Qual duração ideal de um curso da udemy na sua opinião?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
DPIarq90
Pesquisador
Pesquisador

Qual duração ideal de um curso da udemy na sua opinião?

Ir para a Solução

Olá pessoal,

Vejo alguns cursos rápidos na plataforma  de 2 à 4 horas, ao mesmo tempo em que vejo outros extremamente extensos, alguns com mais de 100 horas... e todos pelo mesmo preço promocional (R$22,90).

Estou elaborando meu primeiro curso e optei por reduzir um dos módulos por uma questão estratégica. Me questiono qual entrega faria mais sentido para o formato de precificação da plataforma. Para mim parece mais lógico oferecer um material enxuto, com um foco determinado, porém com qualidade, em vez de um curso super completo abrangendo milhares de assuntos. Não sei vocês, mas eu como consumidor desconfiaria da qualidade de um curso muito abrangente ou então dito como "do zero ao avançado" oferecido por um preço extremamente baixo.

Para eu produzir um curso completo e de qualidade de um dos assuntos da minha área, levaria um tempo gigante e, sinceramente, não acho que faria sentido disponibilizá-lo aqui pelos preços promocionais.

Qual a visão de vocês sobre isso e qual acham ser a melhor estratégia de criação de conteúdo para essa plataforma?

 

Grato!

2 SOLUÇÕES ACEITES
GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu odeio essa resposta, porque não leva a nada, mas realmente depende. Depende do topico que se propõe, e do nível do curso. Mas eu não acho que 3 ou 4h seja curto, dependendo do curso. 

Ver solução na publicação original

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

DEVERIAMOS ESTABELECER UM PADRÃO, JÁ QUE A UDEMY NÃO DEFINE.

Ver solução na publicação original

9 RESPOSTAS 9
GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu odeio essa resposta, porque não leva a nada, mas realmente depende. Depende do topico que se propõe, e do nível do curso. Mas eu não acho que 3 ou 4h seja curto, dependendo do curso. 

Ir para a Solução

Cara depende do que vc está ensinando, curto e longo e relativo.

 

Uma boa métrica e vc pesquisar o seu tema e vê a quantidade de horas que está em média.

 

Se seu curso tem 2h, e os simulares estão com 6h e mais avaliações seu curso não será escolhido na maioria das vezes.

 

Vc pode dividir em 2 ou 3 cursos, mas reduzir o curso, faz sentido se vc tem uma versão mais completa em outro platafor,as reduzir só pq valor e baixo acho que não faz tanto sentido.

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

DEVERIAMOS ESTABELECER UM PADRÃO, JÁ QUE A UDEMY NÃO DEFINE.

Ir para a Solução

Eu prefiro cursos em torno de 10 horas, tanto como instrutor quanto como aluno. 

Ir para a Solução

@Marcio concordo contigo. Meus cursos giram em torno de 10 horas, salvo um menor que tenho. Eu não vou muito pela concorrência. Se pensar assum vamos ficar puxando sempre pra cima ao longo do tempo e isso é impraticável e uma desvalorização absurda do nosso trabalho para cursos de R$ 22,90.

 

Como aluno se o curso for muito extenso acho cansativo demais. Depois de 20 horas não ter o sentimento que concluí algo é bem ruim e desmotivante as vezes. Ainda mais online e em cursos livres, que dependendo do tema, pode ser extreamente cansativo.

 

 

Ir para a Solução

 Na minha opinião isso deve ser de acordo com a concorrência como o @SansaoSeara disse.

Se os cursos mais vendidos tem 10 horas o ideal é não ficar nem muito abaixo nem muito acima disso.

Mas não sei se compensa investir em um curso com muitas horas, é melhor diluir em outros cursos. Meus cursos ficam entre 10 a 15 horas com aulas de 5 a 15 minutos. 

Ir para a Solução

Acredito que você deve levar em conta 3 fatores principais na hora de determinar o tamanho do seu curso.

 

I) ele deve ser o suficiente para entregar aquilo que você promete. Eu por exemplo tenho cursos com mais de 37h e com 2h vendidos pela mesma faixa de preço, pois depende muito do que vc propõe a ensinar. Existem coisas que podem ser ensinadas mais rapidamente e outras que demoram mais tempo;

 

II) como os colegas acima falaram, é bom que o tamanho do seu curso esteja próximo do tamanho dos cursos concorrentes para não dar a impressão de que ele é simplista em comparação aos demais;

 

III) deve-se levar em conta a viabilidade econômica. Algumas vezes certo curso pode demandar muito tempo e as vezes não compensa fazer pq pode ser que a demanda por esse curso seja menor que o necessário para rentabilizar em um nível razoável e capaz de pagar todo o custo e esforço que você teve para produzí-lo.

Ir para a Solução

Como aluno, gosto de cursos mais enxutos, mais objetivos.

E isso reflete na minha criação como instrutor.

 

Sinceramente, até hoje não vi nenhum curso de 10 horas que não pudesse ser editado para pelo menos umas 7 horas ou até menos.

 

Eu sei que a grande maioria dos compradores atrelam duração com "valor". E isso gera demanda por cursos longos. Mas eu não vejo assim.

 

Não como regra, mas como orientação, gosto de considerar sempre uma frase atribuída a Voltaire: Escrevo-vos uma longa carta porque não tive tempo de a escrever breve.

 

Por mais contraintuitivo que possa parecer, objetividade demanda mais trabalho. Seja de planejamento, de gravação, de edição ou o que seja.

 

Isso não significa de forma alguma que o que cursos curtos são melhores, ou o que é longos sejam piores. Aqui é necessário um pouco de bom senso para não criar confusão com o que eu quero dizer.

 

Minha ideia é que você sempre pode "enxugar" algo do material sem prejudicar sua qualidade.

 

Outro ponto é que também prefiro cursos focados em um projeto ou conceito específico. Então prefiro dividir um curso em dois ou mais, em vez de um curso do iniciante ao avançado.

 

Aliás, isso me faz pensar em alguns pontos que gostaria de discutir com vocês instrutores. Mas vou fazer isso em outro tópico.

DPIarq90
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Pse, essa questão de que um curso mais focado, objetivo e enxuto demandar mais tempo realmente é real, pelo menos no meu caso. Tenho "perdido" bastante tempo na editação, removendo explicações repetidas ou irrelevantes, na tentativa de deixar o conteúdo mais dinâmico, e isso demanda elaboração de um bom roteiro (pelo menos pra mim que sou iniciante) e um perfeccionismo maior na edição. Eu poderia ter facilmente o dobro de duração das minhas aulas se não retirasse essas sobras de conteúdo, mas estou acreditando que  a maneira que estou trabalhando gerará um material de melhor qualidade. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas