastante. Você me levou a refletir bem sobre o cuidado no preparo das aulas –– esta entrega é fundamental para a percepção de valor que o aluno terá. E também, quando você disse sobre o "vídeo promocional" –– me despertou algo que eu não fiz. O meu curso tem obtido bons números, pelo menos se tratando do meu 1º curso na plataforma, e isso ainda se dá sem o "vídeo promocional", agora, imagina com o vídeo, isso poderia estar bem maior do que está –– obrigado por abrir meus olhos e pela contribuição.

 

Abs.

Ir para a Solução

O meu maior problema é foco kkk.  Agora estou fazendo um upgrade de equipamentos de vídeos e softwares de edição e isso tem sido um desafio também.

 

Abração e muito sucesso pra todos nós.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas